Depois da trama controversia de Star Wars – Os Últimos Jedi, Rian Johnson surpreende com trama misteriosa cheia de reviravoltas, Entre Facas e Segredos traz um mistério genuíno cm um gostinho dos mistério da rainha do gênero, Agatha Christie.
A trama se inicia com a típica apresentação do ponto de vista de cada personagem, com a rápida inclusão de flashbacks, para que aos poucos seja mostrado a história de cada de personagem e suas motivação. A família Thrombey é ambiciosa, com cada parente pronto para lidar com o que for preciso para colocar a mão no dinheiro do falecido. Johnson sabe ‘brincar’ com a necessidade de cada personagem em mostrar um ótimo relacionamento com o falecido, que na verdade não passava de um showzinho na espera do momento em que Harlan Thrombey fecharia os olhos, o famoso agrado antes de puxar o tapete.
O filhinho do papai, o que nunca fez nada na vida, o que nunca conquistou nada sozinho, a que esteve mais do que pronta para por a mão na herança, o tio insuportável que odeia imigrantes, a que se apoiou na família e usufruiu de mais do que deveria, a viciada, o nazista, e Marta (Ana de Armas), a enfermeira pessoal de Harlan e imigrante. Johnson trouxe grandes e fortes personalidades para os seus personagens, abusando do diferencial, construindo e destruindo os personagens de forma certa e no momento certo. Dessa forma o diretor encontrou uma forma rápida, mas sem deixar furos, de lidar com cada personagem. Assim a trama acaba se dividindo entre o mistério da morte de Harlan e a briga familiar que a leitura do testamento acaba trazendo.
É a inclusão de Marta que deixa a história mais leve e divertida, a personagem honesta e de bom coração, que de certa forma não consegue mentir. Devido a um distúrbio, Marta tem aversão a mentiras, e toda vez que conta uma, a personagem vomita. Dessa forma o famoso detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) resolve deixar Marta a seu lado durante a investigação.
Mas é Rian Johnson quem deixa essa trama cheia de mistério tão interessante. Com seu roteiro recheado de reviravoltas, é apresentado uma mistério atrás do outro, resolvendo os de forma rápida e surpreendente. Mas de todas as formas, é perceptível que dava para trabalhar mais nessa trama, não em um filme, talvez em uma série, apresentando aos poucos os flashbacks e mistérios sobre a morte de Harlan que precisam ser tratados tão rápido.
A direção de Johnson não deixa de caprichar entre os pequenos intervalos de flashbacks e os momentos atuais, caprichando nos pontos de vistas inicias de cada personagem, brincando com as passagens de tempos, como: o girar de uma moeda ou a passagem de um personagem pela porta. Mas de todas as formas abusando do charme e inteligência de seu detetive que aqui não poderia ser outro ator além de Craig. Mas, tal feito não se aplica apenas para Craig, todo o elenco de peso tem sua magnitude, apesar de acontecer uma rápida exploração de seus diversos personagens, mostrando aos poucos cada ponto de vista. O elenco de “Entre Facas e Segredos ” está presente para dar a cereja ao bolo de Johnson, os grandes nomes do cinema Chris Evans, Ana de Armas, Daniel Craig, Katherine Langford, Jaeden Lieberher, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon e outros, trazem o melhor de seus personagens em uma famosa briga pela herança do falecido e adorado paizão/vovôzão.
O filme abusa de sua identidade visual, trazendo uma paleta de cores fortes, sem deixar de ornar com seus ambientes antigos, principalmente a mansão em que parte do filme se concentra, dando um ambiente frio para a trama de mistério. Entre Facas e Segredos é um filme divertido e construído de forma genuína e curiosa, trazendo originalidade com grande elenco e ótimas atuações, a trama de Rian Johnson é sem dúvidas um dos pontos alto do mistério em 2019.
Entre Facas e Segredos (Knives Out)
Direção: Rian Johnson
Nota: 3,5/5
Confira também: