A nova HQ do universo Batman, The Dark Knight Returns: The Golden Child, criada por Frank Miller e o artista brasileiro Rafael Grampá, fez alusão ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em um trecho a paródia do político, que na revista aparece sob o nome de JM. Bozo, aparece apoiando um proto-Donald Trump – aqui chamado apenas de Governador – através de uma versão fictícia do Twitter, em que afirma “Se fosse por mim, todo cidadão de bem teria uma arma de fogo em casa”. Veja a imagem abaixo:
Não é a primeira vez que se faz uma alusão ao mundo real que o quadrinho faz . Além da trama narrar o Coringa, Darkseid e outros vilões manipulando eleições para eleger uma figura similar a Donald Trump, a jovem ativista Greta Thunberg , que ganhou grande destaque após seu discurso na ONU, também aparece em um painel. A HQ, que foca bastante em protestos, recentemente gerou polêmica na China por suas semelhanças aos protestos de Hong Kong.
No momento não há previsão de chegada para The Dark Knight Returns: The Golden Child ao Brasil, mas a primeira edição já foi lançada nos Estados Unidos.
Leia mais: Crítica | Crime Sem Saída aposta na ação bem executada