Saiba o motivo de Alan Rickman ter permanecido no papel de Snape depois de descobrir um câncer

Já fizemos uma matéria sobre o Diário de Alan Rickman, com trechos datados de todos os anos nos quais ele permaneceu como Severo Snape. Mas, dentre suas passagens sobre seus relacionamentos com os colegas de elenco, sobre como o próprio se sentia com a fama, uma coisa nos chama muito a atenção. Os relatos são de 2000, á 2011. O ator que morreu de câncer em 2016, começou sua luta em 2005, quando foi diagnosticado com câncer. Porém, isso não o impediu de continuar as gravações de Harry Potter, o que foi decisão dele, mas por que?

Na coletânea de seu diário, no The Guardian, alguns trecho de Rickman falam de 2005 para cima, descrevem emocionalmente a sua luta, enquanto outros explicam para nos, o porque ele resistiu tanto para continuar as filmagens, e se importava muito com o projeto.

Ao longo de 2005, Rickman recebeu tratamento para uma forma agressiva de câncer de próstata. Foi decidido que a melhor opção era remover toda a próstata. E Rickman ia para ensaios e gravações, com muitas dores, e as vezes atordoado.

Veja também

Uma passagem de 2006 sobre suas dores, durante o tratamento descreve:

2006 5 de janeiro 5h Acordar.

5h45 Levado para o hospital.

6h Pré-operatório. Isso é como um set de filmagem. Nada parece real.

Não se lembrando de nada, mas com aquele analgésico no alto da sala de recuperação. Pessoas carinhosas e muito atenciosas.

Dessa forma, foi decisão do ator em continuar o seu trabalho, e até seu diário ser publicado, apenas tínhamos pensamentos vagos do porquê Rickman decidiu continuar até o ultimo filme. Agora sabemos que Rickman era muito apegado ao personagem, e um grande fã da dos livros, ele sempre estava um livros a frente dos filmes que estava agravando, e seu maior anseio era poder chegar ao final da vida de Snape, e dar a morte digna ao personagem. Ele estava agarrado a esse objetivo.

Assim, dentre os trechos que Rickman fala sobre seu desejo de ser a pessoa a ver o fim de seu personagem, aqui estão alguns:

30 de janeiro – 2006

“Finalmente, sim para HP 5. A sensação não é nem para cima nem para baixo. O argumento que vence é aquele que diz: “Veja até o fim. É a sua história.” – Harry Potter e a Ordem da Fênix lançou em julho de 2007.

27 de julho – 2007

… Terminei de ler o último livro de Harry Potter. Snape morre heroicamente, Potter o descreve para seus filhos como um dos homens mais corajosos que ele já conheceu e chama seu filho de Alvo Severo. Este foi um verdadeiro rito de passagem. Uma pequena informação de Jo Rowling sete anos atrás – Snape amava Lily – me deu um precipício para me agarrar.

7 de julho HP 7 PARTE 2. TUDO ACABA. – 2011

Para Trafalgar Square – que leva uma hora. Uma vez lá, tapetes vermelhos em todos os lugares. Uma tela, uma plataforma, um entrevistador e milhares gritando e cantando “Snape, Snape, Severus Snape…” O tapete serpenteia até Leicester Square para o filme às 20h. Achei perturbador assistir – tem que mudar de sistema no meio para contar a história de Snape e a câmera perde a concentração. Público, no entanto, muito feliz…

Eai? Ficou com vontade de ler mais? você pode encontrar todos os trechos aqui: Diários secretos do showbiz de Alan Rickman: o falecido ator em Harry Potter. Divirta-se! Mas antes, não esquece de nos seguir nas redes sociais!

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.