Hoje, dia 29 de agosto, é comemorado o Dia da Visibilidade Lésbica! A data rememora o 1º Seminário de Lésbicas que aconteceu no Brasil, no ano de 1966 nesse mesmo dia. O encontro promoveu o debate e luta pelos direitos humanos, pela livre expressão de todos serem quem quiser ser. Pensando nisso, o QN não poderia deixar essa data passar em branco! Nós preparamos alguns títulos para vocês aproveitarem o final de semana e comemorar esse dia tão importante. Segue a lista:
Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
Para quem ama romances épicos, esse filme é uma ótima pedida. Retrato de uma Jovem em Chamas conta a história de Marianne (Noémie Merlant), uma pintora que tem a missão de pintar a jovem Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento, fazendo isso de forma secreta. Mas, o que nenhuma das duas espera é a afeição ambas passarão a ter uma pela outra. Além disso, essa história se passa na França no século XVIII, o que torna as trocas entre as duas mais belas e puras.
O Mau Exemplo de Cameron Post (2019)
Ambientado em 1993, O Mau Exemplo de Cameron Post retrata a protagonista Cameron (Chloë Grace Moretz), uma garota do rock que ama outra garota, a Coley (Sasha Lane). Mas, devido ao ambiente religioso que ela se encontra, ela é enviada para um centro religioso de tratamento anti gay. A partir daí, a jovem entra em uma jornada para descobrir quem ela é e o que ela quer para o seu futuro. Então, o longa traz críticas e reflete sobre o tema que é a cura gay, a intolerância e a repressão, temas mais do que importantes para o Dia da Visibilidade Lésbica. Além disso, a obra é baseada no livro homônimo da Emily M. Danforth.
Amor Por Direito (2016)
Esse filme é emocionante e, atentem, baseado em uma história real. Laurel (Julianne Moore) e Stacie (Elliot Page) são um casal que está vivendo um relacionamento tranquilo, lindo e sólido. Mas, Laurel recebe a notícia que tem uma doença terminal. Amor por Direito mostra a trajetória do casal, para que o benefício da pensão que Laurel recebe por ter atuado na polícia durante duas décadas seja estendido para sua companheira. Assim, Amor por Direito reflete a luta por direitos civis dos homossexuais, estendendo reflexões sobre o casamento e a igualdade que, infelizmente, ainda sofre para ser real. Não é perfeito pro Dia da Visibilidade Lésbica?
Elisa y Marcela (2018)
Outro título baseado em fatos reais! Elisa y Marcela marca por ter uma linda fotografia e ser ambientado todo em preto e branco (Oi, Roma?). Mas o mais marcante é a história das duas mulheres, que te deixa querendo saber mais sobre. No ano de 1910, Elisa (Natalia de Molina) e Marcela (Greta Fernández) se casaram na igreja. E esse foi o único relacionamento entre pessoas do mesmo sexo que a igreja já realizou. O longa mostra a história do casal, seu romance caloroso e intenso, em uma época do século XX e sua dificuldade de viverem juntas, tendo que disfarçar esse amor aos olhos da sociedade.
Tomates Verdes Fritos (1992)
Aclamado e baseado em um romance estadunidense de mesmo nome, Tomates Verdes Fritos é emocionante, divertido e traz um ímpeto de mudança. A trama começa quando Evelyn (Kathy Bates) vai visitar a tia de seu marido em uma casa de repouso. Nessa visita, ela conhece uma senhora de 82 anos, Ninny (Jessica Tandy). A partir de então, elas começam uma amizade imprevisível. A trama, apesar de não mostrar romance entre mulheres de maneira direta, faz críticas ao machismo presente na sociedade, a hipocrisia da igreja, ao casamento e ao racismo também. Além disso, o filme faz tudo isso de forma leve e carismática.
Imagine Eu e Você (2005)
Por fim, trazemos esse filme leve e clássico! Essa comédia romântica não poderia ficar de fora da lista. Rachel (Piper Perabo) conhece Luce (Lena Headey), uma florista, no dia do seu casamento. As duas acabam virando amigas se aproximando bastante. Mas, ao descobrir que Luce é lésbica, Rachel começa a questionar o que realmente sente por sua amiga e a si mesma. Então, para um filme de 2005, época que ainda havia tabus mais rígidos do que hoje — 15 anos depois, ele é original e muito fofo, de aquecer o coração no fim.
Confira também:
Essa foi a nossa lista! Mas e você, já conhecia algum desses? Gostou de algum que não conhecia? Então, comenta com a gente e não deixe de nos seguir!