Há exatamente 130 anos atrás, 30 de julho de 1890, um dos pintores mais famosos e influentes da arte ocidental faleceu: Vincent Van Gogh. Muito conhecido pela sua arte pós-impressionista – movimento artístico que buscava uma nova representação da realidade -, Van Gogh virou uma figura icônica pela sua história e sua arte.
E como toda história marcante, o pintor teve suas versões nas telas do cinema, da TV e de todas as mídias possíveis. O pintor ganhou vida de muitos jeitos diferentes, desde ficção científica até animações. Assim, a cultura pop não perdeu a vez para reviver o artista e eternizá-lo das maneiras mais diferentes e cativantes para um público que muitas vezes não tem esse contato direto com Van Gogh.
Por isso, e para lembrar 130 anos desde que o mundo tinha o pintor andando por suas terras, o Quarto Nerd separou aparições, referências e obras onde Van Gogh foi retratado.
Doctor Who – S05E10 “Vincent and the Doctor”
Um dos episódios mais emocionantes da série de ficção científica Doctor Who, “Vincent and The Doctor” mostra o Doutor (Matt Smith) e a Amy (Karen Gillan) se juntando à Van Gogh para derrotar um alienígena. Mais ficção científica impossível, porém o episódio balanceia a dose de ficção em contrapartida com um excelente Vincent interpretado por Tony Curran, onde podemos ver o homem gentil, sensível e excepcional que o pintor era.
Com Amor, Van Gogh
Um ano após o suicídio do pintor, o filme segue Armand Roulin (Douglas Booth), que encontra uma carta escrita por Vincent e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Armand vai à Arles, França, na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. Inteiramente animada, “Com Amor, Van Gogh” recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação. Além disso, o longa é animado com base nos traços do próprio pintor, o que deixa a animação muito semelhante aos quadros de Van Gogh.
Sonhos – “Corvos”
Nesse longa de Akira Kurosawa, o diretor apresenta uma série de curta-metragens e, no quinto segmento, Van Gogh aparece. Intitulado “Corvos“, o conto fala sobre um jovem pintor que, ao observar as pinturas de Vincent, entra dentro dos quadros e se encontra com ele. De 1990, o filme é japonês e concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro no ano seguinte.
No Portal da Eternidade
Sem sombra de dúvidas um dos retratos mais crus do pintor, “No Portal da Eternidade” trás Willem Dafoe na pele do pintor durante seus últimos anos de vida. Se muda para Arles, no sul da França, onde luta contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais. Assim, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas de sua vida.
Com uma trajetória de vida extremamente complicada, Van Gogh se expressou através da pintura. No entanto, o pintor jamais sonharia que agora, em 2020, seu trabalho estaria nas paredes de diversos museus. Jamais o pintor imaginaria que isso aconteceria. Suas obras se tornaram atemporais e impactam a cultura pop e a indústria do cinema.
Hoje, 130 anos após sua morte, é possível sim dizer que a dor de Van Gogh e sua visão do mundo abriu discussões pertinentes e atuais. Relembrar o passado e mostrá-lo nas telas do cinema e da TV é permitir a releitura de uma vivência inteira nos olhos atuais.
Aliás, o que você achou das indicações? Deixe nos comentários!