Você já leu algum livro de fantasia com uma protagonistas femininas ? De que maneira isso te impactou?
Ler fantasia é sem dúvida extraordinário. Entrar em outro universo com infinitas possibilidades é algo que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez. Além de estimular a imaginação com os cenários magníficos, ainda temos um gostinho sobre aquela realidade que pode impactar das mais variadas formas em cada pessoa.
Logo, com esse universo inteiro de possibilidades, os autores nos deixam alguns fragmentos de realidade, como uma mensagem motivacional, um guia de como levar a vida, ensinamentos que podemos trazer para nossa rotina.
Por mais que ler livros de clichê de romance seja muito bom e indispensável, quando lemos essas histórias fantásticas sempre há a necessidade de se sentir lá completamente, e a maneira mais próxima que temos disso é quando os personagens sejam minimamente parecidos com o leitor para gerar uma identificação.
A representatividade vai muito além das aparências, ela ultrapassa barreiras e possibilita um visão ampla de quem podemos ser e onde podemos chegar. Mesmo que as pessoas se sintam inspiradas ao ver outras fazendo aquilo que amam, nada se compara com ver alguém que se parece com você.
Dito isso, podemos começar a falar um pouco sobre o impacto que as protagonistas femininas apresentam nesse cenário. Levando força, inspiração, energia e garra, essas mulheres nos proporcionam, além da dádiva de acompanhar suas histórias, possibilita um aprendizado imensurável página a página.
Confira agora uma lista com 4 protagonistas femininas e o que elas representam:
Feyre Archeron – Saga: Corte de Espinhos e Rosas
Feyre Archeron no começo da saga Corte de Espinhos e Rosas ainda em sua forma humana , mesmo sendo a filha mais nova já era responsável por caçar e alimentar toda a sua família. Por amor ela enfrentou desafios que são considerados humanamente impossíveis. Ela possui uma força interior que se desenvolveu muito antes dela ter uma força exterior, o que sem dúvida aflorou todos os seus poderes. Por mais que ela tenha sido, de certa forma, obrigada a passar por esse processo, ela é a síntese de todas as coisas incríveis que uma protagonista pode ser.
Nestha Archeron – Livro: Corte de Chamas Prateadas
Ainda da saga Corte de Espinhos e Rosas, temos Nestha Archeron que não pode ficar fora dessa lista. Ela é a definição de redenção. Ela foi arrancada de sua realidade, e enfrentou algo que sem dúvida pode se tornar um dos nossos maiores inimigos: nossa própria mente. A protagonista da nova série da Sarah J.Maas vagou pelos vales da saúde mental e teve que enfrentar todo seu lado escuro. A história contada pelo ponto de vista de Nestha nos possibilitou um olhar para dentro da sua alma. Além de se tratar de um transtorno comum do nosso mundo, observamos de perto todo o seu processo de cura que é ministrado com excelência pela escritora. Nestha é uma protagonista que falha, erra, aprende a amar , e que principalmente aprende com tudo isso.
Katniss Everdeen – Livro: Jogos Vorazes
Katniss Everdeen,protagonista dos Jogos Vorazes, o símbolo da revolução já começa sua história mostrando toda sua coragem quando a jovem se oferece como tributo no lugar de sua irmã. O que não significa que ela não estava com medo, afinal essa é uma das definições mais lindas de coragem, que mesmo com medo você vai e faz.
Ela foi o símbolo da revolução mesmo quando estava com medo de errar, mas sabia que algo precisava ser feito, logo alguém teria que fazer.
No entanto Katniss é vítima de uma série de coisas nessa saga, coisas que a capital e a revolução criam para a imagem dela. Ela não é somente uma garota de 17 anos, ela se tornou a faísca da revolução, o tordo, a garota em chamas. Completamente a mercê desses rótulos. E por mais que ela desempenhasse esse papel com excelência, os traços dela além desses são minimizados e quase desaparecem.
Beatrice Prior – Livro: Divergente
Triss Prior em divergente é colocada em uma situação em que teve que escolher entre sua família e seu desejo de viver. Quando o resultado do seu teste alega que a mesma é divergente, ela se vê diante de infinitas possibilidades incertas sobre o seu futuro, e assim como Katniss estava diante de algo totalmente fora da sua realidade lutando para sobreviver em um ambiente completamente diferente. Quando Triss percebe que o seu destino e de todos a sua volta está sob suas mãos, ela não hesita em fazer o que é certo. E mesmo com medo ela arranja uma maneira de resolver a situação.
Todas essas situações e histórias fantásticas e conseguem causar impacto em absolutamente todos que se permitem conhecer. No entanto, com certeza atinge as meninas e mulheres de uma maneira bem mais poderosa.
E você, conhece protagonistas femininas que te cativaram? Conta pra gente nos comentários.
Veja também:
Dia Mundial do Livro | entenda o desgoverno no acesso a leitura