A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chegou à sua 47ª edição em 2023. E engana-se quem pensa que a Mostra perdeu fôlego! São 365 filmes selecionados de 96 países diferentes. Essa é a maior quantidade de filmes ofertados em anos.
O evento, que se tornou uma tradição para cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica, é conhecido pela cuidadosa curadoria. Neste ano, a retrospectiva será dedicada à obra do renomado cineasta Michelangelo Antonioni, oferecendo uma oportunidade única para os espectadores mergulharem na genialidade desse diretor italiano.
A 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo inicia no dia 19 de Outubro e seguirá até o dia 1 de Novembro. Apesar de não ter a programação divulgada, o site oficial já disponibiliza os filmes exibidos. Assim, destacamos sete filmes que para ficar de olho:
PERSPECTIVA INTERNACIONAL
A Mostra Internacional divide os filmes em algumas seções. Dessa forma, facilita para o espectador procurar por um filme no extenso catálogo deles. A perspectiva internacional é fruto da seleção de produções recentes do mundo. Assim, longas-metragens exibidos e premiados em festivais estrangeiros do último ano são o foco. Além disso, exibem também novos trabalhos de diretores consagrados.
Destacamos quatro filmes nessa seção. O Mal não existe (Evil Does Not Exist) é o vencedor do Leão de Prata do Festival de Veneza desse ano. Dirigido por Ryusuke Hamaguchi (Drive my Car), esse thriller psicológico conta a história de uma família que descobre que uma grande obra ocorrerá perto de onde vivem.
Anatomia de uma queda (Anatomy of a Fall) é outro destaque. O filme conta a história de uma mulher acusada de matar seu marido e seu filho cego é a única testemunha do que, de fato, aconteceu. Justine Triet (Sibyl) ganhou o Palma de Ouro em Cannes por esse filme. Assim sendo, o filme promete ser mais uma prova de seu talento.
Leia também:
O novo filme de Taika Waititi (Thor Ragnarok) é uma comédia sobre a equipe de futebol de Samoa, que luta para conquistar sua primeira vitória internacional. Quem fizer ganha (Next Goal Wins) promete ser um filme leve e a volta de Taika para os filmes antigos que ele fazia, despretenciosos. Por fim, o filme também foi selecionado e exibido no TIFF.
Por último, destacamos O livro das soluções (The book of solutions). Esse é o novo filme de Michel Gondry (Brilho Eterno de uma mente sem lembranças), marcando o seu retorno para a direção de um longa-metragem, após um hiato de quase 10 anos. O filme conta a história de um artista instável em crise criativa. Parece até autobiográfico, mas com certeza é um filme que irá surpreender.
MOSTRA BRASIL
Em meio à riqueza da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, destaca-se a Mostra Brasil, uma seleção especial que coloca em foco o talento e a diversidade da produção cinematográfica nacional. Dentre todos os filmes ofertados, destacamos dois filmes.
O dia que te conheci é dirigido pelo mineiro André Novais. Esse é o terceiro longa do diretor e, nesse filme, o protagonista é interpretado por seu irmão, Renato Novais. O longo conta a história de um romance entre dois jovens que se conhecem de forma inesperada. Sua narrativa sensível promete emocionar os espectadores. André é um cineasta que possui renome na crítica e merece atenção nesse seu novo projeto.
Outros destaque é Invisíveis, novo filme de Heitor Dhalia. Com uma coprodução entre EUA e Brasil, o veterano entrega uma história sobre um jovem que busca uma vida melhor nos Estados unidos. Assim, Heitor traz um olhar crítico sobre a experiência da imigração.
Ambos os filmes serão exibidos também no Festival do Rio, que acontece entre os dias 5 e 15 de Outubro. Dessa forma, podemos saber um pouco mais sobre o que a crítica achou dos filmes.
APRESENTAÇÃO ESPECIAL

Uma outra seção da Mostra são os filmes classificados como “apresentação especial”. Aqui engloba os filmes de realizadores renomados com temáticas especiais, clássicos restaurados, curtas-metragens e também obras que tratam de assuntos urgentes e atuais. O destaque fica para Maestro (Maestro), novo filme de Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). No longa, Bradley dirige e atua um longa sobre a vida de Leonard Bernstein. Porém, o enfoque da história é no seu casamento com Felicia, interpretada por Carey Mulligan (Bela Vingança). O filme foi exibido no Festival de Veneza.
Além dos filmes indicados, há também diversos outros filmes. Inclusive existe a oportunidade de assistir aos clássicos de Antonioni, em uma restrospectiva recheada de filmes. Certamente, a 47ª Mostra Internacional de São Paulo promete ser um verdadeiro buffet para os amantes do cinema. Prepare-se para mergulhar nas histórias cativantes que o cinema tem a oferecer e aproveitar ao máximo esta experiência cinematográfica única. E fique atento, pois a programação deve sair em breve! Mas se já quiser checar todos os filmes, clique aqui para a lista completa.
Mas e você, qual filme da Mostra mais chamou sua atenção? Conte para a gente nos comentários.
Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.