Hoje, 19 de setembro, além do aniversário da nossa bruxa favorita – Hermione Granger -, também é celebrado o Dia Nacional do Teatro. A data, que serve para homenagear uma das artes mais antigas da humanidade, também celebra a lei sancionada em 2017, pelo então presidente Michel Temer, que prevê acessibilidade para pessoas com deficiência em teatros.
Pensando nisso, reunimos aqui um top 5 das melhores peças teatrais brasileiras de todos os tempos.
Vamos lá?!
5. “Trair e coçar é só começar”
Em quinto lugar temos, nada mais, nada menos, do que “Trair e coçar, é só começar”. A peça é uma comédia – que teve sua primeira encenação em 1986, já até virou filme – e gira em torno de uma empregada doméstica que abusa da desconfiança de seus patrões e amigos para suborná-los através de supostas traições.
4. “Morte e Vida Severina“
A obra escrita por Maria Clara Machado foi publicada em formato de livro inicialmente em 1956 com o título “Duas Águas”, alcançando o sucesso mundial apenas dez anos depois, em 1966, em uma turnê. A peça, que conta a trajetória de Severino, um rapaz nordestino abandona o sertão em busca de sobrevivência no litoral, expressa as condições de vida não apenas do próprio personagem, como dos grupos de retirantes nordestinos.
3. “A Partilha“
Escrita por Miguel Falabella, a peça teatral chegou a ficar por 6 anos em cartaz e já percorreu 12 países. A obra, que gira em torno de quatro irmãs que se reencontram durante o enterro da mãe para a divisão de bens da família, fez tanto sucesso que, além de ter virado filme em 2002, Falabella decidiu escrever a continuação, intitulada de “A vida passa”.
2. “Auto da Compadecida“
Inspirada no livro do autor brasileiro Ariano Suassuna, a peça teatral teve sua primeira encenação em 1956, em Recife, com a direção de João Cândido. Com elementos da literatura do cordel, a comédia – que chegou até virar filme pela emissora Rede Globo, sendo um grande sucesso até os dias atuais – busca exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam com questões materiais.
1. “Memórias Póstumas de Brás Cubas“
O romance escrito por Machado de Assis é narrado pelo personagem principal da trama: Brás Cubas, que se auto denomina como “defunto-autor”. A peça foi encenada pela primeira vez em 1998, chegando a virar monólogo musical em 2017 e, com certeza, não poderia ficar de fora da nossa lista em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, ainda mais por ser uma obra bastante cômica e com uma leveza sobrenatural.
- Confira, também: Batman Day | Os atores que já interpretaram o Batman
E você? Qual a sua peça de teatro favorita?
Deixe nos comentários!