2021 tem uma quantidade impressionante de filmes importantes programados para serem lançados, e isso pode ser bom ou ruim, dependendo de quem você perguntar. O cronograma de lançamento de filmes continua a mudar devido à pandemia de coronavírus em andamento e é provável que outros títulos sejam adiados nas próximas semanas. Por enquanto, o ano de 2021 está repleto de blockbusters.
Antes da crise do coronavírus se espalhar pelo mundo, 2021 já estava programado para ser um grande ano em termos de filmes. Franquias monumentais como o MCU estavam se preparando para lançar 4 filmes, enquanto o DCEU tem The Batman, O Esquadrão Suícida e Adão Negro. A programação original do ano também contava com títulos de sucesso como Mortal Kombat, Jurassic World 3, Space Jam 2, Missão Impossivel 7, Uncharted, Animais Fantásticos e Onde Habitam 3 e Avatar 2.
Devido aos vários atrasos na produção e fechamentos de cinemas por todo o mundo, os estúdios entraram em ação e adiaram vários títulos importantes para 2021. O MCU mudou Os Eternos para 2021 para se juntar a Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e a próxima sequência do Homem-Aranha prevista para o próximo ano. Morbius da Sony também foi adiado para 2021, juntamente com filmes como Jungle Cruise, Ghostbusters: Mais Além e Velozes e Furiosos 9. Esses títulos são adicionais aos lançamentos de 2021 mencionados anteriormente. E é provável que alguns dos filmes previamente planejados para estrear em 2021 também sejam lançados, o ano ainda está surgindo como um ano movimentado para os amantes de filmes.
O que a programação de filmes em 2021 significa para os espectadores e estúdios?
Ver a enorme lista de filmes lançados em 2021 é provavelmente, muito emocionante para os espectadores. Nestes tempos de incerteza, a maioria das pessoas sonha com os dias em que possa visitar os cinemas para sentir novamente uma sensação de normalidade em suas vidas. Com as restrições, a história do cinema de 2020 sempre terá um asterisco ao lado, devido à série sem precedentes de eventos que ocorreram. Depois que os cinemas reabrirem, os fãs de filmes esperam um fluxo constante de conteúdo há muito aguardado e 2021 parece ir além das expectativas em termos de lançamentos com qualidade de sucesso de bilheteria.
Por outro lado, os estúdios de cinema podem se encolher na longa lista de lançamentos no calendário de 2021. Os estúdios certamente não querem que os fãs esperem mais por seus títulos, mas sem dúvida haverá uma preocupação quando se trata de um mercado complicado. Os lançamentos definitivamente trarão números enormes nas bilheterias, mas a longevidade pode ser um problema.
Tome maio de 2021 como exemplo, quando Shang-Chi, Matrix 4, John Wick e Cruella estão programados para estrear. Todos eles chamarão a atenção, mas os estúdios não querem que esses títulos concorram entre si ao mesmo tempo em que os próximos meses também tenham outros títulos com potencial de sucesso de bilheteria. Há vários meses em 2021 que enfrentam esse problema, o que pode resultar em quedas sérias nos ganhos de bilheteria após os fins de semana de lançamento. Não seria surpreendente ver os estúdios reconsiderarem os lançamentos originalmente planejados para 2021 e os mudarem para 2022, causando um efeito dominó.