Ultimamente temos visto várias produções da Netflix que a língua materna não é o inglês, isso vale para o Brasil, que teve filmes e séries assistidos no mundo todo e batido recordes. Mas um dos novos investimentos pouco divulgado do streaming são os K-dramas.
K-dramas são conhecidos no Brasil como novelas coreanas, uma vertente dos dramas, que englobam novelas asiáticas no geral. São produções extremamente elaboradas, com enredos únicos, reviravoltas surpreendentes e personagens de tirar o fôlego (atores também). A maioria das tramas segue o padrão de 16 episódios de mais ou menos uma hora cada e raramente possuem segunda temporada.
Pensando nisso, hoje vamos trazer uma lista variada dos K-dramas lançados pela Netflix que vale a pena acompanhar, visando todos os gostos, idades e gêneros. Você encontrará dramas de:
- Ficção Científica
- Drama
- Empoderamento Feminino
- Noona Romance
- História e Cultura Coreana
Conheça um pouco mais da cultura que está dominando o mundo aos poucos:
Ficção Científica
Memórias de Alhambra
A história se passa em Granada, cidade turística da Espanha, e Seul, capital da Coréia. O elenco conta com Hyun Bin que interpreta o papel de um CEO de uma empresa de investimentos e Park Shin-hye, que dá vida à dona de uma pousada em Alhambra.
O personagem de Hyun Bin, Yoo Jin Woo viaja à Espanha à procura de um criador adolescente de um jogo de realidade aumentada incrivelmente real, que pode ser jogado por meio de lentes, então, Jin Woo se hospeda na pousada de Jung Hee Joo, irmã do criador, onde ele explora o poderoso, misterioso e de tremenda qualidade jogo, que após algumas partidas, mostra um defeito crucial que traz o suspense que acompanhamos no desenrolar da história.
Como peça chave dos dramas, também vemos um romance de tirar o fôlego que faz nosso coração palpitar a cada cena, juntamente de sua trilha sonora emocionante. Confira o trailer aqui.
O Rei: Monarca Eterno
O Rei: Monarca Eterno, estrelado pelos adorados Lee Min Ho e Kim Go-eun, traz uma apaixonante trama sobre o multiverso, o passado, o presente e a dinastia. É uma ficção histórica, portanto muitos acontecimentos não são reais, porém, podemos ver partes da história da Coréia e seus costumes. Tudo isso é passado por meio de devaneios, poesia e uma fotografia extremamente bem feita.
Conta a história de um imperador coreano que viu seu pai ser assassinado em sua frente e foi salvo por uma pessoa misteriosa que derruba um crachá e deixa o rei obcecado à procura dela. Enquanto isso, em outra dimensão, temos uma policial dedicada e inteligente que faz de tudo para proteger as pessoas que ama. Um dia, o imperador Lee Gon, atravessa o portal para a outra realidade, o qual foi aberto por demônios, e conhece a dona do crachá que salvou sua vida. Confira o trailer aqui.
Confira também: 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você | Seus 21 anos e como sua trilha sonora trouxe vida ao filme
Drama
It’s Okay To Not Be Okay
Um enredo que conta muito mais do que apenas um relacionamento entre um homem e uma mulher. Vemos a lealdada entre dois irmãos sozinhos no mundo, a amizade que prevalece a qualquer evento, compreensão e cumplicidade para com pessoas que possuem doenças mentais e um plot twist incrível e inesquecível. A trama sabe utilizar com responsabilidade o terror melancólico, a dramaticidade e o alívio cômico, sem ofender em momento algum as doenças apresentadas. A paleta de cores escolhida acompanha a evolução dos personagens, variando de cores escuras e sombrias, para alegres e vivas.
Vivemos o mistérios na vida dos dois irmãos Moon Gang-Tae (Kym Soo-hyun), um cuidador de pessoas com transtornos mentais e Moon Sang-tae (Oh Jung-se), portador de uma deficiência mental, que tem a mãe assassinada logo cedo, deixando um trauma na vida deles que não os deixam morar em um lugar só e constantemente mudam de cidade. Eles então conhecem Ko Moon-young (Seo Ye-ji), uma escritora de livros infantis, os quais possuem traços de Tim Burton e Coraline, que apresenta transtorno de personalidade antissocial.
Confira o trailer aqui.
Record of Youth
O novo drama da Netflix do mês de setembro que já chegou derretendo os corações da comunidade dorameira. O elenco conta com as estrelas Park Bo-gum, Byeon Wook-seok e a atriz de Parasita, Park So-dam.
A trama conta a história de dois melhores amigos que são modelos e aspirantes a ator, Sa Hye-joon e Won Hae-hyo, e uma maquiadora profissional decidida que é fã de Hye-joon, Ahn Jung-ha. Os três buscam e batalham por seus sonhos e realizações em um enredo de paisagem com cores leves e calmas, por enquanto. O drama possui apenas quatro episódios de dezesseis até agora e episódios novos são lançados toda segunda e terça-feira.
Confira o trailer aqui.
Empoderamento feminino
Uma Noite de Primavera
As cores e a trilha sonora leve escondem uma história turbulenta e cheia de preconceitos, que os protagonistas fazem de tudo para quebrar. Em Uma Noite de Primavera, vemos relação abusiva e possessiva, machismo, autoconhecimento e quebra de estereótipo, onde uma bibliotecária de personalidade forte que não suporta que limitem sua vida à casamento e homens, se apaixona por um farmacêutico, que é pai solo e tem problemas de autoestima. Eles possuem uma relação madura e conseguem atravessar qualquer obstáculo juntos. Para conhecer mais, confira uma entrevista dinâmica e cheia de química dos protagonistas aqui.
O elenco conta com Jung Hae in e Han Ji-min. Confira o trailer aqui.
Pousando no Amor
Um dos k-dramas que dividiu muitas opiniões, mas jogue a primeira pedra quem não surtou de amor e ódio pelas personagens, nem sentiu o coração falhar a cada reviravolta.
Uma história que se passa na Coréia do Sul e na temida Coréia do Norte, motivo para a Netflix já deixar claro logo no começo que é tudo ficção. Conhecemos a história de Yoon Se-ri (Soon Ye-jin), uma sul-coreana e independente CEO de uma empresa de moda e jóias, que constantemente está em guerra com os irmãos e dá sua vida pela empresa que criou do zero sozinha. Ela se encontra com Ri Jung Hyuk (Hyun Bin), mais conhecido como Capitão Ri, militar da Coréia do Norte que segue as regras à risca, até que um dia Se-ri, literalmente, cai em sua área e abala totalmente sua vida.
Se-ri é um exemplo de mulher destemida que não gosta de ser questionada, nem de aceitar palpites em assuntos que ela domina. Ela mantém a classe não importa onde esteja e é um exemplo perfeito de que uma mulher pode ser forte e inabalável de salto alto, unha pintada e lindas jóias. Confira o trailer aqui.
Confira também: O profundo heroísmo de Chadwick Boseman
Noona Romance
Noona Romance são romances de homens mais novos com mulheres mais velhas, um tabu para a Coréia do Sul, que por meio dos k-dramas, está sendo quebrado aos poucos.
Romance is a Bonus Book
Perfeito para os que amam literatura e poesia, afinal, os protagonistas trabalham em uma editora e fazem de sua vida um livro de romance com uma pitada de suspense.
