NOS BASTIDORES: As Curiosidades Por Trás Da Trilogia “Homem-Aranha” De Sam Raimi

Já se passaram mais de 10 anos desde que “Homem-Aranha 3“, o último filme da saga dirigida por Sam Raimi chegou aos cinemas. Desde então, o cabeça de teia já passou por duas reimaginações pelo cinema, com Andrew Garfield em 2012 e 2014, e Tom Holland, desde 2016.

Mesmo passado tanto tempo, muitas curiosidades e easter eggs ainda permanecem desapercebidos por muitos fãs. Nesta primeira edição da coluna “Nos Bastidores“, iremos mostrar algumas curiosidades sobre os três longas que marcaram uma geração dos super-heróis nas telas.



Assassino do Tio Ben ou motorista?

Michael Papajohn interpretou o bandido Dennis Carradine em “Homem-Aranha” (2002), ele foi o susposto assassino do Tio Ben, que acabou morrendo ao tropeçar em um cano, em um prédio abandonado, quando confrontava Peter Parker. Michael foi o único ator a retornar no reboot da franquia, em “O Espetacular Homem-Aranha” (2012) como o Alfie, o motorista do Dr. Rajit Ratha. 


Bruce Campbell


A participação de Bruce Campbell provavelmente foi uma das curiosidades mais notadas pelos fãs através dos anos. Muito se suspeitava que ele interpretaria um vilão futuramente ou que ele estava sempre observando Peter por perto. Mas a verdade é que sua escalação sempre foi uma questão de amizade com o diretor Sam Raimi, Os dois trabalharam juntos em “Uma Noite Alucinante” (Evil Dead, 1981), que Raimi também dirigiu.

Homem-Aranha 4” foi um projeto vivo por alguns anos. Até ser oficialmente cancelado, o filme já estava em fase de pré produção e alguns materias, como storyboards acabaram vazando com o tempo. Um deles revela uma cena do longa, que traria o vilão “Mistério“, um pouco diferente de como conhecemos nas HQs, provavelmente comp apenas um bandido fantasiado que seria preso. Seu interprete? Ninguém menos do que o próprio Bruce Campbell.

Octavia Spencer

Em 2002, quando “Homem-Aranha” chegou aos cinemas, Octavia Spencer já estava em sua carreira como atriz há alguns anos, mas ainda faltara mais alguns anos até receber seu devido reconhecimento e se revelar como uma das maiores atrizes de Hollywood. Spencer faz uma breve participação, mas hilária no longa, quando Peter Parker vai se registrar para o campeonato de luta livre.

Lucy Lawless, a Xena, a Princesa Guerreira

Se lembram quando Peter se torna definitvamente o Homem-Aranha? E diversos cidadãos de Nova York começam a comentar sobre o homem que se balançava entre os prédios? Pois bem, uma delas, não é ninguém menos do que Lucy Lawless, a própria Xena, a Princesa Guerreira!

Sara Ramirez

Seguindo na lista de participações especiais nos longas desapercebidas, a atriz Sara Ramirez, famosa por seu papel em Grey’s Anatomy, também participou de “Homem-Aranha” (2002), como a policial que estava no local do acidente de Tio Ben.

Mr. Ditkovitch

Como se esquecer do senhorio de Peter Parker? O Sr. Ditkovitch teve seu nome em homenagem a um dos criadores do próprio Homem-Aranha: Steve Ditko. “Veio pagar o aluguel?

Emily Deschanel

A atriz Emily Deschanel também teve sua participação na saga do teioso. Em “Homem-Aranha 2 (2004), a atriz da série “Bones” interpreta a secretária que pede pelas pizzas no início do longa e não paga por elas. Tudo culpa daquele armário das vassouras!


Família no elenco

Se lembram do Hoffman, o assistente do J. Jonah Jameson no Clárim Diário? Ele é interpretado por Ted Raimi, o irmão do diretor Sam Raimi.



Doutor Estranho

Teria sido J. Jonah Jameson, o primeiro personagem a fazer referência a outro super herói? Em “Homem-Aranha 2” (2004), quando o Dr. Otto Octavius começa a ameaçar a cidade, Jameson Hoffman começam a discutir qual será o nome que usarão para o vilão nos jornais, Hoffman sugere o nome “Doutor Estranho“; Jameson responde: “É bom, mas já existe.

Desejos reprimidos?

