Sem sombras de dúvidas Hollywood vivencia o seu momento mais fraco nos cinemas e na televisão. Apesar de termos grandes produções atuais, elas continuam sendo a minoria. E não é diferente com El Internado Las Cumbres. A trama tenta trazer uma mistura de suspense e terror com uma pitada de drama adolescente, mas falha em todos os aspectos.
É claro que El Internado Las Cumbres se inclina para o sucesso da Netflix, Elite. Que, mesmo com seu excesso de nudez consegue segurar o público em sua trama repetitiva. Apesar disso, a série da Amazon tenta focar em fatos sobrenaturais, mostrando o desesperos de alunos vivendo em um internato. Que parece rígido demais para uma instituição de ensino. Então, por mais que a série tente trazer um suspense sério, facilmente cai na mesmice, se tornando desnecessário.
A trama
Assim como já vimos em outras produções adolescentes, a série foca em um grupo de adolescentes. “Presos” nesse internato, os mesmos criam um plano de fuga, mas é claro que algo sai muito errado, e eles são pegos. Mas, em sua tentativa de escapar daquele lugar um jovem acaba escorregando e batendo sua cabeça em um pedra, enquanto sua parceria grita em desespero sem poder alcança-lo. E assim, o jovem acaba sendo carregado por uma criatura mascarada.
Quando ela é encontrada, a jovem reluta para ser levada de volta para o internato. Mas quando o inevitável acontece, a mesma começa a perceber que a direção não está dando tal importância para o desaparecimento do seu namorado. Veja bem, se uma instituição é responsável por manter jovens problemáticos em uma instalação, o mínimo que eles podem fazer é ter um corpo docente preparado. Mas, é claro que isso não acontece. É inacreditável que tais tenham apenas 5 pessoas trabalhando lá. E ainda, totalmente despreparada.
Entenda, por mais que as coisas pareçam rígidas, ao mesmo tempo parece um amontoado de confusão. Demora até que o corpo docente dessa instituição tome a decisão de procurar a policia.
Atuação
Para seus adolescentes, a trama utiliza uma mistura de tensão sexual e o medo inicial, para perceber que algo está acontecendo. Mesmo que algumas atuações sejam realmente boas, mesmo que o desespero se instale no rosto de alguns atores, a trama fraca não os ajuda.
Outro ponto que dificulta para a produção é falta de dinâmica e carisma dos personagens. Em nenhum momento os personagens conseguem captar carisma em suas representações. Suas construções são fracas, e podem facilmente enterradas no cemitério de personagens não trabalhados/desenvolvidos.
Trilha Sonora e fotografia
Se algo merece precisa apreciado nessa bagunça, é sua trilha sonora e em algumas vezes a mixagem de som. Quando as coisas apertam para os protagonistas, a soundtrack da produção mostra que o bom de um ótimo suspense não está só em seu visual, mas também em seu musical. Mesmo que ambos deveriam ter sido explorados melhor, a produção ainda consegue aproveita-lo.
Mas isso também é erro, no geral a série é uma produção lenta. Mas sua fotografia e sequências de câmeras conseguem falhar constantemente. Por mais que a série esteja dividida em oito episódios de quarenta minutos, tudo se torna mais lento. E parte dessa lentidão se serve por sua sequências lentas e paradas. Mesmo que a série queira focar em expressões, tudo demora para florar. Então, o telespectador pode facilmente se desprender da série.
Veja também: Donald Glover assina acordo com Amazon Studios
Finalização
A série poderia ter sido uma produção para ser elogiado, isso se não tivesse focado em seu drama adolescente. Veja bem, podem muito bem comparar produção como Elite à essa, e se você gosta dessa produção, El Internado Las Cumbres é pra você. Mas, mesmo com isso, é uma série muito fraca, que se perde facilmente. El Internado Las Cumbres, é um desperdício mal desenvolvido, não só em seu roteiro mas também em seus personagens. É um remake desnecessário. E assim se tornando mais um para a lista de produções que não precisavam ser refeitas.
Crítica: El Internado Las Cumbres
Nota: 1/5