Esqueça os épicos, esqueça as grandes ameaças globais, esqueça os raios azúis no céu. Shazam! ganha seus méritos com seu coração e sua simplicidade.
O novo longa produzido pela Warner Bros. Pictures inaugura o clássico herói da DC Comics nas telonas na época de ouro dos super-heróis no cinema. Shazam! traz a história de Billy Batson (Asher Angel), um jovem encrenqueiro de 14 anos que vive sua própria jornada em busca de sua mãe, que o perdeu quando criança. Quando Billy encontra um antigo mago em busca de um campeão para poder passar seus poderes, o jovem liberta em si o poder de Shazam! Com a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade Mercúrio, o jovem Billy Batson atinge o potencial máximo de sua força e fisionomia como Shazam! (Zachary Levi).
Após uma longa trajetória, tentando encontrar seu próprio caminho nos cinemas, a DC Comics mostra que descobriu a sua eficiência em fazer filmes isolados, com tons misturados e sem a necessidade de se criar um universo compartilhado e interligado. Shazam! se passa sim no mesmo universo de ‘O Homem de Aço‘, ‘Batman Vs Superman‘, ‘Liga da Justiça‘ e os demais filmes, mas encontra seu próprio caminho sem a necessidade de se conectar com os outros longas.
Shazam! encontra sua fórmula do sucesso em sua simplicidade. O diretor David F. Sandberg explora os valores da família, o que faz de Shazam! um herói diferente dos outros, ao invés de enaltecer grandes sequências de ação, grandes vilões causando ameaças em nível global. O foco do filme é Billy Batson e sua família adotiva, que de longe, é o ouro e trunfo do longa.
O jovem Jack Dylan Grazer (de ‘It: A Coisa‘) rouba a cena ao lado de Asher, como o novo irmão adotivo do herói, Freddy Freeman, aficionado pelo Superman, Batman e os demais heróis da atualidade. O rapaz traz a maior parte cômica do filme, enquanto Asher fica com a dramática, se tornando uma balança perfeita.
Assim como Jack Dylan Grazer, toda a família adotiva do herói, composta por Mary (Grace Fulton), Eugene (Ian Chen), Darla (Faithe Herman) e Pedro (Jovan Armand) são o grande destaque do filme, e são o pilar principal que fazem ‘Shazam!‘ ser um filme simples e cheio de coração.
Em contra partida das crianças, Zachary Levi entrega excelentemente o garoto-adulto, mostrando como uma criança aproveitaria a vida adulta, mesmo que em alguns momentos fique forçado. O ator que havia recém saído da Marvel, como o Fandral, o parceiro de Thor, encontrou seu lugar como o grande herói imaturo.
Shazam! não é o melhor filme de super-heróis já feito, e não tenta ser. Mas cumpre ao que se presta. É um filme importante que enaltece e foca em outros pontos que não sejam grandes trajetórias, ou grandes conflitos ou sagas do cinema.
Apesar da Warner Bros. perder uma excelente oportunidade no final… E cuidado! O filme possui duas cenas pós-créditos. Fique até o final!
NOTA: 9/10