Dakota Fanning e a misteriosa Jane na saga Crepúsculo

Atriz tinha 15 anos quando interpretou esse papel.

Dakota Fanning completou 27 anos hoje, mas ao todo, já são 21 anos de carreira. Conhecida como a garotinha em filmes de grandes sucessos, como Uma Lição de Amor e A Menina e o Porquinho, o público pôde acompanhar toda a evolução da atriz ao longo desses anos e a evolução para papéis adolescentes e adultos.

Dentre todo esse histórico de produções, Dakota também fez parte do elenco da saga Crepúsculo, que foi um grande sucesso entre os adolescentes. Embora não tenha aparecido nos cinco filmes da produção, ela teve um papel muito importante em Lua Nova, Eclipse e Amanhecer parte 2.

Escalada para dar a vida a Jane Volturi, era uma das personagens mais fortes do clã. Na época, Dakota Fanning tinha 15 anos e, apesar de ter um currículo de dar inveja em muitos, ela era muito fã de Crespúsculo, assim como muitos nessa idade naquela época.

Fã assumida, a atriz já havia lido todos os livros da saga e, quando foi escalada para fazer parte do filme, ficou emocionada e feliz em poder ajudar.

Talvez essa tenha sido uma das razões de Dakota ter atuado tão bem e até mesmo com uma certa intimidade junto aos outros personagens.

Jane era irmã gêmea fictícia de Alec. Eles faziam parte da família Volturi, que eram membros da realeza dos vampiros e tinham a função de verificar que os outros seguiam as leis impostas. Dentre elas, estavam de se manterem discretos e não matarem desnecessariamente.

Apesar da personagem de Fanning ser uma das mais novas do clã, ela era uma das mais poderosas. Era capaz de infligir danos intensos apenas com um único olhar. Além disso, ela conseguia provocar uma ilusão de dor às vítimas e podia controlar o nível de incômodo que isso poderia causar a alguém.

A atriz já falou em entrevistas que foi uma experiência incrível poder participar do fenômeno Crepúsculo, mas acredita que ela foi uma parcela pequena do filme e que isso não mudou muito a sua vida, já que o assédio maior foram para os protagonistas Robert Pattinson e Kristen Stewart.

Mesmo esta sendo a sua opinião, com certeza Jane Volturi mudou a visão de muitos admiradores de seu trabalho. Na saga do longa, os fãs de Dakota tiveram a oportunidade de conferirem pela primeira vez a abordagem dela de alguém verdadeiramente má.

O comportamento calmo, mas ao mesmo tempo sombrio e arrepiante da vampira tornou-se algo curioso e divertido de assistir. Ela conseguia provocar a sensação de raiva quando aparecia nas telas, porque ninguém queria que os mocinhos do filme se dessem mal, mas era capaz de ativar os sentidos curiosos cheios de interesse sobre quais seriam os próximos passos da caçula do clã.

Apenas atores bons e que sabem o que estão fazendo conseguem ativar inúmeros e diferentes sentidos no público. Ainda adolescente, Dakota Fanning fez isso com maestria tornando isso uma experiência única para os telespectadores.

Veja: Todo vilão precisa de uma história de origem simpática?

Ludimila Villalba