Crítica | Não! Não Olhe! o novo filme de Jordan Peele precisa ser visto.

Não! Não Olhe! o mais novo filme com direção e roteiro de Jordan Peele, conhecido por seus celebres trabalhos em Corra! (2017) e Nós (2019). O filme traz de volta Daniel Kaluuya como protagonista atuando junto a Keke Palmer que rouba a cena. Agora em um filme de suspense, com elementos viscerais do terror, de prender o folego, e de roer as unhas, em uma ficção científica nunca vista de tal forma.

Você não vai poder deixar de ver esse filme.

Jordan Peele com certeza é um dos magníficos diretores do cenário de filmes atuais, premiado pelo Oscar de melhor roteiro original pelo filme Corra (2017), em 2018. Que surpreendeu a todos com terror embasado na crítica á sociedade escravagista levando para a atualidade e infelizmente com elementos ainda que presenciamos. Assim, Peele se tornou o primeiro homem negro a receber o prêmio na categoria. Da mesma forma, falando de Não! Não Olhe! seu teor social crítico e certeiro é um dos pontos altos do filme, procurando causar reflexões sobre os telespectadores.

Calma, vamos tentar te dar o mínimo de spoilers possíveis, porque, você não vai poder deixar de ver esse filme.

Nossos principais são os irmãos OJ (Kaluuya) Emerald (Keke Palmer) herdam o negocio da família o rancho Haywood, que foi construído pelo seu pai, atuando como pioneiro na indústria de cavalos treinados para os filmes e corridas. No contexto, a família Haywood é descendente do histórico homem negro montado encima de um cavalo que gerou a primeira sequencia de imagens que deu vida a um curto filme. E isso simboliza para eles muito do que se orgulhar e continuar o legado do pai falecido custe o que custar.

“Desde o momento em que as fotografias passaram a se mexer, nossa pele estava lá” – É a frase de Emerald ao se apresentar para os trabalhos.

Veja também:

Você não vai poder deixar de ver esse filme.

O mistério começa justamente com a morte do pai, que montado em seu cavalo em uma noite é atingido por um objeto que cai do céu, junto a outros não identificados. Assim, descobrimos depois se tratar de objetos simples como chaves e moedas em alta velocidade e OJ presencia tudo isso. Dessa forma, acontece o primeiro acontecimento bizarro de muitos outros que cada vez ganham uma dimensão maior. Por exemplo; seus cavalos se soltarem e correrem desesperados, para ouvirem-se gritos, no mesmo momento que a energia despenca, e uma nuvem que não se mexe no céu a quase seis meses são fortes pistas da presença de …. Aliens?

Em paralelo a essa trama vemos também o passado de um programa de tv cómico, que todos adoravam de uma família feliz e seu macaco. Ainda mais, a utilização de animais para o entretimento como muitos atos inconsequentes e egoístas que os seres humanas já foram capaz de fazer ainda aos olhos de muitos, é normal. Mas para um belo espetáculo midiático quais são os limites de tortura? Pois bem, os animais nunca estão onde são os seus lugares em um palco, de frente á câmera sendo obrigado a cooperar. E a história que vemos desse programa de tv não acaba como os humanos pensaram que podiam controlar.

Quer um gostinho a mais ainda para assistir o filme? Fica com O trailer então.

Notas finais sobre do filme Não! Não Olhe!

É apresentado para nós varias tramas no filme, porém, algumas delas são tão legais deixa um ar de pouco exploradas durante o filme, faltando explicações. Além disso, o ritmo do filme te envolve no mistério, e sua cabeça vai rodar de teorias, mas por isso o desfecho final parece meio corrido e não carrega tanto o ritmo mais experimental e nebuloso que o restante. Levando o fim a uma formula mais comum e heroica, cheia de ação e sacrifícios.

Segue o Quarto Nerd nas  redes sociais para ficar por dentro de tudo. E nos conta o que achou desse de Não! Não Olhe! ou você está com medo de encarar o desconhecido…?

Título:   Não! Não Olhe!

Direção:  Jordan Peele

Roteiro:  Jordan Peele

Elenco:  Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun

Nota:   4/5

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.