Crítica | Oxigênio

Oxigênio

Chegou à Netflix nesta quarta-feira, 12, o mais novo filme de suspense, Oxigênio. Dirigido por Alexandre Aja e escrito por Christie LeBlanc, o longa é estrelado por Mélanie Laurent, Mathieu Amalric, Malik Zidi, Cathy Cerda, Laura Boujenah, Eric Herson-Macarel, Anie Balestra e Marc Saez.

A trama gira em torno de Elizabeth “Liz” Henson, interpretada por Laurent, uma jovem que acorda em uma unidade médica de criogenia. Ela não lembra de quem ela é ou de como foi parar naquele receptáculo. Com o oxigênio chegando ao fim, ela precisa reconstruir sua memória para conseguir achar uma saída desse pesadelo.

Confira o trailer abaixo:
Trailer oficial de Oxigênio

Um dos pontos mais interessantes e impactantes do filme é a forma que ele faz um paralelo com a situação global atual. Embora a maior parte do filme seja ambientada dentro da câmara criogênica, durante os flashbacks conseguimos ver pessoas com máscaras de proteção e hospitais cheios. E não só isso, mesmo quando dentro do receptáculo, é possível perceber várias outras analogias. Vemos Liz lutando para continuar respirando, desesperada por conta do isolamento, e em busca de uma forma de contato com o mundo exterior. Circunstancias similares à que muitas pessoas vêm lidando todos os dias, desde o início da pandemia.

A história em si não possuí nada novo. Ela utiliza de vários elementos “clichês” de filmes de ficção cientifica. Porém, ao ser misturada com o terror psicológico, se torna envolvente e consegue prender o espectador, embora o final deixe a desejar. Enquanto o início faz o espectador se colocar no lugar de Liz, e consequentemente, querer descobrir quem ela é e como foi parar lá, o final faz questionar se tinha necessidade dela ter passado por tudo aquilo. Havia outras formas de explorar a história.

Embora Oxigênio não seja o filme mais original, a história apavorante e sufocante, em conjunto com a performance impressionante de Laurent, te deixará sem fôlego, cumprindo seu papel de terror claustrofóbico.

Oxigênio

Crítica

Título: Oxigênio

Direção: Alexandre Aja

Elenco: Mélanie Laurent, Mathieu Amalric, Malik Zidi, Cathy Cerda, Laura Boujenah, Eric Herson-Macarel, Anie Balestra e Marc Saez.

Nota: 4/5

Confira também:

Karina Sena