Liga da Justiça | Como o corte de Zack Snyder poderá ser diferente da versão de Whedon

A Liga da Justiça de Zack Snyder chegará oficialmente à HBO Max em 2021, mas como o lançamento do corte de Snyder vai ser diferente da versão de 2017 da Warner Bros. concluída por Joss Whedon. A visão de Zak Snyder para o Universo Estendido da DC sempre foi divisória, e isso pode ser visto claramente nas reações a Batman Vs Superman, mas o diretor definitivamente tinha um plano, e a Warner Bros. investiu no longo prazo na história que Snyder estava se esforçando para contar. Tudo isso mudou com o primeiro grande empreendimento do DCEU em reunir seus heróis principais em só lugar, a Liga da Justiça.

Com Batman vs Superman não tendo o desempenho esperado, a Warner Bros. mudou a direção de Liga da Justiça. Quando as filmagens foram concluídas e Snyder teve que se afastar da pós-produção devido a uma tragédia pessoal, a Warner Bros. Convocou o diretor de Os Vingadores, Joss Whedon, para terminar o filme, e com algumas refilmagens realizadas, a Liga da Justiça navegou para ainda mais longe do que Snyder originalmente pretendia. Por fim, o produto final não satisfez ninguém. As bilheterias, críticos, fãs casuais, pessoas que amaram BvS, pessoas que odiaram BvS – todos ficaram unidos contra a Liga da Justiça.

O que se seguiu foi uma longa campanha de fãs exigindo que a WB soltasse o corte original de Snyder do filme e, finalmente, quando as vozes ficaram tão altas que era mais difícil ignorá-las do que apenas liberar a maldita coisa, esse desejo foi atendido. A Warner Bros. confirmou que a Liga da Justiça de Zack Snyder estreará na HBO Max e recebeu um orçamento de aproximadamente US$ 20 milhões para completá-la. Agora que o corte de Snyder está a caminho, o que os fãs podem esperar mudar?

História da Liga Da Justiça

Liga da Justiça
Imagem: Warner Bros.

Antes e depois de Whedon chegar, a Warner Bros. procurou afastar o filme da maratona de várias horas que Snyder havia planejado para um filme de super-herói mais palatável e rápido. Eles conseguiram isso, mas à custa de alguns personagens lamentavelmente subdesenvolvidos. Lembre-se, o filme dos Vingadores de Whedon foi precedido por anos de lançamentos solo, mas Cyborg, Aquaman (Jason Momoa) e Flash (Ezra Miller) ainda exigiam histórias de fundo completas em Liga da Justiça, e era exatamente isso que Snyder planejava dar a eles. De fato, o diretor descreveu o Cyborg de Ray Fisher como o coração pulsante de seu filme. Consequentemente, o corte de Snyder terá a chance de explorar Victor Stone, incluindo sua vida pré-ciborgue, sua transformação tecnológica e como ele adquire conhecimento das lendárias Caixas Maternas. Snyder também revelou que o pai de Victor morreria em sua versão da Liga, e essa batida emocional é que define o personagem.

Barry Allen também pode esperar algo mais na história de Snyder. A versão de Snyder originalmente tinha Barry salvando Iris West, seu interesse amoroso, o que sugere a possibilidade de mais insights sobre a vida pessoal de Flash do que a versão de 2017. Um pouco menos claro é como Aquaman será reescrito para o corte de Snyder. Por um lado, Liga da Justiça originalmente continha aparições de Amber Heard e Willem Dafoe em seus papéis que foram mostrados em Aquaman, que teriam se expandido na história de Arthur Curry antes de ser recrutado por Bruce Wayne (Ben Affleck). Essa filmagem pode ser incluída na Liga da Justiça de Zack Snyder, mas agora pode ser redundante depois do filme do Aquaman, de James Wan – filme solo do personagem que foi um sucesso comercial e crítico.

O principal arco de unir a Liga para combater o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) e descobrir os segredos das Caixas Maternas permanecerá o mesmo, mas o corte de Snyder provavelmente se arrastará pelas várias sub-tramas. Whedon alterou o uso dos Parademônios, acrescentando o canto da sereia e a ideia de que eles são capazes de sentir o medo. Isso significa que Bruce Wayne terá que aprender sobre as Caixas Maternas por diferentes meios – provavelmente por meio de Lex Luthor, de Jesse Eisenberg, que supostamente teria um papel muito maior no filme de Snyder. Pela mesma lógica, a batalha final também será diferente. O corte de Snyder, particularmente a luta final contra o Lobo da Estepe, poderá trazer de volta o final original da Mulher Maravilha decapitando o vilão. Além disso, Snyder confirmou que o ponto da trama da família russa no terceiro ato não veio dele, sugerindo que o ato final de sua versão, será mais diretamente focado na grande batalha.

Liga da Justiça
Imagem: Warner Bros.

Espera-se que a história de uma fazenda da família Kent que está sendo recuperada tenha vindo de Whedon, e que seja abandonada, e em seu lugar possam estar as ideias apresentadas em Batman vs Superman e linhas de DCEU mais amplas que foram descartadas no filme de 2017. Uma das histórias de BvS que podem ter mais destaque, e a qual Bruce Wayne sonha com um futuro apocalíptico e recebe um aviso do Flash. Isso nunca foi explicado depois que a Warner Bros. mudou a direção da franquia, e embora Snyder não possa expressar toda a sua visão do DCEU nesse corte da Liga, há uma oportunidade de abordar esses tópicos remanescentes. Outra faceta importante da Liga Justiça removida após a partida de Snyder foi a presença do Caçador de Marte, que já foi confirmado. Os fãs não devem esperar ver o personagem como um membro de pleno direito da equipe, mas a própria identidade revelada parece definida para ser incluída.

O Tom da Liga Da Justiça

Liga da Justiça
Imagem: Warner Bros.

Essencialmente, menos MCU e mais Batman vs Superman. Mesmo antes de Zack Snyder deixar o projeto, a Warner Bros. estava pressionando por um filme mais leve, depois que Batman vs Superman foi criticado por ser muito sombrio. A contratação de Whedon para as refilmagens apenas destacou as intenções do estúdio, com o cineasta conhecido por misturar ação com seu humor de marca registrada, e o corte dos cinemas está repleto de piadas familiares de Whedon. A mudança é malsucedida e deixa a Liga da Justiça em um atoleiro tonal inconsistente, com piadas forçadas e piadas de sexo, mas sem senso de identidade, deixando os personagens e o público para baixo.

Deprimentemente, a Mulher Maravilha suportou o peso disso na versão de 2017. A tensão sexual entre Diana e Bruce é aumentada em mais um ângulo legítimo de romance, e há várias piadas que brincam diretamente no fato de que a Mulher-Maravilha (Gal Gadot) é a única mulher do time, principalmente com a avaliação de Aquaman sobre a atratividade de Diana, enquanto está sentado em seu laço. Depois de um passeio solo muito forte, dirigido por Patty Jenkins, a Amazona mereceu mais. Talvez mais compreensivelmente, o corte da Liga da Justiça de Whedon tenha se inclinado no tom de Mulher-Maravilha para algumas cenas centradas em Diana, mas é improvável que isso faça parte do filme de Snyder.

Os filmes intensos, estilizados e maduros de super-heróis de Zack Snyder não são do gosto de todos, isso é conhecido e é verdade desde antes de o diretor dirigir o DCEU. Mas, por mais que esse tom sombrio se divida, Liga da Justiça foi um filme que clamou por alguma forma de consistência, já que traços de dois diretores muito diferentes se chocaram no lançamento dos cinemas. Não importa o que você pense sobre o estilo de filmagem de Zack Snyder, a Liga da Justiça com uma base tonal clara será uma grande melhoria.

Em busca desse tom mais sombrio, algumas informações espalhadas pela internet confirmaram que a Liga da Justiça de Snyder originalmente apresentava uma presença militar muito mais pesada, por exemplo, durante a luta entre a Liga e o Superman no Hero’s Plaza. As autoridades estão ausentes principalmente na tomada mais leve de Whedon e, sem dúvida, serão restabelecidas na nova versão de 2021 de Snyder. Somando-se a essa diferença de tom, a trilha sonora inédita de Junkie XL foi concluída enquanto Snyder ainda liderava a produção e certamente verá a luz do dia em toda a sua glória agora que o corte de Snyder está oficialmente chegando.

Ressurreição e retorno do Superman

A história do Superman é, sem dúvida, o elemento mais picado e modificado, como evidenciado pelo infame CGI que ele recebeu durante as refilmagens. Felizmente, a presença de um hediondo lábio superior ajuda a indicar exatamente quais momentos do Superman foram alterados … e é praticamente tudo. Além de separar as caixas Maternas com Cyborg e voltar para casa no final do filme, todo o resto do arco do Superman está sujeito a alterações na versão de Snyder, embora seja difícil definir exatamente como.

