Conheça Armários Abertos – Depoimentos sobre Diversidade Sexual novo livro de Valmir Moratelli.
Há quem diga que rótulos nos limitam, mas esses são de uma maneira geral uma forma de pertencimento. Quando se trata da sexualidade, que é algo que vem despertando conflitos internos entre os jovens por várias gerações, esses rótulos tornam-se completamente necessários e indispensáveis para estimular o autoconhecimento.
A informação precisa ser transmitida e democratizada em todos os lugares, no entanto, mesmo com a nossa sociedade em constante evolução, alguns assuntos ainda são problematizados e considerados tabus. Perpetuando assim a desinformação.
Por isso precisamos valorizar projetos que visam levar essa informação para os jovens e adultos que ainda não se encontraram. Armários abertos é um desses projetos.
Antes da pandemia começar, o jornalista e roteirista Valmir Moratelli reuniu depoimentos de diversas pessoas que contaram alguns detalhes sobre sua jornada pessoal de descoberta da sua sexualidade e como passaram a se definir diante das amplas possibilidades da comunidade LGBTQIA+.
A ideia original era reunir os relatos e transformá-los em um documentário, porém, com o início da pandemia o projeto se tornou um livro.
O conteúdo desses relatos caminham entre a aceitação de algo diferente dentro de você, a reação da família diante da revelação, questões religiosas, o convívio diante do meio escolar e profissional.
Embora haja muitos avanços em nossa sociedade, esse processo ainda é muito lento, a falta de diálogo atrasa qualquer tipo de oportunidade para abordar essas reflexões, desde dentro de casa até nas escolas, no entanto, o sistema educacional precário não prepara os jovens para o mundo real.
Armários Abertos – Depoimentos sobre a Diversidade Sexual é uma obra necessária, pois não há nada melhor do que aprender com pessoas que já estiveram no mesmo lugar que você.
O autor, Valmir Moratelli é escritor, pesquisador e jornalista. Este é o seu quarto livro. Em 2019 lançou O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma. Foi o responsável pela direção do filme 30 Dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão. Está trabalhando atualmente em seu segundo longa-metragem.
O livro foi lançado dia 08 de abril pela editora Autografia, e está disponível no site da editora.
Veja também: