Séries de investigação criminal com protagonismo feminino

Séries de investigação criminal com protagonismo feminino

Nós do QN sabemos o quanto é importante estimularmos a discussão sobre a representatividade feminina em vários âmbitos da sociedade. E no meio audiovisual não é diferente! Por isso, hoje o QN trouxe para vocês uma lista com algumas séries de investigação maravilhosas, onde o protagonismo feminino está bem presente.

Agente Carter

Se você curte obras de época e é fã do universo Marvel com certeza você vai amar Agente Carter (2015-2016). Após o final da Segunda Guerra Mundial e a falsa morte de Steve Rogers em Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011), Peggy Carter vai trabalhar na agência Reserva Científica Estratégica (SSR). É um lugar onde as mulheres são tratadas somente como secretarias, pelo pensamento machista da época, já que a série se passa em 1946. Entretanto, nesse mesmo período, Howard Stark é acusado de lançar suas armas mortais. Por esse motivo o Governo começa a persegui-lo. Dessa forma, ele acaba tendo que fugir do país e contrata Carter para ajudá-lo a descobrir quem o incriminou e limpar o seu nome.

Em suas investigações, Carter conta com a ajuda de Edwin Jarvis, mordomo de Stark. Mas, a série trabalha muito bem o protagonismo de Carter, não deixando os outros personagens se sobressaírem, tirando o foco da protagonista.

A série conta com duas temporadas disponíveis no Disney+. Infelizmente ela foi cancelada ao final da segunda temporada.

Mare of Easttown

Essa não é necessariamente uma série mais sim uma minissérie. Mas, pelo o enredo dela vale a pena ser indicada. A HBO acertou em cheio em colocar Kate Winslet numa drama policial. Na produção, Mare Sheehan (Winslet) é uma policial da pequena e tranquila cidade de Easttown nos Estados Unidos. Entretanto, uma jovem chamada Katie Bailey acaba desaparecendo e logo depois a mãe adolescente Erin McMenamin é assassinada. Após esses acontecimentos, Sheehan terá que desvendar os crimes, enquanto tenta lidar com os problemas de sua vida pessoal.

Importante ressaltar que a entrega de Winslet ao papel é impecável, pois ela retrata uma policial divorciada, que perdeu seu filho por causa de um suicídio e que por esse motivo se tornou mãe do seu neto. Ainda assim a sua personagem busca resolver os crimes da cidade diante de todos esse problemas. A atriz até atuou sem maquiagem por acreditar que passaria um ar mais real a Sheehan. Que incrível não?

A minissérie possui ao todo sete episódios disponíveis no streaming da HBO Go. Até o momento não foi confirmado se ela ganhará uma continuação. Mas, dado o sucesso da mesma e as indicações ao Emmy 2021, tudo é possível, vamos torcer.

Broadchurch

Essa série britânica de investigação, a principio pode lembrar um pouco a anterior, mas ela tem pontos diferentes. Na cidade litorânea de Broadchurch ocorre o desaparecimento de um menino de 11 anos, Danny Latimer, que logo depois é encontrado morto. O que acaba afetando a vida dos moradores da cidade. Dessa forma os encarregados de conduzirem a investigação do crime é o detetive Hardy (David Tennant) e a detetive Miller (Olivia Colman). Nessa produção o protagonismo de Colman é compartilhado com Tennant, mais ainda sim a personagem de Colman consegue seu destaque merecido na produção.

A série tem 3 temporadas, disponíveis no Globosat Play.

Collateral

Se você gosta de série curta Collateral (2018) é uma boa opção, com 4 episódios ao todo, que você consegue maratonar em um dia. Na série, um entregador de pizza é assassinado e somente um homem testemunha o fato. A detetive Kip Glaspie (Carey Mulligan) se responsabiliza para investigar o caso e descobre muito mais do que o assassinato, mas sim uma conspiração que envolve traficantes de drogas, contrabandistas e espiões.

Algo interessante é que Mulligan estava grávida durante as gravações. Mas, o roteiro não foi afetado por causa de sua gravidez! Ao contrario, a sua personagem durante as investigações é mostrada como uma policial durona que coloca qualquer um no chinelo. Que poder hein!

Os episódios de Collateral estão disponíveis no Netflix.

Como Defender Um Assassino

A estrela dessa série é a Viola Davis. Ela interpreta a advogada e professora de Direito Criminal Annalise Keating. Na produção, cinco de seus alunos presenciam um assassinato e Keating resolve ajudá-los para descobrir a identidade do assassino.

Essa série de investigação é um mistério só, fazendo com que todos os personagens sejam suspeitos e até chegar o final da temporada. Você já vai ter desconfiado de praticamente todos, porém, vale a pena! A trama dela é envolvente e te prende do início ao fim.

Vale ressaltar também a importância de se ter uma atriz negra no papel principal interpretando uma mulher forte, decidida e que não permite ser diminuída por ser mulher. A entrega de Davis a sua personagem lhe garantiu o Emmy de melhor atriz em 2015. Muito merecido!

Como Defender um Assassino conta com 6 temporadas, disponíveis no Netflix.

Confira também:

E ai gostaram das sugestões? Deixe-nos saber qual delas é a sua favorita! Qual a sua série com protagonismo feminino favorita? E não esquece de nos seguir nas nossas redes sociais.

Micaele Lima
Formada em Jornalismo, integrante da equipe de redação do QN e apreciadora da cultura geek nas horas vagas.