Fotos adicionais da Liga visitando o túmulo de Superman e o laboratório STARS, combinadas com imagens de trailer enfatizando o legado de Clark, provam que o corte de Snyder colocou mais ênfase no raciocínio por trás da ressurreição de Superman, em vez de vir a Bruce Wayne de repente como um plano vindo do batcinto para derrotar o Lobo da Estepe. Parece que a ressurreição do Superman era parte de um arco maior que volta à Batman vs Superman. Outra mudança feita enquanto Snyder ainda era diretor de Liga da Justiça, é a remoção de uma cena em que Lois Lane (Amy Adams) foi morta. Essa escolha criativa pode ter sido parte da tentativa geral de “relaxar”, mas com Snyder agora totalmente no controle, a cena poderia ser reinserida?

Os colaboradores de Snyder também prometeram um Superman mais desequilibrado até a batalha final, que se encaixaria no tom geralmente mais intenso do diretor. Embora grande parte do material de Henry Cavill tenha sido claramente refilmado sob Whedon, a arte conceitual de Snyder prova que certos momentos foram meramente reinvenção de cenas filmadas anteriormente, como a batalha contra a Liga da Justiça e seu reencontro com Lois Lane. Consequentemente, a história de Clark pode não ser renovada por atacado na versão de Snyder, mesmo que algumas cenas sejam esteticamente diferentes.

Um momento em que os fãs definitivamente esperam assistir em todo o seu contexto é a aparente reunião entre Alfred (Jeremy Irons) e Superman – cena que está no trailer filmado com o copo de água no estilo Jurassic Park. Essa cena estava faltando na versão de 2017, indicando que o Superman de Snyder é mais sombrio por mais tempo, e talvez até incorporando o famoso traje preto dos quadrinhos. Por mais que a história do Superman mude no corte de Zack Snyder, pelo menos o público poderá olhar para o rosto dele sem recuar de horror.

A estreia de Darkseid

Com BvS, Zack Snyder parecia estar montando um vilão maior no DCEU puxando as cordas das sombras, e pensava-se que o Lobo da Estepe seria apenas um emissário do muito mais significativo Darkseid. Várias fontes confirmaram que Darkseid realmente teria um papel na versão original, embora a extensão disso ainda não seja conhecida. Uma imagem divulgada do filme parece sugerir a chegada de Darkseid no final da Liga da Justiça, talvez como um vilão final após a derrota de Lobo da Estepe, ou talvez como meio de montar um futuro filme.

O Lobo da Estepe ainda será o principal antagonista da Liga da Justiça no corte de Snyder, mas espera que muita configuração de Darkseid seja adicionada, com o diretor confirmando cenas com Ray Porter interpretando o icônico vilão da DC. A julgar pelos vários trechos de informações disponíveis no corte de Snyder, o filme deveria explorar os anos mais jovens de Darkseid e estabelecê-lo como um vilão abrangente da franquia, de uma maneira que se ligava diretamente ao segmento da trama do Knightmare Batman, apresentado em BvS. A comparação óbvia a ser feita é com Thanos do MCU. Enquanto Loki era o vilão de Os Vingadores, ele estava sob ordens de Thanos, que estava sendo preparado como um maior adversário aparecendo ao fundo.

Claro, será interessante ver quanto do material de Darkseid entra no próximo corte da Liga de Snyder, já que o personagem não era destinado como o principal vilão até filmes posteriores. Agora que o plano completo de DCEU de Snyder (provavelmente) não vai acontecer, tudo precisa estar contido em sua edição da Liga da Justiça, em vez de criar sequências que nunca virão. Isso pode significar que a presença de Darkseid no corte de Snyder é reduzida ou, inversamente, amplificada para trazê-lo à tona muito mais cedo.

Por fim, o que sabemos até agora é que o anúncio de uma versão de Snyder, dividiu os fãs. Há aqueles que adoraram a ideia e aqueles que acham algo desnecessário. O que nos resta é esperar e ver o que o futuro tem para nos mostrar sobre a Liga da Justiça. E você o que está esperando do Snyder Cut? Conte pra gente nos comentários.

Gabriel Martins
Carioca, amante de cultura POP e esportes. Quando não estou assistindo jogos do Flamengo, geralmente estou escrevendo sobre cinema e televisão.