Hoje é aniversário de uma das cantoras mais fabulosas do mundo. Dua Lipa está completando 26 anos e, para comemorar essa data inesquecível vamos listar algumas músicas da rainha que nos remete ao movimento feminista (lembrando que ela sempre priorizou a diversidade e inclusão em seus clipes), vamos lá?
Future Nostalgia
A começar pela música que abre o álbum Future Nostalgia, Dua nos trás um protagonismo feminino forte, que independe de qualquer pessoa e domina o ambiente sem precisar que alguém o faça para si. Confira um trecho a seguir:
Não importa o que você faça, eu vou conseguir sem você (ei, ei)
(Nostalgia do futuro)
Eu sei que você não está acostumado com uma mulher alfa (sem chance, sem chance)
(Nostalgia do futuro)
The Kind of Woman
A música O Tipo de Mulher do álbum Future Nostalgia: The Moonlight Edition nos leva a perspectiva de uma mulher que sabe o que quer, que não abaixa a cabeça para homem nenhum e que toma as próprias iniciativas afinal, estamos em 2021 né amores? Bem como nos conta a letra da música:
Eu serei a primeira a dizer
Querido, qual é o seu nome?
Porque eu te quero
Esse tipo de mulher
Difícil de fingir
Agora não consigo ficar parada
Deixa eu te mostrar
Esse tipo de mulher (mulher)
Boys Will Be Boys
A princípio, esta no meu ponto de vista é uma das que mais pautam diretamente essa luta, e retrata muito do que se vive hoje em dia. Bem como a repressão pesada em torno do feminino em pleno século 21, onde as taxas de feminicídio são absurdas, são inaceitáveis, porém infelizmente isso ainda existe e precisamos continuar fazendo o possível para combater essa realidade. Confira um pouco da música:
É natural voltar para a casa antes do Sol se pôr
E colocar suas chaves entre os dedos quando há garotos por perto
Não é engraçado como rimos para esconder o nosso medo
Quando não tem nada de engraçado aqui? (Ah)
A intuição doentia que nos ensinaram, para não surtarmos
Nós escondemos nossos corpos, fazendo qualquer coisa para que eles calem a boca
Sorrimos para aliviar a tensão e não deixar as coisas saírem do controle
Mas não há nada de engraçado agora (ah)
Fever
A primeira vista, essa não possui um protagonismo pautado no movimento. Entretanto, essa música conta com um dos ícones franceses (Angèle) que está fazendo barulho na Europa contra a cultura machista que habita ali (fortíssima).
Primordialmente, é uma música com um toque que eu julgo moderno, mas o que me fascina ainda mais é a presença dessas duas deusas no mesmo lugar.
Vale ressaltar que o impacto que a cantora Angèle provocou com suas músicas foi um dos fatores que levaram Dua Lipa a fazer esse feat matador.
Acima de tudo, é muito importante essa representatividade em todos os lugares (não só na música) e precisamos continuar lutando e apoiando esse movimento até finalmente alcançarmos a equidade de gênero.
Feliz aniversário Dua Lipa! Por que de parabéns a senhora está todos os dias.
E aí? Você já ouviu alguma dessas músicas? Conta aqui para a gente nos comentários. Bem como não esqueça de nos seguir nas redes sociais!