Crítica | Terceira temporada de Sex Education mais uma vez surpreende ao abordar assuntos polêmicos

Crítica | Terceira temporada de Sex Education mais uma vez surpreende ao abordar assuntos polêmicos

Novos desafios, novos personagens e novas perspectivas de vida. Entretanto, as discussões presentes na série, são assuntos já conhecidos por todos, mas infelizmente não é todo mundo que está disposto a discutir sobre esses tópicos polêmicos. Sex Education (2019-) mais uma vez nos mostra de uma forma simples e engraçada, como poderíamos viver em uma sociedade mais consciente, se simplesmente usássemos a comunicação de uma forma sábia.

Otis e seus amigos estão no terceiro e último ano do ensino médio. Desde 2019 estamos acompanhando a cômica, porém muito polêmica, história dos alunos ingleses do colégio de Moordale. No final da segunda temporada, já vimos que algumas coisas começaram a mudar. Como o relacionamento de Otis (Asa Butterfield) e Meave (Emma Mackey), o de Eric (Ncuti Gatwa) e Adam (Connor Swindells). As diferenças entre a mãe de Otis, Dra. Jean e seu parceiro Jacob, e também vimos que o pai de Adam, quem era o diretor da escola, foi retirado de seu cargo, pois, de acordo com os financiadores do colégio, o diretor não estava fazendo o seu trabalho da forma correta.

Sendo assim, nesta nova temporada, teremos uma nova diretora que comandará Moordale Secondary School. A nova diretora tem algumas ideias para recuperar a boa reputação da escola, que no ano anterior, ficou conhecida como Escola do Sexo. Mas, alguns dos alunos podem não gostar muito dessas mudanças, entretanto, outros estão muito felizes com a nova administração.

Quebrando tabus

Apesar de não existir mais a clínica do sexo criada por Meave e Otis, a produção da série continua abordando assuntos sobre sexualidade de uma forma bem leve e engraçada, nos fazendo pensar o quão importante é discutir a sexualidade. Desde o primeiro episódio da primeira temporada, vimos que além de falar sobre sexualidade de diferentes formas, Sex Education nos traz uma nova perspectiva sobre diversos assuntos, como definição de gêneros, abusos sexuais, feminismo, racismo, política, psicologia e muitos outros.

É muito impressionante como os produtores renovam a cada temporada, sem deixar a série cair na monotonia. Dessa vez, Sex Education aborda as diferenças entre pessoas mais conservadoras e pessoas, assim como a psicóloga sexual Dra. Jean Milburn (Gillian Anderson), quem são mais mente aberta e acreditam que a melhor solução é a conversa.

Quando o lado opressor tenta impor regras, acreditando que todos devem obedecer, privando o outro lado de argumentar e questionar seus direitos, as coisas saem do controle. Sendo assim, essa discussão sobre o livre arbítrio, sobre opressores quererem apagar a personalidade de cada um, está muito nítido na nova temporada de Sex Education. Em alguns momentos, é possível sentir muita raiva por toda injustiça que está acontecendo. Em outros, percebemos que infelizmente essa é a realidade atualmente.

Confira também:

Novos cenários

A série se passa no Reino Unido, mas sabemos que muitos personagens não são originalmente de lá. Como por exemplo Eric, a família dele é da Nigéria, e Jacob, pai de Ola, é da Suécia. E então, para dar um novo cenário à produção original da Netflix, os alunos de Moordale fazem uma viagem para pontos históricos da França, trazendo novas aventuras para esses estudantes. Enquanto isso, Eric e sua família vão para a Nigéria visitar seus parentes. O que será um tanto quanto desafiador para Eric, pois na Nigéria, é crime ser homossexual.

Conclusões finais

A terceira temporada de Sex Education pode ser considerada uma das mais pesadas e difíceis de aceitar a realidade. Mas mostra muita coisa importante e educativa, nos dizendo que apesar de existir muitas pessoas querendo apagar a nossa verdadeira personalidade, precisamos continuar lutando. Como diz um dos personagens da série, nós precisamos ser mais como o Eric, destemido e corajoso.

Assista ao trailer:

Título: Sex Education

Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Connor Swindells, Aimee Lou Wood, Gillian Anderson, Patricia Allison, Tanya Reynolds e Jemima Kirkle.

Nota: 5/5

Sex Education estreia dia 17 de setembro na Netflix Brasil. Se você ainda não assistiu as duas primeiras temporadas, corre que ainda dá tempo!

Mas, aproveita e segue o QN nas redes sociais para ficar por dentro das suas séries favoritas!

Veronicca Fernandes
Estudante de jornalismo, vegetariana e redatora d'O Quarto Nerd. "Livros muitas vezes são melhores companhias do que pessoas"