Muito se fala sobre representatividade nas telas de cinema, tanto que virou até painel na Comic Con at Home. Durante o “Super Asian America”, o painel explorou a grande pauta que está em discussão nos EUA e no mundo: racismo. Entre os protestos anti racistas e o crescimento de crimes odiosos anti-asiáticos, além da associação negativa do Leste com a pandemia do coronavírus, nunca se viu tão importante tal discussão.
O painel Super Asian America moderado por Join Racebending que contou com a presença de Peter Shinkoda (Demolidor), Deric Hughes (The Flash), Joy Regullano (White Fetish) e Bao Phi (Sông I Sing)
Peter Shinkoda falou como nos últimos anos a diversidade asiática vem crescendo na indústria do entretenimento, e destacou como isso vem acontecendo em relação as mulheres:
“(…) Vocês já viram como progrediu, em seus respectivos setores e suas respectivas carreiras. (…) Mudanças distintas vêm acontecendo nos últimos 10 anos. Principalmente nos últimos 2 anos, estou vendo muito mais asiáticos, muito mais diversidade. Está claro para mim, talvez eu esteja errado, mas eu vejo isso acontecendo mais com as mulheres. Ultimamente eu estou vendo muitas manchetes destacando mulheres asiáticas. E primeiro as damas. (…) Eu amo ver isso, e é claro que vamos (homens) vir em seguida”.
Bao Phi falou em relação ao crescimento da comunidade asiática em vários setores da indústria e como ainda falta representatividade em relação em frente às câmeras “(…) Se você olhar para qualquer jogo de vídeo game, se você olhar para qualquer filme da Marvel, se você olhar para o pessoal de tecnologia, são nomes coreanos, vietnamitas ou chineses. (…) Apesar de termos representantes do lado técnico, ainda estamos sub-representados na parte de igualdade”.
Deric Hughes comentou como faltam exemplos na cultura pop para crianças asiáticas:
“(…) É como se tivéssemos que crescer em espaços em branco (…). Jogando D&D quando criança, não havia realmente quaisquer caracteres asiáticos, e quando tinha um personagem asiático ali era um tipo de Bruce Lee. Eu cresci assistindo Star Wars, Star Trek e lendo os quadrinhos da Marvel. E na minha infância só tinha o Shang-Chi, o Mestre do Kung-Fu (…)”.
No painel eles também destacaram o que vêm assistindo nesse período de pandemia e aproveitaram e deram recomendações de conteúdos asiáticos como: Avatar: A Lenda de Korra, Akira, cinema coreano, alguns filmes da Netflix, entre outros…
Para finalizar o painel os convidados aproveitaram e deram algumas dicas para quem quer ingressar na indústria do entretenimento.
Pelo 10º ano consecutivo – e primeira vez virtual -, o painel já trouxe grandes nomes para essa discussão. Ano passado, o painel contou com os astros Andrea Walter (Empty by Design), CB Lee, Wesley Chu (The Lives of Tao), Alyssa Wong (Overwatch), Jake Choi e Vinny Chhiber.
Essa semana está acontecendo a Comic Con at Home entre os dias 23 à 26. O evento está sendo transmitido virtualmente com diversos painéis divididos entre os dias do evento. Clique aqui para acompanhar todos os detalhes.