Cha Eun-ho e Kang Dan-i são melhores amigos desde criança, Eun-ho é um professor de literatura, editor chefe, apresentador de podcast e escritor muito bem sucedido e Dan-i casou-se logo cedo e agora, enfrenta um divórcio e dificuldades financeiras além de batalhar para conseguir um emprego em sua área depois de anos sendo dona de casa, tudo isso enquanto sua filha estuda em uma escola em outro país. Eun-ho sempre foi apaixonado por Dan-i e depois de anos, sente que finalmente pode conquista-lá e dar o amor que sempre guardou exclusivamente para ela, para isso, ele precisa mostrar que a idade não é problema e fazer de tudo para que ela pare de o enxergar como seu “irmãozinho”.
O elenco conta com Lee Na-young e o premiado Lee Jong-suk. Confira o trailer aqui.
Something in the Rain
Aborda assuntos importantíssimos como assédio no trabalho e o preconceito com certas profissões e com casais em que a mulher é mais velha ou que uma das partes possui uma família “mal estruturada”.
A única coisa tranquila dessa história é a trilha sonora, as personagens são colocadas à prova do começo ao fim da trama, passando por situações que fazem você se identificar ou ficar com o coração na mão. O drama fala sobre Yoo Jin-ah, uma mulher submissa no trabalho, em casa e em seu relacionamento, até que reencontra Seo Jon-hee, o irmão mais novo de sua melhor amiga, percebe como aceitava situações que estavam erradas e resolve mudar seu comportamento, para a alegria de uns e tristeza de outros.
É estrelado pelos já citados Soon Ye-jin e Jung Hae in. Confira o trailer aqui.
História e Cultura Coreana
Louvor à Morte
Um drama curto, perfeito para quem está começando a se interessar pela cultura e quer saber mais sobre a história da Coréia em apenas 3 episódios.
Baseado em uma história real, Louvor à Morte é ambientado na Coréia durante a invasão japonesa e conta a história de amor entre o escritor Kim U-jin (Lee Jong-suk) e a soprano feminista Yun Sim-deok (Shin Hye-sun). O enredo é rico em fatos históricos e nos mostra como a literatura é a identidade de um país e pode mudar a história do mesmo. Perfeito para quem quer entender um pouco mais sobre o passado da Coréia e a luta de muitos para que o país se tornasse independente e bem sucedido.
Confira o trailer aqui.
Reply 1988
Por mais que não seja uma produção Netflix, você pode encontrar na plataforma os vinte episódios, que passa durante as olimpíadas de 1988 na Coréia, sobre famílias que moram na mesma rua e do grupo de cinco amigos que cresceram juntos. A trama se passa nos anos 80 e intercala com o presente, podemos ver costumes culturais da Coréia, e características fortes de k-dramas “raiz”.
É uma comédia romântica divertida, que coloca facilmente um sorriso no rosto e gargalhadas a cada episódio, e conta a história dos melhores amigos Choi Taek (Park Bo-gum), um gênio no jogo Go e meio lerdo na vida real, Kim Jung-hwan (Ryu Jun-yeol), o amigo rico e rabugento, Sung Su-woo (Go Kyung-pyo) o nerd da turma com um coração de ouro, Ryu Dong-ryong (Lee Dong-hwi) aquele que sabe aconselhar a todos mas não sabe o que fazer com sua própria vida e Sung Deok-sun (Lee Hye-ri) a narradora da história, uma garota atrapalhada que sempre está disposta a ajudar aos outros e que planta uma dúvida em nossa cabeça desde o primeiro episódio: Entre estes garotos, qual é o seu marido?
Confira o trailer aqui.
Confira também: 44 anos de Rocky e sua curta carreira nos ringues
Além desses K-dramas, existem vários outros, para você que é fã de Grey’s Anatomy, temos Hospital Playlist e para os que amam Suits, existe a versão coreana disponível na plataforma. E para os que preferem filmes, você pode encontrar Sintonizada em Você, um romance baseado no destino, e #Alive, um thriller baseado no filme Alone de Matt Naylor.
Além da Netflix, você pode encontrar outros dramas nos sites Viki e Fansubs, que contém sucessos como Goblin, W, While You Were Sleeping e Descendants of the Sun.