Crítica | A Família Noel possui trama clichê, mas retrata o verdadeiro sentido do natal

Crítica | A Família Noel possui trama clichê, mas retrata o verdadeiro sentido do natal

O filme de natal A Família Noel é uma produção holandesa lançado em 2020, entretanto, o mesmo estreou nesta segunda-feira (01) na Netflix. O filme tem uma trama clichê, mas de uma maneira mágica demonstra a verdadeira essência do natal, evidenciando a importância da união familiar.

No longa o jovem Jules (Mo Bakker) odeia o natal, pelo fato de ter perdido o pai em um acidente, na véspera de natal. Então, sua mãe resolve se mudar com ele e sua irmã Nora para Bélgica, para cuidar e ficar perto do sogro, avô das crianças. Contudo, o que Jules não sabe, é que o seu avô é o Papai Noel (Jan Decleir) e que em breve esse legado será seu.

Confira também:

No primeiro momento Jules se apresenta como um adolescente implicante e até irritante em alguns momentos. Mas, ao longo da história, quando é revelado que ele perdeu o pai, a motivação do personagem de ter raiva do natal é compreensível, já que a data era um momento em que ele sempre passava com a família e relembrar isso era muito difícil para ele. Todavia a evolução do personagem é linda de se ver, o sacrifício que ele faz para ajudar o seu avô é muito fofo. Afinal o natal é uma época em que as pessoas estão abertas a olhar para o outro e não pensar só em si mesmo e o filme tem a delicadeza de ressaltar isso.

Entretanto, por mais que a trama principal do longa seja clichê, um outro lado explorado na história é da personagem Mama (Bracha van Doesburgh), mãe de Jules, uma mulher batalhadora que ama fazer cookies de natal e a todo o momento a mesma tenta se manter forte, para poder cuidar dos filhos sozinha.

Furo de roteiro

A pequena falha no roteiro é em relação à linhagem dos antecessores que foram papais-noéis, antes do avô de Jules. A linha cronológica da família não é explicada direito, o que deixa o roteiro um pouco confuso e sinceramente não era necessário, entretanto esse fato não atrapalha o sentido principal do filme.

A Família Noel é uma produção que apresenta uma narrativa clichê, sem dúvidas, mas ainda sim ela entrega uma mensagem importante que é superar a perda e aproveitar o momento presente com a família reunida no natal.

Crítica

Título: A Família Noel

Direção: Matthias Temmermans

Elenco: Jan Decleir, Mo Bakker, Bracha van Doesburgh, Sien Eggers, Pommelien Thijs, Josje Huisman, Stefaan Degand, Eva Van Der Gucht.

Nota: 3,5/5

E então, o que vocês acharam de A Família Noel. Deixe nos comentários. Por fim, não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Micaele Lima
Formada em Jornalismo, integrante da equipe de redação do QN e apreciadora da cultura geek nas horas vagas.