Recentemente, tivemos a confirmação de uma série live-action de Percy Jackson e os Olimpianos, exclusivo para o novo serviço de stream Disney+. Foi uma onda de alívio entre os fãs que lutaram por uma adaptação fiel dos livros há anos.
Muitos sabem de toda a jornada turbulenta e decepcionante que o Tio Rick (apelido carinhoso dado pelos fãs para Rick Riordan, autor da saga) e seus fãs tiveram que enfrentar para chegar aqui.
A editora dos livros e a venda dos direitos do filme
O primeiro livro, O ladrão de raios, foi publicado em 2005, pela Disney Hyperion. Como o próprio nome já diz, a Hyperion é uma editora que pertence à Disney. Todos os outros livros da saga foram publicados por ela, porém, em junho de 2004 – um ano antes do primeiro livro sequer ser publicado – a Disney desistiu de uma possível adaptação e passou os direitos do filme para a 20th Century Fox, que foi a responsável pelas adaptações dos dois primeiros filmes.
Os filmes
Em abril de 2007, na época em que o terceiro livro estava sendo lançado, a Fox deu sinal verde para começar o projeto e contratou o diretor Chris Columbus. Vale lembrar que Columbus também é o diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal e outros da mesma saga.
Percy Jackson: O ladrão de raios estreou no dia 12 de fevereiro de 2010, trazendo uma adaptação totalmente fora de curso. O filme até um alcançou um pequeno grupo, mas foi duramente criticado pelos fãs. Decepcionando muitos dos semideuses – forma como os fãs são titulados – que estavam mais do que ansiosos para ver o mundo de Percy Jackson nas telonas, o filme foi considerado um fracasso.
Mas o que será que deu tão errado? Para os leitores que assistiram, a resposta é: quase tudo. Começando pelo fato de que, nos livros, Percy tem apenas 12 anos quando entra no Acampamento Meio-Sangue pela primeira vez e no filme ele é retratado como um adolescente de 16 anos – além de muitos outros detalhes relacionados à aparência dos personagens e enredo.
Apesar das críticas, o ok para o segundo filme foi dado e eles começaram a gravação em Abril de 2012. As gravações terminaram em Julho do mesmo ano, mas os atores tiveram que regravar algumas cenas em janeiro de 2013. Ninguém tinha muita esperança de que o filme fosse ser bom, até que saiu o trailer:
Confira também:
O trailer realmente agradou toda a fanbase na época, que acabaram até subindo uma hashtag no twitter: #TrailerOfSoMIsPerfect (no caso SoM é abreviação para Sea Of Monsters, Mar de Monstros em inglês). Confira:
Infelizmente, teria sido melhor para os fãs se só o trailer tivesse sido lançado, já que o filme foi uma grande decepção. Eles fizeram algumas reparações em relação ao primeiro longa, como por exemplo, o cabelo da Annabeth. Também colocaram algumas cenas bem fiéis, mas sua conclusão é totalmente sem nexo e é como se jogassem tudo por água abaixo.
Três anos sem notícias
Apesar de não ter agradado totalmente os fãs, o filme não pode ser considerado um grande fracasso de bilheteria, já que arrecadou 200 milhões de dólares, mais que o dobro que seu orçamento – 90 milhões. No entanto, a Fox com certeza esperava um ganho muito maior, portanto a dúvida se um terceiro filme seria feito surgiu.
Durante três anos, nem Rick, nem a Fox mencionaram o filme de A Maldição do Titã – terceiro livro da saga. Apenas Logan Lerman, que interpretou Percy nos filmes, dava notícias de que o filme não seria feito. Até que em outubro de 2016 surgiu um rumor de um reboot, mas não um remake nos cinemas e sim nas telinhas.
Rumores de um reboot na emissora de TV “CW”
Finalmente alguma notícia relacionada à adaptação dos nossos queridos livros, mas… Uma série? Percy Jackson com certeza era digno de um orçamento muito maior do que um programa de TV. Porém, dessa forma teríamos mais tempo para contar a história e adaptá-la de uma maneira mais fiel e completa.
Os semideuses começaram a aceitar e até se animar com a ideia, principalmente quando foi informado que a emissora que pretendia transmitir a série disponibilizaria um dos maiores orçamentos da história da TV para um contrato de 10 anos.
Além disso, eles iriam designar a mesma equipe criativa da série The Flash junto com Rick. Parecia que finalmente os fãs iam ter uma segunda chance e que poderia funcionar!
Porém, o sonho morreu em março de 2017, quando Riordan decidiu finalmente falar sobre os direitos de todas as histórias do universo de Percy Jackson.
Luta pelos direitos de Percy Jackson
Riordan revelou que a Fox possuía todos os direitos de Percy Jackson, isso incluia os direitos de TV também. E, para piorar, o estúdio não tinha apenas os direitos de Percy Jackson e os Olimpianos, como também de Heróis do Olimpo e As provações de Apollo.
Isso não seria um problema tão grande se ele também não tivesse revelado que estava tentando comprar os direitos de volta desde a época do lançamento de Percy Jackson: Mar de Monstros, mas a distribuidora se recusava a vender para ele por qualquer preço. Não apenas para ele, como para qualquer outra distribuidora ou emissora.
Mas o estúdio não tinha mais planos para futuros filmes ou séries, já que eles não pretendiam fazer mais nada com esses direitos. A Fox apenas jogou o universo todo no limbo. A essa altura, os fãs já acreditavam que era o fim dessa história – até que um milagre aconteceu e a Disney comprou a 21st Century Fox.
Aquisição da Fox pela Disney
Para muitos, essa compra significou a volta de algumas franquias para a Marvel, mas para os semideuses e para o Tio Rick, essa compra foi “a volta de Percy Jackson para casa” e a possibilidade do projeto sair do limbo e ter um reboot.
Desde então, os fãs estavam lutado nas redes pedindo uma série no Disney+ e Rick estava lutando muito para levar essa ideia à frente de outro. Até que finalmente, a melhor notícia para quem acompanhou toda essa história chegou!
Rick Riordan anuncia série de Percy Jackson no Disney+
O momento dos semideuses chegou! Tio Rick pegou todos de surpresa anunciando em suas redes, em um vídeo com sua esposa Becky, que Percy Jackson vai virar sim uma série no Disney+!
Apesar de não ter dado muitas informações, sabemos que a primeira temporada será apenas sobre o primeiro livro O Ladrão de Raios, o que nos leva a pensar que cada temporada será sobre um livro.
Sabemos também que Riordan e sua esposa estarão envolvidos no processo e que supervisionarão todas as etapas de criação da série (o que nos dá muita esperança da adaptação seguir um caminho diferente dos filmes).
Inclusive, o escritor pegou os fãs de surpresa mais uma vez ao postar uma foto da capa do roteiro do episódio piloto da série que, aparentemente, terá o mesmo nome da saga de livros. A postagem nos leva a hipótese de que quem esta escrevendo o roteiro é ninguém mais, ninguém menos que o próprio Rick. Seria um sonho realizado para os semideuses, certo?
Ufa, terminamos essa jornada e, felizmente, da melhor maneira possível! Agora nos resta torcer para que a justiça seja feita e a nova adaptação seja tudo que esperamos e muito mais!