Viúva Negra, filme solo da Vingadora Natasha Romanoff, chegou às telas no último dia 8 de julho marcando a despedida da personagem no MCU. Embora o filme divida opiniões, não é difícil perceber como a história corrige a sexualização que aconteceu por anos em cima da espiã.
Passaram-se mais de 10 anos desde a primeira aparição de Natasha no universo cinematográfico da Marvel, porém ainda é possível lembrar a forma como a agente era retratada durantes seus primeiros filmes: Um olhar sensual, poses provocantes que na maioria das vezes não faziam o menor sentido durante uma luta, além de diálogos em tom sexual por parte de alguns personagens masculinos (Cof, Tony Stark, cof).
Porém, os dias são outros e ainda que seja de forma lenta, Hollywood está melhorando no que diz respeito à luta feminina por representatividade positiva no cinema.
Confira também:
Em entrevista à TIME , a vice-presidente executiva de produção cinematográfica da Marvel Studios e produtora Victoria Alonso, falou sobre os obstáculos que precisaram ser superados durante a produção de Viúva Negra: “Sempre houve um mito de que as histórias das mulheres não vendem”, ressaltou, acrescentando: “Que super-heróis não podem ser mulheres. Tivemos que desmistificar um monte desses mitos que faziam parte do que era Hollywood. ”
Cate Shortland, diretora da obra, também contou sobre o esforço que sua equipe teve para que nenhuma mulher fosse objetificada durante o filme: “(Natasha) foi uma personagem criada para o olhar masculino. No início, até a maneira como ela se movia, a maneira como se vestia – Podia ser útil. Mas não era quem ela era”
A atriz responsável por dar vida à Natasha Romanoff, Scarlett Johansson, também fez declarações a respeito: “No início, ela foi usada como uma espécie de peão para seus colegas masculinos”
Sobre as cenas em que a personagem era sexualizada por seus companheiros de set, a atriz declarou: “Na verdade parecia um elogio”, e explicou: “Porque meu pensamento era diferente. Talvez eu até mesmo tivesse, você sabe, meu próprio valor provavelmente foi medido em relação a esse tipo de comentário […] Isto está mudando agora. Agora as pessoas, as meninas, estão recebendo uma mensagem muito mais positiva” Ela acrescentou que é “incrível fazer parte dessa mudança”.
Viúva Negra está em cartaz nos cinemas e também encontra-se disponível no Disney+ através do sistema de Premier Access. Além da direção de Cate Shortland e a atuação de Scarlett Johansson, o elenco conta com: Florence Pugh, Rachel Weisz e David Harbour.