Falece cineasta Jean-Luc Godard

Cineasta Jean-Luc Godard com uma camera

Infelizmente o dia amanheceu mais triste para os amantes do cinema e para a sétima arte: faleceu o cineasta Jean-Luc Godard aos 91 anos.

Segundo o jornal The Guardian, o cineasta francês faleceu na manhã dessa terça-feira, cercado por seus família na Suíça, onde é permitido o suicídio assistido.

Jean-Luc Godard possuía nacionalidade francesa e suíça, e é um dos maiores nomes do cinema do século XX, famoso por ser um dos principais expoentes da Nouvelle Vague, nos anos 60 e 70.

Emmanuel Macron, o presidente francês, em sua conta oficial no Twitter uma nota de pesar sobre a perda de Godard: ” O maior iconoclasta da New Wave (…) Perdemos um tesouro nacional “.

Veja também :

Iniciando os trabalhos no final dos anos 50, o diretor acumulou em seu currículo cerca de 200 trabalhos desde filmes de longa metragem a curtas -metragens.

Dentre seus filmes mais aclamados estão O Demônio das Onze Horas (1965), Cléo das 5 as 7 (1962), Alphaville (1965) e A Chinesa (1967).

Desde que se iniciou os anos 2000, o ritmo de trabalho do diretor havia diminuído devido a idade avançada além de diminuir suas aparições publicas.

Aliás, o ultimo trabalho do diretor foi o longa franco-suíço Le Livre d’Image (2018), exibido em Cannes, concorreu ao Palma de Ouro de 2018.

Contudo, prêmios que recebeu em sua longa carreira estão um Oscar honorário (2010),o Urso de Ouro em Berlim (1965) e o Leão de Ouro em Veneza (1983).

Sem duvida, o diretor fará falta no meio cinematografico, mas sua influencia e seu legado serão eternos.

Em resumo, não esqueçam de nos seguir no Twitter e no Instagram para mais noticias, conteúdo exclusivo e interações

Natália Vieira
Nerd desde sempre, ama gatos e amante das artes visuais. Formada em Tecnologia da Informação, já leu muito livro e gosta de histórias bizarras e magicas