Com certeza, um dos personagens mais lembrados pelos fãs de Harry Potter é Severo Snape. Interpretado por Alan Rickman, que infelizmente faleceu em 2016, por conta de um câncer pancreático, o ator estaria completando 75 anos neste 21 de fevereiro.
Nos primeiros filmes da saga de Harry Potter, Snape é conhecido como o professor que odeia o protagonista por nenhuma razão. Mas no último filme, descobrimos que isso tem um motivo.
Antes mesmo de estudar em Hogwarts, ele conheceu Lílian Evans, mãe de Potter, e logo, teve um grande afeto por ela. Mas quando começou seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria, não esperava que um colega de classe fosse implicar com ele a nível extremo. Tiago/James Potter era seu nome.
No livro da saga, é descrito que Snape, Lílian, Sirius Black e Tiago sentam no mesmo vagão do trem que os levava para a escola no primeiro ano. E desde aquele momento, os garotos não se deram bem.
Os anos se passaram, e a implicância só aumentou. Os Marotos, formados por Tiago, Sirius, Remo Lupin e Pedro Pettigrew, viraram os maiores inimigos de Severo. Até que no quinto ano de Hogwarts, o grupo pregou uma peça nada engraçada contra ele. Com um feitiço, amarraram o garoto de cabeça para baixo em uma árvore, na frente de toda a escola. E quando Lílian foi defendê-lo, ele a chamou de “sangue ruim”, que seria uma das maiores ofensas que um bruxo nascido trouxa poderia receber. Alguns anos depois, Snape virou um comensal da morte, ajudante de Lorde Voldemort.
Severo Snape: o anti-herói
Severo não é considerado nem herói, nem vilão. Ele é um anti-herói. Este é aquele personagem que possui um caráter duvidoso, sempre faz o público questionar quais suas verdadeiras intenções, e quase sempre, tem uma história de vida complexa. Na mesma hora que é um aliado de Dumbledore e da Ordem da Fênix, Snape também entra como um espião do Lorde das Trevas. Só em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2, 2011) descobrimos qual é a sua verdadeira face, quando Harry consegue coletar algumas de suas memórias.
Assim, o nosso protagonista descobre o quão leal e corajoso era o personagem de Rickman. Tanto que, anos depois, nomeia um de seus filhos, Albus Severo Potter, com a junção do nome dos dois homens mais corajosos que ele já conheceu.
E aí vem uma dúvida, porque invés de Severo, não colocou o nome Sirius em seu filho? Pois Sirius Black é o padrinho de Harry, que basicamente se sacrificou para o garoto viver, durante um duelo com Bellatrix Lestrange em Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of the Phoenix, 2007). Essa é uma questão muito falada entre o fandom da saga, principalmente por Black ser um dos personagens mais queridos entre os fãs.
Snape é um personagem muito complexo e que divide opiniões. Ele era muito cruel com seus alunos, sobretudo com Hermione, Harry e Neville. Mas o que não podemos deixar de evidenciar, é que Alan Rickman fez um trabalho impecável interpretando esse personagem tão ácido.
Leia também: