De Volta para o Futuro e a sua marca na Cultura Pop!

Quem nunca sonhou em ter um DeLorean ou quis um Nike daqueles que amarram sozinho? Pois é, só de citar essas duas coisinhas, já sabemos do que estamos falando. Até a pessoa mais leiga no mundo geek sabe do que se trata: De Volta para o Futuro!

A trilogia de maior sucesso neste 2018 completa 33 anos e nesta semana, como é sempre lembrado pelo mundo nerd, mais uma vez comemoramos a chegada de Marty McFly ao futuro. Desde 2015, data registrada pelo longa, a história do rapaz que junto ao Doc Brown viajam para o futuro, se passa totalmente no passado, mas não é por isso que não vamos deixar de lembrar e falar sobre esse elemento tão icônico dos anos 80, que se tornou umas das maiores referências na cultura nerd.

Apenas para refrescar as memórias mais esquecidas e para quem não conhece, De Volta para o Futuro (Back to the Future em inglês) conta a história de Marty McFly, um jovem adolescente que vive com sua família na cidade de Hill Valley, na Califórnia, que sonha em fazer sucesso com a sua banda de rock. Após ser rejeitado em um festival da sua escola, Marty pensa em desistir, mas sua namorada o encoraja, mostrando que ele pode acreditar e chegar onde quer. No dia 26 de outubro de 1985, Marty encontra seu amigo, conhecido como Dr. Emmett Brown (ou Doc Brown para os íntimos), que lhe mostra um modelo DeLorean e diz que aquele automóvel é na verdade uma máquina do tempo. Mas depois de alguns testes que o próprio Doc fez, alguma coisa dá errado e quando se dá conta, Marty está preso no ano de 1955.

Quem nunca sonhou em ter um tênis como aquele de Marty no filme? A Nike lançou os calçados, uma pena não amarrarem sozinhos como faziam no filme!

Hoje, na realidade, seria o dia em que Marty voltou para o passado, o que faz com que lembremos desse longa tão importante na cultura pop. Ainda é possível ver pessoas que amam o filme e que se tiverem a oportunidade sempre irão assistir. Apesar de ser um sucesso de bilheterias, tornando-o em um icônico filme, no começo não foi bem assim. Para vocês terem ideia, muita gente desacreditou do longa, achando que ele não faria sucesso, o único que colocou a maior fé na história foi Steven Spielberg, que se tornou produtor executivo do longa mais tarde.

O filme, mesmo sendo tão antigo, continua caindo no gosto da geração mais nova, provavelmente apresentadas por seus pais ou, até mesmo, pela curiosidade que os aguça enquanto conhecem cada vez mais sobre a cultura geek. O fato é: De Volta para o Futuro é sucesso garantido, fazendo com que diversas pessoas comemorem e relembrem a trilogia marcada por diversos elementos que só de você ouvir, já te remete ao longa.

Fã recria o estilo de Marty McFly em comemoração ao Back to the Future Day | Reprodução: jax943 no Instagram

Uma curiosidade é que o modelo do DeLorean utilizado no filme só teve apenas 9 mil exemplares fabricados, até 1982, ano em que parou de ser produzido. Parece que as coisas não deram muito certo para John DeLorean, criado do automóvel, e graças ao longa, as pessoas que tem o carro hoje em dia pode ser por grandes influências de Doc Brown, Marty McFly e sua insana viagem no tempo.

Vencedor de diversos prêmios, como Oscar de Melhor Edição de Som, Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática e o Saturn Award de Melhor Filme de Ficção Científica, o longa recebeu diversas indicações, como o de Melhor Canção Original para “The Power of Love“, música tema do filme, BAFTA Awards nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Edição.

A história criada por Robert Zemeckis e Bob Gale pode ter sido desacreditada no começo, mas alcançou seu ápice e caiu no gosto popular. De Volta para o Futuro é, sem sombra de dúvidas, uma trilogia que precisa ser assistida por todas as gerações, afinal, ele é um grande salto para uma época que ainda não tínhamos tantos recursos como temos hoje em dia. Tá certo que eles podem ter errado um pouquinho em algumas previsões, tais como a Princesa Diana se tornar rainha (sabemos que Lady Di faleceu em decorrência a um acidente de carro em 1997), ou então, a moda de se utilizar duas gravatas. Porém é incrível ver a genialidade de duas pessoas que criaram o seu próprio futuro e acertaram em alguns pontos, como óculos multiuso (alô Google Glass), chamadas de vídeo e as Smart Tv’s.

Michael J. Fox em cena de “De Volta para o Futuro”

De Volta para o Futuro é tão atual quanto se poderia imaginar naquela época, é o que faz a graça do filme. Hoje em dia você pode assisti-los e pensar “Caramba, como eles sabiam que isso existiria atualmente?“, é uma forma que os criadores acharam para brincar e instigar a mente do público, de se pensar no futuro. E que ele seja comemorado tendo o reconhecimento que merece, ano após ano, afinal quem nunca imaginou em viajar para o passado, ou conhecer o futuro, dentro de um DeLorean?

admin