Conheça a PingPlay, a plataforma digital acessível para cegos e surdos

PingPlay

É inegável que algumas plataformas de streaming e de aluguel de filmes sofrem com uma baixa acessibilidade para pessoas que são cegas e/ou surdas. No entanto a PingPlay promete trazer uma mudança nesse cenário e vem com uma novidade inesperada para as plataformas digitais.

A PingPlay, que é uma iniciativa da ETC Filmes, vai ser a primeira plataforma digital de filmes, que irá oferecer para as pessoas com deficiência visual e auditiva, 100% de conteúdo com recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Legendas Descritivas e, principalmente, LIBRAS.

A plataforma tem data de lançamento marcada para 15 de março, no Dia Mundial do Consumidor.

“Queremos promover a inclusão levando entretenimento audiovisual para essa camada da população, que por vezes carece de opções digitais verdadeiramente inclusivas” disse Cássio Koide, CEO da ETC Filmes

“A ETC Filmes é a maior produtora de conteúdos acessíveis para filmes no Brasil. Há anos estamos produzindo acessibilidade para praticamente todo mercado: desde grandes estúdios, distribuidoras independentes a pequenos produtores. Infelizmente todo esse conteúdo ficou guardado, não tinha como chegar ao consumidor. Com essa plataforma vamos mudar esse cenário. Por isso criamos a PingPlay”, concluiu Koide.

Como conhecer a PingPlay:

Para receber as novidades sobre a PingPlay antes do lançamento é só acessar esse link.

Você pode encontrar a PingPlay também nas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter

Em primeiro lugar é importante lembrar que futuramente, a plataforma também vai estar presente nos aplicativo no celular, disponível para os  sistemas operacionais IOS ou Android. 

Além disso a plataforma vai ser intuitiva e lúdica, o usuário deficiente visual ou auditivo vai ter um ambiente facilmente navegável. Dessa forma esse espaço foi criado após extensa pesquisa com o público-alvo e avaliado por profissionais com deficiência especializados em experiência do usuário.

Além de proporcionar um tempo maior de fruição dos filmes com recursos acessíveis, já que nos cinemas essa janela é muito curta, também abre caminhos de exibição para produtores e distribuidores que não optaram pelo lançamento de seus títulos na telona.

Primeiramente a navegabilidade vai ser totalmente adaptada às tecnologias assistivas existentes, a PingPlay oferece ao seus usuários uma experiência acessível criada e testada por equipes formadas por mais de 100 pessoas com deficiência.

Portanto a aposta dessa iniciativa é levar entretenimento cultural acessível e criar espaços de atuação dentro do mercado audiovisual a uma comunidade que corresponde a mais de 20% da população brasileira.

Confira também:

WarnerMedia | Novidades e lançamentos para 2021

Blue Sky Studios tem estúdio fechado pela Disney

Mas e você, já quer conhecer a PingPlay? Conte pra gente nos comentários.

Max Rohrer
Redator do Quarto Nerd. Sou apenas um projeto de fã de Star Wars e Sons of anarchy, que gosta de escrever de vez em quando e gosta de teorizar sobre a Marvel e DC.