Ao longo dos anos, milhares e milhares de pessoas vêm lutando contra uma das doenças mais fatais que existem, o câncer. Sendo assim, para dar voz e conscientizar ainda mais a importância do cuidado com a nossa saúde, o QN veio falar um pouco sobre o Outubro Rosa. Mês que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Além disso, fizemos uma lista de algumas famosas que conseguiram combater o câncer.
A campanha do Outubro Rosa começou na década de 90 nos Estados Unidos. Porém, não era todos os estados do pais que faziam campanhas de conscientização, somente alguns estados isolados. No entanto, quando a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano, o Outubro Rosa foi reconhecido nacionalmente. Logo depois, o mês de prevenção contra o câncer de mama foi aderido mundialmente, ganhando o símbolo dos laços cor de rosa, que deu origem ao nome, Outubro Rosa.
Entretanto, no Brasil, a campanha só ganhou forças no ano de 2008, quando várias cidades brasileiras fizeram campanhas, promoveram corridas, iluminaram monumentos históricos de rosa, entre outros. Como dito anteriormente, o câncer de mama não é o único câncer com o qual devemos nos preocupar. Dito isso, precisamos sempre nos atentar a nódulos suspeitos, dores frequentes, e claro, realizar exames gerais para garantir nossa saúde.
Abaixo, citaremos sete famosas que lutaram contra o câncer de mama:
Patrícia Pillar
A brasileira detectou em 2002, um tipo raro de câncer de mama, chamado doença de Paget. E então, a doença se instalou no mamilo, levando a atriz a passar por cirurgia e quimioterapia.
Jane Fonda
A atriz norte-americana encontrou um pequeno tumor na mama durante um exame de rotina em 2010. Mas seu câncer não era invasivo, então ela precisou apenas de uma cirurgia, não recebeu quimioterapia ou radioterapia.
Brigitte Bardot
No ano de 1983 o câncer de mama não era levado tão a sério, portanto, quando a ativista francesa foi diagnosticada, ela recusou o tratamento. Mas logo depois alguns amigos a convenceram de fazer o tratamento necessário. Brigitte Bardot está com 82 anos atualmente.
Elba Ramalho
A cantora brasileira, descobriu o câncer em 2010. Precisou operá-lo e logo depois continuou o tratamento com radioterapia.
Confira também:
- Ferida | Filme dirigido por Halle Berry tem seu trailer divulgado pela Netflix
- Vilãs de animações da Disney que merecem um filme solo em live-action
Kathy Bates
Kathy infelizmente já lutou com dois tipos de câncer. Sendo assim, em 2003 lutou contra um tumor nos ovários e, quase dez anos depois, em 2012, a atriz norte-americana descobriu que tinha câncer de mama.
Maggie Smith
No ano de 2007, com 73 anos, a atriz britânica decobriu o câncer de mama. Mas, por causa da idade avançada de Maggie, o tratamento foi muito dolorido e complicado. Na época do seu tratamento, ela estava no meio das gravações de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009).
Shirley Temple
No ano de 1972, Shirley Temple estava com 44 anos e foi a primeira celebridade a revelar que tinha câncer de mama. A atriz disse que o motivo de revelar sua doença foi para alertar e ajudar outras mulheres dos riscos. Ela conseguiu se recuperar e viveu até os 85 anos.