“Depois do seu primeiro, a vida nunca mais será a mesma”. ‘After’ é um fenômeno mundial desde sua estreia em formato de fanfic em 2013 através da plataforma de leitura Wattpad, escrito pela então aspirante a escritora e fã Anna Todd. Depois de ganhar milhares de seguidores, a fanfic foi publicada como livro oficialmente em 2014 pela Gallery Books e chegou em 2015 no Brasil pela editora Paralela. Desde o anúncio de que o livro ganharia uma versão no cinema, os fãs tem acompanhado passo a passo até o dia do lançamento.
‘After’ conta a história de Tessa Young, uma jovem de 18 anos que está ingressando na faculdade, e fará novas descobertas ao começar a andar com Steph, sua colega de quarto, e seu grupo de amigos. Hardin Scott é quem mais chama sua atenção, e mesmo sem querer, acaba se aproximando dele. Tessa tem namorado, mas fica cada vez mais difícil esconder sua atração por Hardin e as coisas fogem do controle quando ela descobre que o jovem misterioso sente a mesma coisa por ela. Mas, algumas pessoas do ciclo de amizade do Hardin parecem saber mais sobre a relação deles do que a própria Tessa, e isso trará graves consequências no futuro.
Com uma pegada teen, ‘After’ é um filme leve e descontraído feito para as pessoas que curtem apreciar uma história de amor clichê. A atuação dos atores é algo extremamente louvável, uma vez que todos pegaram a essência dos personagens e puderam passar de forma honesta cada um deles, a trilha sonora também ficou excelente, com músicas atuais e que couberam no contexto das cenas. O grande problema desse filme foi o roteiro fraco em que a obra foi montada.
Por se basear num livro, não podemos reclamar que não tinha todas as cenas do livro no filme pois sabemos que isto é impossível, toda adaptação cinematográfica tem seus cortes, mas este não é o problema com ‘After’. O que acontece é que, a roteirista pareceu preocupada demais em ter cenas chave do livro no filme, e acabou esquecendo de fazer com que essas mesmas cenas coubessem no contexto da adaptação. Algumas cenas e alguns diálogos ficaram completamente sem sentido e fora de contexto. Para quem leu o livro, dificilmente irá enxergar esses problemas de enredo uma vez que você tem a memória do que aconteceu nas páginas, então o cérebro automaticamente preencheu essas lacunas. Agora, para alguém totalmente alheio a história literária, certos diálogos irão parecer soltos e um tanto sem sentido.
O filme segue uma linha bem leve e sem conflitos graves, o que pode ou não ser prejudicial a obra num todo. Tento ao máximo não comparar com o livro mas a obra literária possui diversos conflitos que trariam uma obra romântica diferente de todas as outras, mas todos os conflitos, exceto o do final do filme, foram retirados, o que acabou mudando toda a dinâmica da história. Os personagens são muito mais complexos do que apresentado na obra, o que tornou toda a película muito mais light. Num todo, se pode afirmar que o filme foi de fato feito para os fãs da série de livros, mas talvez não cative o coração de quem está tendo contato com ‘After’ pela primeira vez, seja por não gostar da narrativa ou por não entenderem ao todo as nuances dos personagens.
O grande destaque vai para Hero Fiennes-Tiffin, que interpretou Hardin na tela. Como seu personagem é extramente difícil e complexo, os fãs ficaram ansiosos para saber se Tiffin iria fazer jus a todas as nuances de Hardin Scott, e ele conseguiu. Mesmo quando não havia um diálogo, seu olhar passava exatamente a essência do Hardin dos livros e isso foi de longe uma das melhores coisas do filme. Os núcleos dos personagens também foram muito bem construídos mas, infelizmente, alguns personagens não tiveram tempo de tela o suficiente para que os espectadores pudessem conhecê-los melhor. Embora no filme passe a impressão de que são apenas figurantes, esses personagens são extremamente importantes na vida e no relacionamento de Tessa e Hardin e vê-los tão apagados no filme foi um pouco triste.
Num total, o filme não é de todo ruim. É um filme gostoso, com uma vibe bem romântica dos filmes dos anos 2000, mas pelo roteiro fraco e algumas pontas soltas do filme, a obra acaba não tendo o total deslumbre que teria, se tivesse se atentado a esse termo extremamente importante.
Direção: Jenny Gage
Roteiro: Susan McMartin, Jenny Gage e Tamara Chestna
Elenco: Josephine Langford, Hero Fiennes-Tiffin, Selma Blair, Shane Paul McGhie, Inanna Sarkins, Samuel Larsen, Dylan Arnold, Swen Temmel, Khadija Red Thunder, Pia Mia, Meadow Williams, Peter Gallagher e Jennifer Beals
País/Ano: EUA/2019
Data de lançamento: 11 de abril de 2019