Em umas das cenas deletadas de “Homem-Aranha 2” (2004), e certamente uma das mais hilária, vemos Jameson vestindo o traje do herói, após ele ter jogado no lixo e Jameson ter comprado de um morador de rua que encontrou no lixo. Confira a cena abaixo:

Louise Kennedy e John Frazier

Em “Homem-Aranha 2” (2004), quando Peter está fora do teatro onde Mary Jane se apresenta, podemos ver ela se despedindo de uma colega de trabalho e temos uma clara visão de um dos cartazes do teatro. O cartaz é uma referência ao artista de efeitos especiais John Frazier, que trabalhou com o diretor nos três longas do herói.

Na mesma cena, vemos a colega de trabalho de Mary JaneLouise KennedyLouise nas HQs era uma policial que se apaixonou por Kaine, um dos clones do aranha. No filme, ela foi interpretada pela atriz Vanessa Ferlito, a estrela de alguns filmes de Quentin Tarantino, como “À Prova de Morte” e “Grindhouse“.


Nem Sam Raimi perdoa 


Ainda em “Homem-Aranha 2“, quando Peter Parker está correndo para sua aula com o Dr. Connors, ele derruba seus livros no chão e acertam ele diversas vezes. O homem que passa acertando a mochila em seu rosto, não é ninguém menos que o próprio diretor, Sam Raimi. Pobre Peter…



Família no elenco


Após parar o trem e evitar um grande acidente enquanto enfrentava o Doutor OctopusPeter cai inconsciente e é carregado para dentro do vagão pelos cidadãos. Quando ele nota que está sem sua máscara, dois garotos aparecem e entregam sua máscara de volta para o herói. As duas crianças em cena são os irmãos mais novos de Tobey Maguire, o próprio Homem-Aranha


E os irmãos mais novos de Tobey não foram as únicas crianças a aparecerem. Se lembram em “Homem-Aranha 3” (2007), quando o Harry Osborn, o Novo Duende, chega para o combate ao lado de Peter contra o Homem-Areia e Venom? Os dois jovens que gritam entusiasmados são os filhos do diretor Sam Raimi, e a garotinha que vende sua câmera fotográfica para J. Jonah Jameson durante o combate, é a filha de Raimi. Que fofos!


O Duende Macabro


No início de “Homem-Aranha 3” (2007), vemos o laborátorio de Harry Osborn, onde ele se transforma no Novo Duende (New Goblin), neste momento vemos alguns acessórios seus e de seu falecido pai, o Duende Verde original. É possível ver uma máscara semelhante a do Duende Verde, porém nas cores prata e douradas, é uma referência direta ao Duende Macabro. Idêntidade que acreditavamos que Harry tomaria após o final de “Homem-Aranha 2“.


Bernard e John Paxton


Antes do lançamento de “Homem-Aranha” (2002), quem estava no páreo para interpretar Norman Osborn, o Duende Verde, era o ator Bill Paxton (famoso por filmes como “Twister” e “Titanic“), porém quem ficou com o papel foi Willem Dafoe. No entanto, seu pai, John Paxton foi escalado como Bernard, o humilde mordomo de Norman HarryBernard teve maior destaque em “Homem-Aranha 3” por cuidar de Harry quando estava com a perda de memória e após o acidente com seu rosto, revelar a verdade por trás da morte de seu pai.

John Paxton faleceu em 2011, seu último trabalho foi em “Oz: Mágico e Poderoso“, ao lado de James Franco, o intérprete de Harry Osborn




Joe Manganiello e Flash Thompson


Apesar de todas as críticas de “Homem-Aranha 3“, não podemos negar que Sam Raimi raramente comete falhas de continuação. Em “Homem-Aranha” (2002), antes de fazer sucesso, Joe Manganiello interpretou o valentão Flash Thompson. O personagem interpretado por Manganiello voltou a aparecer em um breve momento no final de “Homem-Aranha 3” (2007), no momento do funeral de Harry Osborn, colega do colégio.




O Teaser Trailer cancelado do primeiro filme


No início de 2001, um ano antes do lançamento do primeiro filme. A Sony preparou um teaser promocional para divulgação do longa. No teaser, um grupo de bandidos realiza um assalto a um banco e fogem de helicóptero, porém o herói prende o veículo com os bandidos em uma teia gigante entre as Torres Gêmeas, quando o teaser ia ser liberado, pouco tempo havia se passado do terrível acidente com o World Trade Center e resolveram cancelar o lançamento do teaser. Anos depois, ele acabou vazando.

Estas foram apenas algumas das muitas curiosidades da trilogia que mudou o cinema no gênero dos super heróis. Ficou alguma curiosidade que você conhece e não entrou na lista? Compartilhe conosco e deixe sua opinião!

admin