O filme A Crônica Francesa, do cineasta Wes Anderson, que estreou na última quinta-feira (18) nos cinemas do Brasil é sobretudo uma homenagem do autor a França, ao cinema e a escrita jornalística.
O filme que se passa no século xx, retrata sobre algumas histórias escritas para a revista americana A Crônica Francesa, publicada na cidade fictícia Ennui-sur-Blasé, na França. A revista do longa é inspirada na clássica The New Yorker, criada em 1952, a qual continha publicações de ensaios, resenhas, reportagens e artigos de ficção, que faziam parte do jornalismo da época nos Estados Unidos.
Confira o trailer:
Além do que, vale ressaltar que o contato de Anderson com a revista The New Yorker já é antigo:
“Quando eu estava no décimo ano, eu estudava na biblioteca, e na minha frente tinham prateleiras de madeira com várias revistas. Uma com uma ilustração na capa chamou minha atenção e comecei a folheá-la. Assim, tornei-me um leitor assíduo da The New Yorker, enquanto esperava o início das aulas. Comecei a ler as edições anteriores e observar os nomes dos repórteres que apareciam continuamente. E me tornei um grande fã”.
Confira também:
Em outras palavras, A Crônica Francesa é uma compilação de quatro histórias divertidas, comoventes, complexas e ricas em detalhes. Onde cada uma delas é resumida em uma determinada parte do longa, trazendo assim a sensação ao espectador de estar lendo as publicações antigas do The New Yorker.
No elenco do filme estão os grandes nomes de Benicio del Toro, Adrien Brody, Tilda Swinton, Léa Seydoux, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Lyna Khoudri, Jeffrey Wright, Mathieu Amalric, Stephen Park, Bill Murray e Owen Wilson.
A Crônica Francesa já está em exibição nos melhores cinemas do Brasil.
E então, vocês já assistiram A Crônica Francesa ? Dessa forma, deixe-nos saber a opinião de vocês nos comentários! Por fim, não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais, para ficar por dentro de tudo o que rola no QN!