5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

Hoje, dia 03 de dezembro de 2020, a banda de pop rock australiana, 5 Seconds Of Summer, completa 09 anos de idade. E ao longo de todos estes anos na ativa, temos muita história para contar para vocês. A banda é composta por Ashton Irwin, Luke Hemmings, Michael Clifford e Calum Hood. 

A história do começo da banda é bastante engraçada. Luke, Michael e Calum estudaram juntos na mesma escola, e os meninos sempre brincavam com alguns covers para o youtube. Mas no dia 03 de dezembro de 2011, os três iriam fazer uma apresentação para cerca de 200 pessoas e não tinham um baterista. E é aí que o Ashton entra com todo o seu talento. Foi neste dia então que os meninos tocaram juntos pela primeira vez, mesmo que cerca de 20 pessoas apareceram para o show. 

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

Claro, o sonho dos meninos nunca morreu – graças a Deus!. E por mais que não tivemos nenhum show este ano, não podemos deixar de celebrar a história que 5 Seconds Of Summer tem no mundo da música. E se você ainda não conhece o trabalho deles, esperamos que depois deste artigo, você corra para escutar as músicas – você está sim perdendo bastante coisa!

Na época que tudo começou, os meninos eram bastante novos, todos estavam na escola ainda. Ironicamente, o único que se formou no colégio foi o Ashton, mas isso é apenas a título de curiosidade. E por mais que a sua visibilidade era boa na Austrália, para eles não bastava apenas isso. Alguns poderão dizer que foi sorte, outros dirão que foi o destino. Mas tudo – literalmente tudo – mudou para os meninos quando Louis Tomlinson, ex integrante do One Direction, postou um vídeo de uma música dos meninos em sua página do twitter.

Tweet do ex integrante do One Direction, Louis Tomlinson, publicando um vídeo do 5 Seconds Of Summer.

Com o enorme sucesso do One Direction na época, os meninos do 5sos passaram a ter uma visibilidade maior. E então o tão esperado convite chegou, e os meninos se mudaram da Austrália para Londres e passaram a abrir a turnê do One Direction. E não foi apenas uma, foram duas – Take Me Home Tour em 2013 e Where We Are Tour em 2014. E é aqui que oficialmente começa a carreira internacional dos meninos. 

Mesmo com a mudança para outro país em 2012, foi apenas em 2014 que conseguimos ouvir o primeiro álbum de estúdio do 5 Seconds Of Summer, que leva o nome da banda. E é claro, como todo artista que começa esta jornada pelo mundo da música, o álbum é bastante pop, com algumas letras bastante comerciais – até porque não adianta nada, infelizmente, um artista não vender. 

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

Mas também, foi com She Looks So Perfect que os meninos alcançaram o sucesso mundial. E mesmo o clipe ter sido lançado antes do álbum, foi essa música que encantou o ouvido dos 5sosfam ao redor do mundo, assim como What Makes You Beautiful fez com as directioners. E por mais que o pop não faz exatamente o estilo dos meninos, foi assim que começou a carreira internacional de 5 Seconds Of Summer. As portas foram abertas para que o mundo todo conhecesse a mais nova banda de pop rock de sucesso. 

O sucesso foi tanto que já em 2015, os meninos fizeram a sua primeira grande turnê, Rock Out With Your Socks Out. Turnê está que podemos acompanhar através do Livesos, o primeiro álbum ao vivo dos meninos. E é com este álbum ao vivo que percebemos que por mais que o 5 Seconds Of Summer seja completamente pop, a banda tinha muito mais para mostrar para o mundo. E foi exatamente o que a gente viu!

No mesmo ano, o mundo for presenteado com o segundo álbum de estúdio dos meninos, o Sounds Good Feels Good. E comparado com o que ouvimos dos meninos em 2014, o álbum é um pouco diferente. Ainda com bastante pop, mas com um toque com mais rock. Os meninos estavam cada vez mais se descobrindo no mundo da música. Com certeza, a presença de todas as influências e bandas que os meninos cresceram ouvindo, como Green Day, estão mais presentes neste segundo álbum. 

