Por que The OA precisa de um final?

Desde o lançamento da segunda temporada de The OA, estava claro que essa história era muito mais que apenas uma série, e no último episódio ficou nítido que coisas muito maiores estariam por vir. Porque é esse sentimento que séries com grande potencial proporcionam.

Mas então veio o cancelamento pela Netflix, e todas as expectativas dos fãs foram completamente destruídas.

No entanto, o cancelamento repentino coincidindo com o cancelamento da série dentro da nova realidade em que OA saltou levantou grandes questionamentos e teorias infinitas entre os fãs.

Inclusive o QN já fez um artigo incrível com as teorias que surgiram na época do cancelamento e vale a pena conferir:

Teoria afirma que cancelamento de The OA é marketing. Entenda

E no meio desse grande vazio de informações todos os dias novas teorias surgem que fica até difícil acompanhar. Mas, até então, os idealizadores da série Zal Batmanglij e Brit Marling , que também é a protagonista da série, não davam indícios claros de que  tudo não se passava de uma estratégia, já que tecnicamente os personagens estavam agora em nossa realidade. Mas tudo mudou quando Zal começou fazer posts misteriosos em seu instagram.

O post não é nada mais que um simples vídeo de um rio em movimento o que poderia não estar relacionado com a série, mas não há como não relacionar com o “rio invisível” na qual OA descreve seus saltos.

https://www.instagram.com/p/CPNNCHPprWe/

No dia seguinte, após muitos surtos e especulações dos fãs , o produtor voltou para as redes e postou mais fotos com uma paleta de cores que se parece muito com as cores de um dos postêrs de divulgação da série, onde existe uma “sala de espera”.

The OA
Imagem: Reprodução

E o mais recente indício foi que Brit e Zal, compartilharam a mesma foto em suas contas do instagram, o que levou os fãs a loucura multiplicando o número de teorias.

Além dessas postagens que estão bem aos nossos olhos, existem outros indícios dentro da série que indicam algo bem maior do que essas duas temporadas, novas teorias surgem a todo tempo em grupos de discussão, em outros países através do Redit e no Brasil, o grupo do facebook The OA Brasil que conta com mais de 28 mil membros super engajados em procurar respostas dentro e fora da série.

Por mais que, como grande admiradora da série, seja inevitável buscar indícios de que não é um final, ainda existe uma pontinha de insegurança que sussurra que a série realmente acabou, não porque não acredito que a história de fato tenha que ser encerrada mas porque o algoritmo tende a ser cruel com produções que não alcançam números extravagantes.

The Oa
Imagem: Reprodução Netflix

Mas aí entramos no mérito de que, desde a primeira temporada, Praire baseia toda sua história em acreditar em quem ela é e no seu propósito. Desde o momento em que ela junta todos os  garotos para contar tudo que aconteceu nos 7 anos em que ela esteve desaparecida, ela frisa que eles precisam acreditar verdadeiramente na história que ela está prestes a contar e confiar totalmente nela.

E esse discurso se estende por toda temporada até o momento em que eles mostram que realmente acreditam em Praire e fica evidente quando eles impedem o massacre na escola com os movimentos. O que torna possível o salto de OA. Foi somente pela crença dos garotos que o salto foi possível e o tiroteio impedido.

The OA
Imagem: Reprodução Netflix

Pulando para a segunda temporada quando eles entram na casa e vemos a conexão de Nina com a natureza e logo depois a sua conversa com ela em que a árvore conta que na primeira realidade da garota a crença das cinco pessoas foram suficientes para o salto acontecer mas que ela precisaria de uma legião na próxima jornada. O que seria essa legião se não os fãs dessa realidade? Na qual estamos agora e tentando a todo custo salvar a série?

Pensem o que quiserem mas isso definitivamente faz sentido, toda a narrativa da série demonstra indícios de que se trata de uma história que será contada de uma forma que nenhuma outra história foi contada antes, e cancelar a série como parte da narrativa da própria história é algo surpreendente. No final da segunda temporada quando OA precisa saltar para a nossa realidade onde na verdade ela é Brit e acaba batendo a cabeça é considerável que a série precisa de um tempo assim como aconteceu com o suposto cancelamento.

The OA é uma série extraordinária, traz assuntos complexos abordados de uma maneira extremamente sensível fazendo com que todos que assistam de coração aberto fiquem completamente vidrados.

A série definitivamente merece que sua história seja contada por completo!

Você tem alguma teoria sobre a série? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:

Viúva Negra | O que assistir antes da estreia do filme?

Júlia Oliveira
Redatora d' O Quarto Nerd. Apaixonada por música e séries. Completamente viciada em livros. 'I go to seek a Great Perhaps'.