O thriller de ação com Chris Hemsworth, Resgate, chegou a Netflix com reações mistas – algo comum entre os trabalhos do elenco dos Vingadores fora do MCU. Resgate permite que Hemsworth se afaste de Thor, o personagem que o lançou ao estrelato. No entanto, os críticos têm sido menos gentis com Resgate do que com os filmes da Marvel de Hemsworth, e a recepção morna se encaixa com outros filmes que não são da Marvel que protagonizam atores conhecidos por seu trabalho no MCU.
Em Resgate, Hemsworth interpreta o mercenário Tyler Rake, que é contratado para resgatar o filho de um terrorista das garras de um rival. Parece o enredo de centenas de outros filmes de ação, e muitas vezes parece um recauchutado de Chamas da Vingança (2004) ou Busca Implacável (2008). Resgate tem um incrível trabalho de câmera e fortes desempenhos que o diferenciam de outros do gênero obsoleto. Ainda assim, sua violência gratuita e ignorância das questões sociais impedem que ele alcance a grandeza.
O público pode ter dado uma recepção mais calorosa para Resgate, mas a recepção crítica e morna do filme indica um problema maior com os Vingadores lançados fora da Marvel. Poucos tiveram filmes de sucesso comercial ou crítico desde que pegaram seus respectivos mantos. Dolittle de Robert Downey Jr., afundou na crítica e no público; atualmente, ele conta com incríveis 15% de aprovação no Rotten Tomatoes, e o filme notoriamente perdeu para a Universal um monte de dinheiro. O recente remake com Scarlett Johansson, Ghost in The Shell não se saiu muito melhor. Até os queridos dos críticos como O Expresso do Amanhã, com Chris Evans, não conseguiram ganhar força nos cinemas.
Todos esses são atores incrivelmente talentosos. A performance de Hemsworth em Resgate é um dos elementos mais fortes, e Johansson recebeu indicações ao Oscar em 2020 por seu trabalho em História de Casamento e Jojo Rabbit. Downey, duas vezes indicado, era um nome familiar antes do Homem de Ferro em 2008. Considerando a brilhante atuação de Evans em Entre Facas e Segredos e, mais atrás, o brilho de Tom Holland em O Impossível, de 2012, o talento não é o problema. Então, o que mantém os Vingadores de um sucesso comercial e crítico consistente?
A Marvel produz grandes sucessos de bilheteria, e Hemsworth se tornou sinônimo de Thor. O público nem sempre está disposto a aceitar grandes nomes em novos papéis. Isso vem acontecendo há décadas; A carreira de Mark Hamill nunca decolou apesar de ser o protagonista de Star Wars. Hamill interpretou Luke Skywalker em seis filmes espalhados por 42 anos. Por outro lado, Hemsworth apareceu em sete filmes como Thor – oito, se você contar com Doutor Estranho – em apenas oito anos. Thor tornou-se parte de sua identidade para o público.
No entanto, a própria Marvel desempenha um papel maior nesse problema. À medida que o estúdio e a empresa-mãe Disney crescem em tamanho, a empresa combinada está levando muito oxigênio do filme com eles. Os cinemas precisam de bilheteria, o que deixa menos espaço para filmes de orçamento médio. Para agravar o problema, é difícil para os atores trabalharem simultaneamente em várias franquias: Homem de Preto: Internacional com Hemsworth e Dolittle de Downey Jr., mostram que o lançamento de uma série de sucesso não garante outra. Isso faz com que muitos atores de grande sucesso assumam papéis menores – em graus variados de sucesso. Um Laço de Amor com Evans, por exemplo, era muito querido, mas veio e foi rapidamente; O drama de Downey de 2014, O Juiz teve um problema semelhante. Agora, muitas das estrelas estão se movendo para a TV. Evans está atualmente promovendo seu próximo projeto: uma minissérie, Defending Jacob, para a Apple TV.
Se Hemsworth e o roteirista Joe Russo não são nomes grandes o suficiente para conseguir um lançamento no cinema para Resgate, há pouca esperança para filmes menores e mais lentos. É uma pena, porque o sucesso da Marvel se baseia em seu elenco. Eles são todos ótimos atores que merecem papéis que possam mostrar seu alcance. Resgate é bom, mas Hemsworth interpreta essencialmente um super-humano no filme. O público raramente recompensa suas performances mais arriscadas e, até que isso aconteça, os Vingadores ficarão com mais do mesmo.
Confira nossa crítica de Resgate: