Trajetória Profissional | Quem é Lin-Manuel Miranda?

Talvez  você não o reconheça de primeira, mas é claro que já assistiu/ouviu um de seus trabalhos. Entre Moana: Um Mar de Aventuras, Hamilton, Brooklyn 99 e muitos outros, Lin-Manuel Miranda não é um nome de fácil acesso na mídia mainstream, mas nem por isso ele não merece o devido apreciamento.

O ator, rapper, compositor e escritor nasceu em Nova York dia 16 de janeiro de 1980 e possui origem porto-riquenha. Seu pai era consultor político e sua mãe, psicóloga. Miranda estudou teatro na Universidade de Wesleyan, onde ele continuou a participar de musicais e começou a escrever suas próprias músicas e peças. Dono de um prêmio Pulitzer, dois Grammys, um Emmy e três Tonys, Lin sempre trouxe originalidade tanto nos palcos de teatro e salas de cinema quanto em séries de TV.

Confira agora toda sua trajetória profissional:

In The Heights

Foto: Reprodução

Lin começou a escrever o que viria a ser a peça In The Heights ainda na universidade e com Thomas Kail, alumni de Wesleyan, ele continuou a escrever a peça.

O musical misturou hip-hop com salsa (com música e letra de Miranda) e com um livro de Quiara Alegría Hudes. A história se passa durante três dias e envolve personagens de origem dominicana no bairro de Washington Heights, em Nova York.

In The Heights estreou em fevereiro de 2007 Off-Broadway e continuou até Julho do mesmo ano com Lin no papel principal. Em março de 2008 o musical de fato estreou na Broadway e ganhou o Tony Awards de Melhor Musical, Melhor Trilha Sonora Original e rendeu uma nomeação para Miranda como Melhor Ator em um Musical. Em 2009, o musical ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical.

Além disso, durante a CCXP19, no painel da Warner, o longa inspirado no musical foi anunciado. Sob o mesmo título, a adaptação já possui trailer e trará Quiara como roteirista, além do próprio Miranda na elenco.

Bring It On

Foto: Reprodução

O musical, que conta com a composição de Miranda, Tom Kitt e Amanda Green, estreou no Alliance Theatre em 2011, enganchando com uma turnê nacional em outubro do mesmo ano.

Bring It On conta a história do mundo competitivo de cheerleaders e da rivalidade das equipes. O musical foi baseado no filme de mesmo nome e teve uma temporada curta na Broadway e foi nomeado para dois prêmios Tony.

Confira também:

Na Televisão

No mundo televisivo, o cantor chegou a fazer pequenas aparições em diversas séries, como Sopranos, House, Vila Sésamo, Modern Family, How I Met Your Mother e Brooklyn 99.

Hamilton

Foto: Reprodução

Após ler a biografia de Alexander Hamilton escrita por Ron Chernow, Lin-Manuel Miranda ficou inspirado e começou então o que viria a se tornar seu próximo musical. Em 2012, ele apresentou uma versão estendida de músicas baseadas na vida de Hamilton, nomeada Hamilton Mixtape.

Assim, Hamilton, um musical baseado na Hamilton Mixtape, estreou na Off-Broadway em 2015, dirigido por Thomas Kail. Em sua primeira noite de prévias, mais de 700 pessoas estavam na fila para os ingressos.

Em 2016, uma parte do elenco realizou uma apresentação na Casa Branca e, após a atuação, Miranda executou um rap freestyle para o então Presidente Obama.

Ainda no mesmo ano, Hamilton: The Revolution, escrito por Lin-Manuel e Jeremy McCarter, foi lançado. O livro detalha todo o processo criativo do musical, que vai desde notas de rodapé até imagens dos bastidores.

Agora, em 2020, Hamilton finalmente viu a luz do Sol no mundo digital. Com sua nova casa no Disney+, o musical ganhou uma versão em filme com o elenco original, além de um documentário sobre o símbolo icônico que Hamilton virou para a cultura pop.

Moana: Um Mar de Aventuras

Foto: Reprodução

De 2014 até 2016, Miranda, em conjunto com Opetaia Foa’i e Mark Mancina, trabalhou na trilha sonora da animação Moana: Um Mar de Aventuras. “How Far I’ll Go“, canção principal do longa, foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e Critics Choice Awards.

O Retorno de Mary Poppins

Foto: Divulgação

Um dos projetos mais recentes do cantor, O Retorno de Mary Poppins estreou em dezembro de 2018 e estrela Miranda ao lado de Emily Blunt.

Com tantos projetos em sua carreira, Lin-Manuel Miranda mostrou que veio para ficar e a cada ano se consolida mais diante dos olhos do público. Ele é o ponto que nossa modernidade (felizmente) falhou em enquadrar nos esperados e batidos “jeitos de fazer arte”. Seu jeito de enxergar o mundo e criar arte a partir dele encanta mais pessoas a cada dia que passa.

A diversidade que Miranda busca trazer em todos os seus projetos, desde sobre a cultura polinésia em Moana até a frase “Imigrantes: nós fazemos o trabalho” em Hamilton é o que faz sua voz ter força para quebrar todas as barreiras culturais e ser tão icônica e simbólica na cultura pop.

Então, mesmo que o Disney+ não esteja no Brasil, vale a pena explorar os outros trabalhos de Miranda. Não importa se você é um(a) apreciador(a) de teatro, música ou cinema: Lin-Manuel Miranda deixou sua marca em todas essas áreas e seu brilho está longe de ser apagado.

Aliás, você já viu alguma dessas produções? Deixe nos comentários!

Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.