Correndo Atrás é o novo filme que está disponível no Telecine. A proposta é o clichê do garoto de favela procurando por uma chance no futebol. O enredo surgiu por meio do livro Vai na Bola, Glanderson do escritor de Helio de la Peña.
Mas, ao assistir a trama, é fácil de perceber que há algo mais por trás, e a representatividade é o mais evidente. Apesar do Brasil ser um grande e diverso país com várias e diferenças etnias e raças, suas produções não espelham isso, e pouco a pouco, estamos vendo essa mudança.
Começando pela maior parte do elenco sendo negro, sem exceções, sem brancos ricos e pretos pobres, mais um exemplo de como a desigualdade está em todo lugar.
O Enredo
Ventania é um caloteiro que consegue tudo na lábia e sempre dá um jeitinho, a imagem do brasileiro. Por outro lado, temos Glanderson, um garoto prodígio no futebol, onde dizem ser o próximo Neymar. Mais importante ainda, o adolescente só tem três dedos em um de seus pés, e que é incrivelmente bom em trivela.
O maior sonho de Gladerson é ser jogador profissional, e o de Ventania, é dar um jeito em sua vida estar presente para seu filho, mas do modo fácil. Juntos, eles podem realizar o sonho clichê de muitos brasileiros, mas aprendem que meritrocacia e força de vontade não é o suficiente. Contatos contam e principalmente, dinheiro.
O Filme
O filme realmente instiga, você torce para quem duvidou pagar com a língua. Além de ver os sonhos realizados do garoto favelado que cresceu com a avó e para a sociedade não tem esperança ou um futuro bem-sucedido. O que infelizmente é a realidade da maior parte do povo brasileiro.
É uma trama clichê, mas envolvente e perfeita para um passatempo com a família, os amigos, colegas de bola e qualquer brasileiro que vai se enxergar em pelo menos um dos personagens.
Confira também: Crítica | Cabras da Peste cura onde dói
Destaques
Certamente é de se destacar a atuação do ator que interpreta Glanderson, Juan Paiva. O ator tem ganhado atenção e se sobressaindo após trabalhos como Malhação: Viva a Diferença, M-8 Quando a Morte Socorre a Vida e Sem Seu Sangue. E definitivamente, Correndo Atrás é mais um em que ficará marcado e pode render ótimos trabalhos futuros.
Distribuição
Infelizmente, o filme não é fácil de internacionalizar, e será mais uma obra que terá dificuldade de ser exportada. Mas, se você é brasileiro, definitivamente vai se identificar em algum momento e curtir muito o filme.
Título: Correndo Atrás
Direção: Jeferson De
Roteiro: Jeferson De e Hélio de la Peña
Elenco: Ailton Graça, Juliana Alves, Lázaro Ramos, Juan Paiva, Helio de La Peña, Teka Romualdo, Francisco Gaspar, Rocco Pitanga, Tonico Pereira e Lellê
Nota: 4,5/5
Você pode gostar também de: Crítica | M8 – Quando a Morte Socorre a Vida traz a inquietude espiritual de um jovem negro em meio aos brancos