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

E agora com um público mais consolidado, e com bastante música para os fãs ouvirem, só tivemos um álbum de estúdio novo dos meninos em 2018, o Youngblood. E podemos dizer com tranquilidade que foi com este terceiro álbum de estúdio que os meninos se realizaram no mundo da música. Foram três anos de espera, mas valeu muito a pena. Em Youngblood, Ashton, Luke, Michael e Calum trazem letras e ritmos muito mais maduros. Uma produção diferente, uma visão diferente de suas experiências de vida e muito mais talento. Com certeza um álbum muito mais pessoal do que os anteriores.

Apesar de o primeiro single dessa nova era ser Want You Back, foi com Youngblood que os meninos atingiram as maiores paradas de sucesso ao redor do mundo. Mas, independente de números, o estilo mais rock do que pop, com influências desde Coldplay até Blink-182 e Boys Like Girls, estão presentes no álbum. E a essa altura, quem ainda não era fã do trabalho do 5 Seconds Of Summer com toda certeza passou a ser. 

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

O mais legal de tudo, é que 5 Seconds Of Summer é uma banda por completo. Os meninos cantam, tocam os instrumentos, escrevem as músicas e compõem as batidas. Quando chegam em um estúdio, conseguimos ouvir cada resultado de uma forma perfeita. E ao vivo, uma arte a parte. E se já não bastasse todo o sucesso de Youngblood, assim como para o primeiro álbum, os meninos lançaram um álbum ao vivo, Meet You There Tour. E percebemos que os meninos não estão para brincadeira.

Neste álbum, conseguimos ouvir um setlist com músicas do segundo e do terceiro álbum, além da clássica She Looks So Perfect. E é claro, com uma evolução musical que os meninos tiveram, os shows também passaram a ser muito maiores e mais bem produzidos. Mas o melhor de tudo é que o talento continua o mesmo, afinal, quem nasceu pra fazer algo, não tem como não sair perfeito. 

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

E o que não sabíamos é que em 2019, os meninos já estavam em estúdio produzindo o seu quarto álbum de estúdio, CALM. Ele foi lançado em fevereiro deste ano, e com toda certeza, trouxe uma paz no coração para todas os 5sosfam. 2020 não tem sido um ano fácil, mas saber que podemos contar com músicas incríveis como as de CALM, conforta os nossos corações. 

CALM é o primeiro álbum do 5 Seconds Of Summer lançado pela gravadora nova dos meninos, e em comparação a todas as outras músicas que os meninos lançaram ao longo desses nove anos de carreira, as músicas tem um estilo mais tranquilo, com bastante voz e violão. Não foge do gênero de pop rock, mas em comparação ao Youngblood, CALM é bem mais tranquilo. E instrumentalidade de cada música ajuda a contar a história de cada música.

5 Seconds Of Summer e sua evolução musical

O quarto álbum de estúdio dos meninos só faz com que a gente, além de conhecer mais sobre os meninos, esperar ansiosamente para o futuro da banda. Sabemos que Ashton, Luke, Calum e Michael permanecerão juntos por bastante tempo, mas a exploração de gêneros e letras musicais é o que faz o trabalho deles muito mais incrível.

Veja também: Review: Calm | 5 Seconds of Summer renova seu gênero musical e supera expectativas.

A essa altura, os meninos já tem a sua fanbase consolidada ao redor do mundo, e com certeza tem todo o amor e carinho que merecem. E é claro, neste ano teríamos a turnê deste novo álbum dos meninos, mas os planos mudaram. Algumas datas já foram remarcadas para 2021, mas o que podemos ter certeza é que o show será incrível, com uma produção visual perfeita e horas de puro talento e diversão – que é exatamente o que acontece em um show de 5 Seconds Of Summer. 

Mas e você, conhece a banda? Qual a sua música favorita dos meninos? Nos conte nos comentários! 

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.