Setembro de 2016 um novo aplicativo é lançado, seu nome, TikTok. Assim como todo aplicativo lançado, é esperado e trabalhado para que alcance o sucesso, e de fato isso aconteceu.
Como toda rede social, seu intuito é interagir com outras pessoas utilizando uma plataforma online, porém, o que chama atenção no aplicativo, é a maneira que essa interação acontece. Por meio de vídeos!
Não como os vídeos anteriormente postados no Instagram, mas vídeos temáticos que envolvem fandoms, livros, artesanato, receitas, curiosidades, danças, línguas e claro, música!
Confira também: Dia Mundial do Livro | entenda o desgoverno no acesso a leitura
Um discurso que sempre ouvimos é de como a música quebra barreiras, e com a tecnologia e a globalização, isso se tornou uma verdade ainda mais veraz. Do ano passado para cá, certamente como uma maneira de fugir da realidade, o aplicativo viralizou intensamente e começou a influenciar não apenas outras redes sociais, como também as paradas e a própria indústria musical.
Paradas Musicais
Nos dias de hoje, um dos meios de conferirmos as músicas mais escutadas do momento é pela Billboard Hot 100 ou Hot 200. Um ranking disputado e motivo de comemoração entre os artistas que conseguem alcançar a primeira posição.
Hits Antigos
E de meses para cá, por conta das músicas que se tornaram virais no aplicativo, o ranking mudou drasticamente, dando oportunidade para artistas menores entrarem. Além de hits antigos voltarem para o hype e introduzindo aos mais novos a música dos anos 80 até 2010. Alguns desses exemplos são, Talking to the moon, Anti, Potential Break-up song e a canção japonesa, Mayonaka no door (stay with me).
O Reconhecimento
Alguns artistas até então pouco conhecidos como Giveon e Olivia Rodrigo, conforme estouraram em challenges do TikTok, estão com suas músicas há semanas no Hot100, sem previsão de sair. Inclusive, Drivers License, da cantora, quebrou vários recordes e fez história, o que um vídeo de 20 segundos não pode fazer, certo? Além disso, quando famosos compartilham do challenge ou da música, o reconhecimento e o hype é ainda maior.
TikTok no Brasil
E claro, como bons consumidores de mídia e conteúdo, o Brasil não está de fora das trends e muitas músicas viraram hit, assim como cantores foram descobertos e álbuns tiveram aumento de stream. Dois desses exemplos são o cantor e rapper Bin, da mesma forma de outros cantores, ele está tendo o auge da sua fama graças ao aplicativo com sua música Saturno. E a dupla Anavitória, que lançou um álbum no começo do ano e como resultado, ainda vemos suas músicas nos vídeos em alta.
Aqui vemos o exemplo não apenas da divulgação da música, mas também, da série Cidade Invisível da Netflix. A mesma foi lançada no começo do ano e chegou a ficar no top 10 mundial, de fato, o streaming teve a ajuda de alguns adolescentes e suas montagens em vídeos.
A música quebra a barreira da língua
Certamente, você já ouviu falar de K-pop, se não ouviu, sugiro entrar em qualquer rede social, está em todos os lugares.
E no TikTok não seria diferente, porém, além de músicas coreanas, e como vimos lá em cima, japonesas, outras músicas de outras línguas estão ficando cada vez mais famosas. Espanhol, francês, italiano, línguas asiáticas e até mesmo nosso funk.
Novos lançamentos
Antes de mais nada, não podemos deixar de dar crédito aos cantores e produtores que trabalharam para essas músicas saírem do papel. Além de trazerem seu talento para o mundo (nem todos), também alcançam seus sonhos, influenciam uma nova geração e fazem parte da história de mais um aplicativo que está no auge e aparentemente não vai sair tão cedo.
Porém, também não podemos descartar a criatividade e genialidade por trás dos usuários da rede social e ignorar o fato de que, tudo que é feito com paixão, traz resultado. Até mesmo uma edição de 20 segundos que pode te deixar em loop. Aqui vemos um exemplo:
E você? Qual música ou vídeo que viu e agora está viciado? Deixa nos comentários!
Confira também: O que toca no Quarto Nerd? | Dias de Luta, Dias de Glória