O documentário O Paradoxo da Democracia, de Belisario Franca, será exibido, nessa quarta feira, dia 23, no espaço Itaú de cinema as 20:10. O filme é produzido pela Gira filmes em parceria com o canal Curta. Dirigido por Belisario Franca, o documentário traz o debate político para a Mostra de Cinema de SP.
O diretor também participará da mesa “O audiovisual no front político”, no dia 24, dentro do III Fórum Mostra.
O documentário expõe conflitos sociais contemporâneos e a perplexidade de todos diante de tais acontecimentos, sem buscar respostas e provocando muitas perguntas. O longa traz imagens de protestos de rua em democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito, Espanha e Ucrânia, entre outros, realizadas por cinegrafistas amadores, documentarista profissionais independentes e oferecidas na rede em creative commons. Elas são costuradas a análises de pensadores de várias nacionalidades.
Belisario Franca explica “Nosso esforço foi o de encontrar para cada imagem a sua força significante“.
Entre os intelectuais que participam do documentário estão o filósofo francês Jacques Rancière, os cientistas políticos e professores J.C. Monedero (Espanha) e Steven Liveski (Estados Unidos), o escritor e professor germano-americano Yascha Mounk – especializado em teoria política e democracia, a socióloga, professora e escritora brasileira Angela Alonso e o economista brasileiro Sérgio Besserman Vianna.
“Na outra trilha, fomos investigar as origens desse mal-estar democrático, com pensadores de diferentes partes do mundo e com diferentes tons no espectro político“, rebate Belisario. Discutir o paradoxo da democracia nesse turbulento aqui e agora talvez seja então, simplesmente, ocupar a brecha possível – ali onde ela aparece e tenta se renovar.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 17 a 30 de outubro e exibirá mais de 320 de títulos de cerca de 45 países. A programação completa está disponível no site do festival.
Confira o trailer:
“Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou pela via eleitoral. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. O PARADOXO DA DEMOCRACIA é um documentário que busca superar essa perplexidade, com a ajuda de intelectuais e atores políticos.“
Ficha técnica
Direção: Belisario Franca
Roteiro: Belisario Franca e Pedro Nóbrega
Produção Executiva: Maurício Magalhães, Bianca Lenti
Direção de Fotografia: Basia Winograd, Paul Lewis Anderson e Thiago Lima
Edição: Maria Altberg
Duração: 76 min.
Dias:
23/10 (quarta-feira) – Première e debate com diretor
20:10 – Espaço Itaú de Cinema Augusta – Sala 1
24/10(quinta-feira)
14:15min – Espaço Itaú de Cinema – Anexo 4
28/10(segunda-feira)
13:30- Petra Belas Artes – Sala Villa Lobos
Veja também: Star Wars: A Ascensão Skywalker | Ingressos já podem ser comprados