As Crônicas de Spiderwick é uma história baseada em uma saga de livros de mesmo nome, e hoje 21 de março, está completando 13 anos desde o seu lançamento no Brasil.
Assim como outras sagas como, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Percy Jackson, entre outras histórias, possuem um universo muito amplo e complexo por trás das adaptações.
Arthur Spiderwick, após presenciar seu irmão ser morto por um Troll, passou a se interessar em investigar e conhecer mais sobre as criaturas mágicas do mundo.
Usou a fortuna de sua família para comprar um terreno, a propriedade de Spiderwick, onde ele sabia que muitas criaturas mágicas habitavam.
Durante décadas de pesquisas, Arthur S. criou o guia de campo desse universo mágico não só com os nomes das criaturas, mas também todas as suas fraquezas.
Quando as criaturas tomaram conhecimento da existência desse livro, cientes de que aquilo poderia cair em mãos erradas, exigiram que o autor entregasse para elas. Após Athur se recusar a entregar o projeto de sua vida, um grupo de elfos decidiu aprisiona-lo sob um feitiço que impedia o seu envelhecimento e o aprisionava em um bosque das redondezas.
Em comemoração aos 13 anos da chegada da adaptação aos cinemas, trouxemos uma contextualização de algumas dessas criaturas que vivem nesse universo. Confira:
A Visão
Precisamos começar falando um pouco sobre o dom da visão. A Visão, é a capacidade de conseguir enxergar essas criaturas sem o auxilio da pedra da visão. Existe a possibilidade de nascer com a visão caso você seja o sétimo filho de um sétimo filho e nascer com os cabelos ruivos, bem específico né? Esse é o preço de nascer com esse dom.
Dentro desse universo é possível obter a visão permanente caso você lave os seus olhos com a água que banhou uma ninfa, ou como acontece no filme, se um trasgo cuspir em seus olhos.
Existem algumas outras formas de obter o dom da visão com a posse de alguns objetos específicos, no entanto, esses estão diretamente ligados com a crença de quem os possui.
Gnomos
São criaturas mais domésticas e um dos seus maiores propósitos é ajudar em casa e proteger o lar. Além de serem extremamente responsáveis, são gentis e leais na maior parte do tempo e gostam de restos de comida e são apaixonados por mingau.
Apesar de serem extremamente leais ,tendem a ser um pouco teimosos e quando são contrariados de seus propósitos podem se tornar Diabretes, que podem ser bem violentos e até machucar alguns humanos.
Ninfas
As ninfas da saga possuem muitas variações, possuem formas e personalidades diferentes. Elas são responsáveis por cuidar das flores dos bosques. Na adaptação elas aparecem junto de Lucinda em seu pequeno jardim na casa de repouso. As ninfas podem ser bem temperamentais e até machucar quem cruzar o seu caminho caso se sintam ameaçadas.
Goblins
Os Goblins são as criaturas mais irritantes e perigosas dos livros. Costumam andar em bando, e constantemente brigam entre si e podem até chegar a se matar. São descendentes de gigantes apesar de serem pequenos ainda são maiores que as outras criaturas.
Mulgarat
O vilão do primeiro filme é uma espécie de ogro que possui uma habilidade de se transformar em qualquer criatura, humanos ou animais. E por essa característica podem ser muito perigosos, se transformando em algo inofensivo para atacar suas vítimas.
Dragões
Os dragões são as maiores criaturas da saga e vivem isolados de civilizações humanas, e se alimentam de gados, vacas, cabras e bois.
Troll
Os trolls habitam os lagos e lagoas se alimentando de criaturas que se aproximam para beber água, não são tão inteligentes mas sempre que a oportunidade aparece eles tentam enganar alguns humanos que se aproximam. No filme, essa criatura é adaptada para um Troll subterrâneo que é capaz de escavar o subsolo e persegue os garotos quando esses vão para a cidade.
Sereias e Tritões
São criaturas marítimas que possuem um ódio profundo pelos humanos por toda poluição e destruição da natureza que estes causam. Assim como em outras histórias mitológicas elas possuem um belo canto capaz de enfeitiçar quem escuta.
Essas são apenas algumas das criaturas presentes no universo de As Crônicas de Spiderwick, algumas delas até já conhecidas da mitologia e outras sagas.
Apesar do sucesso na época do lançamento a trama não ganhou uma sequência, porém as sagas possuem diversos livros, inclusive uma nova fase das Crônicas de Spiderwick com novas aventuras que não foram publicadas no Brasil.
Não podemos de deixar de falar sobre o excelente desempenho do pequeno Freddie Highmore, que interpreta os gêmeos Jared e Simon. Os irmãos possuem personalidades completamente distintas, e Freddie, ainda criança consegue entregar uma performance espetacular.
Veja também:
As mil faces não validadas de Freddie Highmore
Vocês se lembram desse clássico? Conta pra gente nos comentários qual a sua parte preferida em As Crônicas de Spiderwick.