A cantora Taylor Swift lançou, na madrugada de hoje, 24, o novo clipe do seu mais recente single, “Cardigan”, o qual faz parte do álbum também lançado durante a madrugada.
“Cardigan” é a segunda faixa do álbum “Folklore”, que conta com mais 15 músicas e uma canção bônus – “The Lakes” – para aqueles que adquirirem a versão física, além de 8 versões diferentes do disco. No Twitter, Taylor anunciou a estreia do clipe com o link para o vídeo e fazendo referência a letra da canção:
A canção retrata uma desilusão amorosa de um casal com seus vinte e poucos anos, sendo contada como um conto de fadas mal sucedido que perdeu seu encanto por conta de um triângulo amoroso. Além disso, a letra questiona o fato de todos presumirem que ambos não entendiam do amor por serem jovens, afinal, que atire a primeira pedra quem nunca sofreu pelo primeiro amor e ouviu os pais dizerem que “você ainda vai ter muitos outros amores pela frente”?
“A friend to all is a friend to none Chase two girls, lose the one.
(Um amigo de todos é amigo de ninguém. Perseguindo duas garotas, perdeu a garota)
When you are young they assume you know nothing”
(Quando você é jovem, eles presumem que você não sabe nada)
Ainda que muitos fãs teorizam que o clipe possua diversas referências ao relacionamento da cantora com o ex-integrante da boyband britânica One Direction, a composição do mesmo não foi capaz de transmitir a emoção que a própria música já transmite.
O vídeo acontece em três cenários diferentes, usando-os como base para a narração da história de amor contada na canção. No primeiro, entendemos que Taylor está narrando uma história de amor antiga, dentro de uma casa de campo abandonada, com quadros espalhados pelo cômodo e fotografias em preto e branco, simbolizando os protagonistas da canção.
Em seguida, Taylor passa para o segundo cenário, utilizando o piano como portal, e aparece em um jardim “mágico” com a cachoeira saindo do instrumento, indicando a ideia de que o relacionamento foi algo encantador no início. E, então, a cantora, mais uma vez, utiliza o portal para se direcionar ao próximo cenário, onde se vê debaixo da água, passando a sensação de sufoco que o casal sentiu ao terminarem.
De imediato, podemos até entender que o a história retratada não teria nenhuma semelhança com a cantora. Mas, quando chegamos a cena final, ao qual Taylor utiliza o piano como suporte para não se afogar, podemos notar que, por conta do sufoco encontrado ao fim do relacionamento, a rota de escape foi a música; o seu talento em compor. (Para um bom entendedor de semiótica, meia cena basta!)
Em resumo, o clipe transmite uma ideia totalmente diferente do álbum, fazendo-nos lembrar de como a cantora é vista perante os fãs e os críticos musicais. Talvez, a ideia de usar “Cardigan” como single do álbum não tenha sido tão bom. “The 1”, “Exile” e “Hoax” são canções com um potencial maior para servirem de destaque para “Folklore”.
Confira, abaixo, o clipe completo da canção:
O que achou do novo clipe da Taylor Swift?
Deixe nos comentários.