Hoje (17) nosso ruivinho Ed Sheeran está completando mais um ano de vida! Já são 30 anos, enquanto mais de 10 ele usou para criar música.
Ed é conhecido por muitos motivos, desde conseguir ser famoso e ter sua vida privada até suas marcantes composições.
Ainda assim, poucos sabem que suas composições estão nas vozes de famosos artistas como a boyband One Direction e o hit Little Things. Além de Love Yourself do cantor Justin Bieber e Dark Times de The Weeknd.
E parte de suas grandes composições não estão na lista de hits e smash hits do cantor, bem como Shape of You, Thinking Out Loud, Perfect, Sing, Don’t e I Don’t Care.
Ed além de compositor é um letrista genial, aquele que consegue passar tudo o que deseja por meio da letra. E seu talento na composição da melodia andam de mãos dadas, trazendo originalidade e profundidade a qualquer trabalho seu.
Para você que quer conhecer mais da discografia de Ed Sheeran ou quer relembrar as lindas letras e melodias escritas por ele, confira nosso top 5 das melhores composições:
Beautiful People
A lista começa com uma colaboração com Khalid de seu último álbum lançado. A letra é uma crítica à vida tóxica dos famosos de Los Angeles, que enquanto aparentam ter a vida dos sonhos, são podres por dentro.
A antítese entre palavras que chamam atenção das pessoas que estão de fora são sempre acompanhadas pelo backstage, a fim de mostrar a realidade.
A vida tóxica também é mostrada, assim como um refúgio. “What d’you do?” and “Who d’you know?” ,”O que você faz? e “Quem é você?” respostas que importam para essa sociedade. E “‘Cause with my arms around you, there’s no need to care” assim sendo o refúgio “Porque com meus braços ao seu redor, não há nada para se preocupar”.
Em suma, o medo do eu lírico é se tornar uma daquelas ‘pessoas bonitas’ que vimos e fingem estar bem na frente das câmeras.
The A Team
Ao mesmo tempo que a música foi uma porta para oportunidades na carreira de Ed Sheeran, a letra e seu significado são pouco apreciados.
A melodia angelical composta pelo seu violão traz à tona o sentimento de inocência, ao passo que a letra é totalmente o oposto, servindo como um tipo de eufemismo.
A música começa com uma perífrase, onde Ed substitui a droga cocaína por seu apelido, snowflake. A saber logo nas primeiras linhas que a personagem da música é viciada em drogas, temos uma visão diferente do que a melodia pacífica passa.
Com o intuito de mostrar a vida de uma garota que vende seu corpo para seu vício, o cantor a compara com um anjo e utiliza frases como “And in a pipe she flies to the Motherland” (Em um cachimbo ela voa para sua terra natal). Isso mostra a solidão de alguém longe de casa, seja a garota longe de sua família ou um anjo longe do céu, e a única maneira de se sentir bem, é a cocaína. Tudo isso faz parte de um ciclo vicioso.
A caminhada do anjo é longa, vemos desde o início de seu vício aos 18 anos até sua morte por overdose.
Além disso, branco significa não apenas cocaína, seu vício, como a neve. Ambas demonstram uma morte solitária, difícil e sem esperança.
Confira também: Feliz Aniversário Alicia Keys | Confira apresentações memoráveis da cantora
Bloodstream
Uma composição que em contraste com a letra mostra uma experiência romantizada de Ed com Ecstasy.
O nome já é um indício, sendo ‘corrente sanguínea’, o lugar por onde a droga viaja no corpo.
O efeito da droga é mostrado por meio da gradação, desde pupilas dilatadas até a repetição contínua de “All the voices in my mind/Calling out across the line”, exemplificando o efeito de euforia e extroversão. Outro exemplo é a própria voz de Ed se sobrepondo ao Outro.
De certo modo, essa parte da música traz a sensação de bem-estar, outro efeito do Ecstasy.
Supermarket Flowers
A melodia da música é simples e íntima, deixando claro que é uma canção mais que pessoal.
Ed usa os elementos de storytelling para contar a experiência de perder sua avó, porém, usando a mãe como narradora.
O piano ajuda a focar na voz sofrida e dolorida do cantor, e consequentemente, na letra. Dessa forma, as frases se destacam e trazem um efeito pessoal para quem está escutando e passou por algo parecido. São frases que quem está de luto costuma pensar.
Kiss Me
Outra música onde Ed usa a narração para montar o cenário. Dessa vez, uma pessoa que está se apaixonando por outra em silêncio.
O uso de phrasal verbs e assíndetos, enriquecem a letra, e a mesma deixa de ser uma composição simples. Além disso ser ótimo para quem está aprendendo inglês, mostra que o cantor conhece a língua que ele fala, e sabe usá-la.
O famoso friends to lovers é o enredo escolhido por Ed Sheeran, e por meio de palavras gentis e ações comuns entre amantes, nós nos apaixonamos platonicamente junto com o eu lírico.
Apesar de parecer um amor não correspondido, no final da balada – ritmo que Ed domina e perfeito para dançar coladinho – a garota se apaixona por seu amigo. E assim como um conto de fadas, temos um final feliz.