Nesta quarta-feira, 24, Hannah Montana, uma das séries de maior sucesso dos anos 2000 do canal Disney Channel, completa 15 anos de sua estreia. Lançada em 2006, foi responsável por introduzir Miley Cyrus, uma das grandes artistas de sua geração, ao mundo.
A série mostra a história da adolescente de 14 anos chamada Miley Stewart, que durante o dia vive uma vida normal, mas, guarda um grande segredo: é Hannah Montana, uma famosa cantora teen. Esta ficou no ar durante cinco anos e ganhou um filme e show gravado, ambos lançados no cinema.
As sequelas deixadas pela Disney
Não é novidade que a Disney foi o motivo de colapso de alguns de seus jovens artistas, como também Demi Lovato, que acabou de lançar uma série documental sobre os traumas de sua vida, intitulada Dancing With the Devil. Recentemente, Cyrus revelou em um podcast que o seriado infantil foi o motivo de passar por uma grande crise de identidade ainda na adolescência.
“O conceito da série é que quando você é essa personagem, quando você tem um alter ego, é valiosa. Você tem milhões de fãs e é a maior estrela do mundo. Então o conceito era que quando eu era eu mesma, quando não estava mais usando a peruca, ninguém se importava comigo. Eu não era mais uma estrela. Isso foi enfiado na minha cabeça; ‘sem ser a Hannah Montana, ninguém se preocuparia com você’. Esse era o conceito. Eu realmente tive que quebrar isso.
“Acho que talvez seja por isso que quase criei uma versão caricatural de mim mesma…Nunca criei uma personagem que não fosse como eu sou, mas estava ciente de como as pessoas me viam e meio que brinquei um pouco com isso. Tipo, quando eu percebi que as pessoas se importavam que eu mostrasse a língua, quando me disseram, ‘Pare de colocar sua maldita língua para fora’, eu fazia isso ainda mais”, fala sobre o seu primeiro álbum após a Disney, intitulado Bangerz.
Miley Cyrus ao podcast ‘Rock This with Allison Hagendorf’
Em seus últimos anos trabalhando na Disney, Miley estava vivendo o final de sua adolescência, na faixa de 17 anos, e assim como qualquer outra pessoas de sua idade, tinha seus momentos de rebeldia. Mas a empresa do rato sempre quis figuras femininas perfeitas. Os atores tinham que seguir um comportamento infantil, mesmo que estivessem mais perto da idade adulta. E é claro, não poderiam se envolver em nenhum escândalo. Então era muito comum se deparar com jovens atores que após sair da Disney, mudaram sua personalidade por completo.
O outro lado de Miley Cyrus
Em menos de um ano na emissora, Miley já era um dos grandes nomes, com contrato de discos assinados pela Hollywoood Records e em meio de dramas adolescentes que envolvia outros atores, seu comportamento rebelde já era nitidamente notado pela mídia.
Miley que possui o mesmo nome de sua personagem no seriado, tinha um tratamento similar ao fictício. Com um público majoritariamente infantil, as crianças estavam ali sonhando com uma atriz que possuísse a mesma personalidade da vista no programa. Mas esta não era ela.
Cyrus não tinha autonomia como artista, não podendo escolher as músicas que cantaria em concertos, suas roupas e até mesmo o que faria em uma entrevista. Ela virou um produto. Isso provocaria obviamente uma certa revolta.
Uma forma de Miley se conectar com seu público foi através do Twitter, que ainda estava em seu início por volta de 2009, quando ela chegou na plataforma. Na mesma época, sua fase de mudança estava acontecendo. Cada dia que passava, sua fama e influência aos mais novos só aumentava. Sua reputação de menina inocente da Disney estava entrando em colapso.
Dando adeus à princesinha da Disney
Miley estava sendo associada em vários escândalos, e o estopim foi um ensaio à Vanity Fair em 2008. Com apenas 15 anos, ela pousou em uma foto considerada inapropriada para alguém de sua idade, e assim, foi taxada como uma má influência para seu público. Mas não deixou passar o evento e se pronunciou sobre:
“Participei de um photoshot que era supostamente artístico e agora, vendo as fotos e lendo as histórias, me sinto envergonhada. Nunca tive a intenção de que nada disso acontecesse e peço desculpas aos meus fãs, os quais me importo imensamente”.
Por outro lado, os pais de Miley estavam na sessão e aprovaram todas as fotos antes de serem publicadas pela revista.
Apenas um mês depois, sua conta de e-mail foi hackeada e espalhada uma série de fotos sensuais da cantora enviadas para o cantor Nick Jonas, do trio Jonas Brothers. É claro, foi linchada pela mídia de uma forma absurda, principalmente pelo blogueiro Perez Hilton, que publicou comentários muito maldosos contra a adolescente. Esta não foi a primeira vez que uma estrela da Disney teve conteúdos vazados, aconteceu o mesmo com Vanessa Hudgens logo após a estreia de High School Musical (2006).
Após o evento traumático, MIley ainda foi o motivo de muitas outras polêmicas, sendo eleita até mesmo como a pior influência por uma votação em um site sobre o universo teen.
“Can’t be Tamed” chegou para mostrar a Miley que a Disney escondia
Em 2010, a cantora lançou seu terceiro álbum de estúdio, intitulado “Can’t be Tamed”. O single que possui o mesmo nome chegou com uma pegada mais sensual e diferente de tudo que ela tinha feito até o momento. Aqui, ela fala sobre como as pessoas sexualizam sua imagem e querem ter domínio sobre ela. A faixa “Robot” também pode ser vista como um protesto ao controle que a empresa tinha com sua vida.
A era “Bangerz” e o recomeço de Miley
Em 2013, seu nome foi muito pautado na mídia, pois estava em seu comeback com o álbum “Bangerz”, que foi um pouco quanto polêmico. Twerk virou sua marca registrada e ganhou uma das performances mais vistas no VMA em 2013.
Por fim, ela foi não foi a primeira artista que a mídia tentou de qualquer forma, queimar o nome. Britney Spears é um dos casos mais complexos de Hollywood, e a imprensa até hoje tenta ridicularizar alguma artista feminina que está plenamente confortável com sua identidade e sexualidade.
No momento, Miley está no topo dos charts com seu novo álbum, “Plastic Hearts”, lançado no final de 2020. Este trabalho é completamente diferente que tudo que já vimos a cantora produzir.
Agora com 28 anos de idade, a fase de Hannah Montana está no passado de Miley, e a cada dia mais, seu nome brilha na indústria musical.
Leia também: Entenda porque A Era do Gelo é uma história sobre auto conhecimento