Anthony Mackie diz que a Marvel precisa melhorar sua diversidade

Em uma entrevista para o “Actors on Actors” da revista Variety, o ator Anthony Mackie – que interpreta o Falcão no universo Marvel – contou a Daveed Diggs (ator ao qual estava entrevistando-o) sobre a necessidade de se ter mais diversidade nos filmes Marvel da Disney.

Durante a conversa, Diggs perguntou ao Anthony como o ator está interagindo com o movimento, se referindo ao “Black Lives Matter” e, então, Mackie respondeu mencionando a nova série da Disney Plus do universo Marvel ao qual está estrelando.

“Quando ‘O Falcão e o Soldado Invernal’ sair, eu serei o líder. Quando ‘Snowpiercer’ saiu, você era o líder. Temos o poder e a capacidade de fazer essas perguntas. Realmente me incomodou o fato de eu ter feito sete filmes da Marvel, onde todo produtor, todo diretor, toda dublê, todo figurinista, toda assistente social, toda pessoa era branca. Tivemos um produtor preto; o nome dele era Nate Moore. Ele produziu ‘Pantera Negra’. Mas, quando você produz ‘Pantera Negra’, você tem um diretor preto, um produtor preto, um figurinista preto, um coreógrafo preto. E eu pensei que isso é mais racista do que qualquer outra coisa. Porque se você só pode contratar pessoas pretas para o filme preto, então você está dizendo que elas não são boas o suficiente quando você tem um elenco predominantemente branco?”

O ator ainda falou sobre as mudanças que ele gostaria de ver nas práticas de contratação.

“Meu grande impulso com a Marvel é contratar a melhor pessoa para o trabalho. Mesmo que isso signifique que se teremos as duas melhores mulheres, teremos os dois melhores homens. Ok. Eu estou ok com esses números pelos próximos 10 anos. Porque isso vai começar a construir uma nova geração de pessoas que poderão colocar algo em seu currículo para conseguir outros empregos. Se tivermos que dividir em porcentagem, divida. E isso é algo que como líderes, devemos apoiar e pressionar.”

Não é de hoje que percebemos pouca representatividade nos quadrinhos, nos filmes e nas séries da Marvel, assim como no universo cinematográfico como um todo. Mas, então, por que nenhuma organização decidiu mudar isso de alguma maneira?

Deixe nos comentários a sua percepção sobre a presença da diversidade nos filmes e séries, assim como Anthony Mackie.

Raphaela Lima
Completamente apaixonada por música e pelo Spider-Man, usa seu conhecimento sobre a comunicação e a cultura pop e seu vício em filmes e memes para complementar a equipe das nerds da cadeira.