Klaus narra a história de Jesper (Jason Scwatzman), um carteiro que vem de uma família rica e é enviando para a remota ilha de Smeerensberg como lição de seu pai – que também é seu chefe -, para se tornar uma pessoa melhor. Jesper então se dedica fazer seu trabalho como carteiro mas a logo descobre que existem um conflito entre a população da ilha que irá dificultar seu trabalho, até seu caminhos cruzar com o lenhador que vive isolado: Klaus (J. K. Simmons).
A animação criada por Sergio Pablos – que dirige e também assina parte do roteiro -, traz uma nova versão da origem do mito do Papai Noel, em uma época onde filmes natalinos não conseguem chamar atenção, essa belíssima animação se sobressai em diversos sentido. Se no mundo de hoje as animações são quase todas dominadas por grandes estúdios, a Netflix consegue provar que ainda sabe surpreender com sua simplicidade. Klaus é essa história que você vai julgar antes de ver “Mais uma filme sobre o Papai Noel?” e provavelmente vai revirar os olhos. E esse será seu maior erro.
Primeiro é preciso comentar sobre seu visual. A animação trabalha com um traço que mistura a o 2D com animação 3D que conseguem criar um visual fluído e muito bem utilizado e que fazer cada tomada parecer um quadro. Anda que não seja totalmente feito em 2D, os amantes do estilo (assim como esse que vos escreve, certamente irão amar a forma que o filme foi feito que encher os olhos a cada momento.
Se você se cansou de ouvir a história do Papai Noel que já foi retratada de diversas formas, Klaus é perfeito para você dar uma nova chance. Primeiramente, pelo começo do seu enredo que inicialmente parece não ter nada a ver com o assunto o que torna tudo ainda mais curioso conforme a história avança. E no decorrer da história, somos levados a essência do Natal. Ainda que você já esteja cansado de ouvir tudo sobre o verdadeiro significado do Natal, a animação nos leva o que seria a origem disso de forma muito inteligente e muito divertida sem aqueles diversos clichês que você já está cansado.
Com uma história simples e com seu belo visual, o filme resgata a essência dos filmes natalinos com um filme que vai encantar as crianças e emocionar os adultos. Mesmo que você tenha certeza de que o Papai Noel seja um mito criado pelo mundo capitalista,te garanto que você vai querer que ele seja tudo o que o filme mostrar e até te inspirar a ser como ele.
Nota: 9,5
Elenco: Jason Schwartzman, J. K. Simmons, Rashida Jones, Joan Cusack,
Direção: Sergio Pablos
Duração: 96 minutos
País/Ano: Espanha / 2019
Distribuição: Netflix
Trailer: