Oprah Winfrey e outras mulheres negras que fizeram história

Oprah Winfrey e outras mulheres negras que fizeram história

Muitos já sabem da grande influência que Oprah Winfrey possui atualmente. Tanto por causa da sua carreira como apresentadora, quanto com relação a sua vida pessoal. Hoje, dia 29 de janeiro, o ícone norte-americano completa 68 anos. E então, o Quarto Nerd separou uma breve biografia sobre Oprah Winfrey, e mais cinco mulheres negras que fizeram história.

Oprah – Vida – Carreira – Curiosidades

Apesar de ser considerada uma das mulheres mais influencers do mundo, Oprah teve uma vida sofrida e precisou batalhar muito para chegar aonde chegou. Quando criança, morava com sua mãe, e então, ela foi abusada por seu tio e primos. Logo depois, ficou grávida aos 14 anos, mas, por ser muito jovem, Oprah sofreu um aborto e resolveu ir morar com o pai.

Enquanto vivia com seu pai, a jovem Oprah decidiu se dedicar totalmente aos estudos. Sendo assim, logo no início da faculdade de comunicação, ela conseguiu um emprego na rádio local de onde morava. Ao decorrer do tempo, Oprah se tornou a primeira mulher negra a ocupar o cargo de âncora de um jornal de Nashville.

People are Talking foi o seu primeiro programa de entrevistas, onde foi coapresentadora por 8 anos. Após o programa People are Talking, Oprah começou seu próprio talking show, que levou o nome de The Oprah Winfrey Show. No entanto, o programa ficou 25 anos no ar e, só terminou por decisão da própria apresentadora, The Oprah Winfrey Show foi um dos programas mais assistidos da época, resultando em uma grande fortuna. A entrevista mais vista de seu programa, foi com Michael Jackson, e foi o 4º evento mais visto na TV.

Veja também:

Atualmente Oprah produz filmes e estrela em programas para a Apple TV+, como The Oprah Conversation, Oprah’s Book Club Oprah Talks COVID-19, ela sempre ajudou em causas humanitárias, além disso, já doou quase 430 milhões para ações filantrópicas.

Toni Morrison

É um grande exemplo e inspiração para muitas pessoas, tanto por suas obras extremamente fabulosas, quanto por toda a dificuldade que enfrentou durante sua vida. Além disso, Toni Morrison recebeu o Nobel de Literatura por oferecer, com sua arte, uma narrativa visionária e poética, mostrando um aspecto essencial da realidade norte-americana.

Simone Biles

Primeira atleta a conquistar quatro medalhas de ouro em ginástica artística, com apenas 21 anos. Tornou-se a maior de sua modalidade, vencendo preconceitos e problemas de saúde, para poder participar das competições.

Maria Firmina dos Reis

Natural de São Luís (MA), foi a primeira romancista brasileira a publicar um livro no Brasil. Sua obra Úrsula foi publicada em 1860, até hoje é considerado um livro muito importante, por abordar o abolicionismo. Além disso, Maria foi a primeira mulher a conquistar o cargo de professora primária através de um concurso público no estado do Maranhão, e fundou a primeira escola mista gratuita da região.

Antonieta de Barros

Além de jornalista e professora, Antonieta de Barros, era filha de ex-escravo e nasceu em Santa Catarina. Sendo assim, foi a primeira deputada negra do país e a primeira deputada do estado, 1934. Também criou o jornal A Semana, dirigiu a revista Vida Ilhoa e atuava para o Progresso Feminino.

Dandara dos Palmares

Mulher do conhecido Zumbi dos Palmares, Dandara ajudou a proteger seu povo contras diversos ataques, liderando homens e mulheres. Mas, por causa do machismo da época, Dandara nunca obteve seu verdadeiro valor, onde registros e informações de sua importância nunca foram feitos.

Veronicca Fernandes
Estudante de jornalismo, vegetariana e redatora d'O Quarto Nerd. "Livros muitas vezes são melhores companhias do que pessoas"