Após 20 filmes de universo compartilhado, é chegada a hora do primeiro longa protagonizado por uma mulher no MCU, e não é apenas uma mulher, é a mais poderosa vingadora da Marvel!
Não é nenhum segredo que ‘Vingadores: Guerra Infinita‘ e ‘Vingadores: Ultimato‘ é a culminação de 10 anos de filmes da Marvel Studios e ‘Capitã Marvel‘ provavelmente seja o pontapé inicial dessa jornada.
‘Capitã Marvel‘ traz a complicada e nebulosa jornada de Vers (Brie Larson), uma guerreira intergalátitca da raça Kree, que traz consigo um enorme poder e um mistério tão grande quanto seu poder, de seu passado. Vers integra a Starforce (Força Estelar), uma equipe formada por poderosos guerreiros Kree que cruzam a galáxia para preservar a paz e deter a ameaça da raça alienígena de transmorfos, Skrulls.
Após uma missão mal sucedida da Starforce visando resgatar um antigo aliado, Vers é sequestrada pelos Skrulls, que começam a vasculhar as memórias da guerreira que não consegue lembrar do seu passado. Quando Vers consegue sair de seu carcere, ela acidentalmente cai na Terra, onde é encontrada por Nick Fury e o novato agente Coulson, da SHIELD.
Vers então começa a busca atrás das poucas pistas que ela possui de sua missão e seu passado, ao lado de Nick Fury.
‘Capitã Marvel‘ traz a sensação e a nostalgia dos primeiros filmes da Fase 1 da Marvel Studios (de ‘Homem de Ferro‘ até ‘Os Vingadores‘), trazendo uma história redonda, concisa e ambientada em um mundo onde as pessoas não estão acostumadas com heróis.
O longa também foge dos padrões estabelecidos nos outros filmes de origem da Marvel Studios, conhecemos Vers e começamos a descobrir sobre o seu passado junto com a personagem, envolvendo mais o espectador com o filme. Apesar de uma história misteriosa, os diretores Anna Boden e Ryan Fleck desenvolveram a trama de maneira simples, mesmo sendo previsível em alguns momentos, conseguiram guardar boas reviravoltas do filme.
‘Capitã Marvel‘ também serve para equilibrar a balança, chegando aos cinemas em um momento delicado do Universo Cinematográfico da Marvel, onde 90% da audiência anseia pela conclusão dos eventos iniciados em ‘Vingadores: Guerra Infinita‘. Após um esquecível, divertido mas não tão relevante ainda, ‘Homem-Formiga & A Vespa‘, ‘Capitã Marvel‘ consegue trazer uma história interessante capaz de fazer o público esquecer dos eventos que estão por vir no próximo mês e amarrar algumas, mesmo que poucas, pontas soltas.
O 21º filme do MCU também ganha seus méritos com as cenas de ação protagonizadas pela própria Capitã Marvel e por algumas das sequências mais engraçadas de todo Universo Marvel. Se os futuros longas do MCU que virão após o ciclo das Jóias do Infinito se encerrar seguirem o mesmo nível e padrão de qualidade de ‘Capitã Marvel‘, então os próximos anos do Universo Cinematográfico da Marvel serão bastante prósperos.
NOTA: 10/10