As livrarias estão cheias de romances, aventuras e muita ação, porém as vezes é difícil escolher um livro pra levar. Assim, se você está procurando um livro pra ler, aqui vai alguns.
- Jogador Número 1
O filme foi baseado na obra de Ernest Cline, que escreveu o livro já pensando na adaptação. Apesar do filme ser uma bela obra da sétima arte feita por Steven Spielberg é claro que o livro é muito mais detalhado. Até porque nem tudo da para ser feito nos cinemas (ainda).
Em 2044 o mundo está sofrendo com o aquecimento global e com a pobreza causada por ele. As pessoas acabam desistindo da realidade atual e acabam trabalhando, estudando e se socializando no OASIS, um jogo virtual. A trama começa quando James Halliday, criador do OASIS, falece. Sem ter família ou amigos e dono do jogo deixa um easter egg no jogo, e aquele que achar as três chaves que levam aos três portões achará o ovo de páscoa (easter egg), herdando toda sua fortuna e o domínio pelo jogo.
- O Guia do Mochileiro das Galáxias
Se você gosta do mundo nerd, essa sem dúvidas é uma das leituras ‘obrigatórias’ pra você!
Arthur Dent está tentando evitar que sua casa seja demolida quando o amigo Ford Prefect o arrasta para o espaço. Na verdade, Ford é um alienígena que acabou de salvar Arthur da destruição do planeta. Arthur conhece os amigos de Ford e viaja pelas estrelas buscando o significado da vida, ou algo parecido.
- Deuses Americanos
Um livro sobre a mitologia antiga misturado com a mitologia moderna e com muitas referências, mistério e fantasia o livro de Neil Gailman conta a história de um ex-presidiário de trinta e poucos anos, Shadow Moon.
A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.
Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.
- Batlle Royalle
O livro que inspirou Suzanne Collins á escrever o livro de “Jogos Vorazes”, traz uma história muita mais pesada e perigosa que a da trama de sucesso estrelado por Katniss Everdeen.
Em 1997, o jornalista e escritor japonês Koushun Takami sofreu uma grande decepção. O manuscrito de seu romance de estreia havia chegado à final do Japan Grand Prix Horror Novel, concurso literário voltado para a ficção de terror, mas acabou preterido. Não era para menos. Embora habituado a tramas assustadoras, o júri se alarmou com a história do jogo macabro entre adolescentes de uma mesma turma escolar que, confinados numa ilha, têm de matar uns aos outros até que reste apenas um sobrevivente. Detalhe: o organizador da sangrenta disputa é o próprio Estado japonês, imaginado pelo autor como uma totalitária República da Grande Ásia Oriental.
O livro, intitulado ‘Battle Royale’, só seria lançado em 1999, espalhando um rastro de polêmica – vendeu mais de 1 milhão de exemplares e foi comentado no Japão inteiro. A repercussão foi tão intensa que apenas um ano depois já eram lançadas as adaptações da história para o cinema e para os mangás – mais tarde, viriam sequências tanto na tela grande como nos quadrinhos.
- Neuromancer
Se você gosta dos filmes de Matrix, esse livro é pra você! Publicado em 1984 e que deu origem à Trilogia do Sprawl, inspirou os irmãos Wachowski para criarem o universo de Matrix (1999).
Na trama, num futuro apocalíptico em que a comunicação “banda larga” se dá em nível cerebral, um hacker talentosíssimo cruza o caminho virtual das pessoas erradas e tem seu sistema nervoso danificado por uma droga potente, como forma de retaliação. Agora, incapacitado, destruindo-se com drogas e sexo no submundo do Japão, ele tenta achar uma cura no mercado negro da bioengenharia. É quando um grupo clandestino o tira das ruas e, em troca dos talentos do hacker, promete consertar seu sistema neurológico.