Crítica | Família Upshaw é mais uma sitcom da Netflix

Nesta quarta (12) estreou na Netflix a mais nova sitcom com elenco totalmente negro, Família Upshaw.

A série possui 10 episódios de meia hora cada, e conta a história de uma família preta de Indianópolis lidando com problemas do cotidiano, bem como contas para pagar, bullying na escola e filho fora do casamento.

THE UPSHAWS (L to R) DIAMOND LYONS as KELVIN, KHALI SPRAGGINS as AALIYAH, and JOURNEY CHRISTINE as MAYA in episode 102 of THE UPSHAWS Cr. LARA SOLANKI/NETFLIX © 2021

Logo na primeira cena, é possível perceber a semelhança com outras produções como Eu, a patroa e as crianças e Reunião de Família. Além disso, a ideia passada pelos episódios não é exatamente original, porém, ainda trazem assuntos que necessitam serem debatidos cada vez mais. E não, racismo não é um desses.

Mas vemos um pai que foi ausente e tenta melhorar na vida de seus filhos, uma mãe com sede de estudar, como o adultério pode destruir uma família, a dificuldade de sair do armário para os pais e como a inteligência emocional é importante em um relacionamento.

THE UPSHAWS (L to R) MIKE EPPS as BENNIE and KIM FIELDS as REGINA in episode 102 of THE UPSHAWS Cr. LARA SOLANKI/NETFLIX © 2021

Confira também: Crítica | Oxigênio

Mas mesmo que as ideias dos episódios não sejam exatamente originais, representatividade nunca é demais, e isso a série entrega. Do mesmo modo como pessoas pretas às vezes só querem assistir uma sitcom leve, para rir e se enxergarem nos personagens. E olhando por esse lado, Família Upshaw é a opção perfeita para uma maratona de fim de semana com a família.

Se você quer conhecer mais séries com protagonistas pretos, confira nosso post no insta.

Quer mais um motivo para começar a série? O elenco conta com grandes nomes como Mike Epps e Wanda Sykes, personalidades fortes com atuações marcantes, e fazem questão de mostrar isso na série.

THE UPSHAWS (L to R) KIM FIELDS as REGINA and KHALI SPRAGGINS as AALIYAH in episode 105 of THE UPSHAWS Cr. LARA SOLANKI/NETFLIX © 2021

Confira a sinopse da série:

Bennie Upshaw (Mike Epps), é o chefe de uma família negra da classe trabalhadora em Indianápolis, um mecânico charmoso e bem-intencionado mas uma bagunça para toda a vida, apenas tentando ser melhor para cuidar de sua família.

Sua esposa Regina (Kim Fields), suas duas filhas (Khali Daniya-Renee Spraggins, Journey Christine) o filho mais velho (Jermelle Simon), e o filho adolescente (Diamond Lyons) que ele teve com outra mulher (Gabrielle Dennis) junto da menina mais jovem (Wanda Sykes), fazem parte de um grande conjunto familiar todo bagunçado. Mas a Família Upshaw está determinada a fazer isso funcionar e evoluírem juntos.

Crítica

Título: Família Upshaw

Direção: Regina Hicks e Wanda Sykes

Elenco: Mike Epps, Wanda Sykes, Kim Fields, Jermelle Simon.

Nota: 2,5/5

Isabela Caroline
Tradutora e redatora d' O Quarto Nerd. Viciada em música, clipes, séries, teorias, entrevistas e tudo que seja um escape da realidade. Currently listening to any pop songs.