James Cameron, diretor de Avatar (2009), expressou preocupação recentemente pelo atraso entre a sequência de Avatar e o primeiro filme.
Em entrevista ao
Em entrevista ao New York Times, o cineasta disse: “Eu acho que poderia ter feito uma sequência (de Avatar) dois anos depois e bombar porque as pessoas não se identificaram com os personagens e com a direção do filme”.
Confira também:
Cameron continuou, “Eu penso assim: eu fiz uma sequência chamada Aliens sete anos após o primeiro filme. Foi muito bem recebido. Eu fiz uma sequência chamada O Exterminador do Futuro 2 sete anos após o primeiro. Fez mais bilheteria que o primeiro filme”.
Lançado originalmente em 2009, Avatar conta a história de Jake Sully, ex-fuzileiro naval paralítico em missão em Pandora: um astro semelhante à Lua habitado por uma raça alienígena, os Na’vi.
Além disso, Sully consegue voltar a andar graças ao avatar: um corpo geneticamente constituído e que assemelha-se aos nativos. É assim, também, que o ex-fuzileiro conhece e se apaixona por Neytiri, uma princesa de uma das tribos locais.
O diretor disse também que teve que pensar bastante se faria uma outra sequência, “Quando você faz algo tão grandioso e que foi transcendente em termos de sucesso, você quer mesmo tentar de novo? Tem muita pressão envolvida. Eu pensei bem por dois anos antes de fecharmos um acordo”.
Todavia, o presidente da 20th Century Studios, Steve Asbell, alegou que não há marketing melhor que o da Disney, “Eles farão um trabalho incrível reacendendo a paixão pelo filme original”, disse.
O sucesso de Avatar foi gigantesco. O filme rapidamente se tornou a maior bilheteria da história, superando Titanic (1997), também de James Cameron. Em 2019, Vingadores: Ultimato bateu o recorde mantido pelo longa.
Entretanto, a produção de Cameron e Jon Landau recuperou seu primeiro lugar com o relançamento na China ano passado.
Avatar volta aos cinemas em 22 de setembro em formato 4K HDR. A tão esperada sequência Avatar: O Caminho da Água estreia em 15 de dezembro deste ano.